fotografar produtos

Fotografar produtos próprios: Dicas essenciais

Fotografar produtos em boas condições, em casa, poderá ser uma mais-valia determinante para o seu negócio. Idealmente, a contratação de um fotógrafo profissional na Zaask para o efeito, será um investimento com elevado retorno, mas, caso esteja a trabalhar com orçamento limitado, deixamos-lhe algumas dicas para que consiga fotografar produtos de forma semi-profissional.

1. Prepare o Espaço

Escolha e prepare convenientemente o espaço onde vai fotografar produtos. A melhor opção será sempre perto duma janela com luz indirecta do sol. Verifique também se tem espaço para fotografar o objecto junto a fundo neutro, assim como, distância suficiente para fotografar confortavelmente e com o enquadramento que deseja.

2. Luz Suave

Procure que o seu objecto tenha muita luz, mas nunca uma luz demasiado dura, a luz indirecta do sol é ideal para iluminar correctamente os objectos, quando estiver a fotografar produtos. Por sua vez, a luz do sol directa criará sombras muito carregadas, dando um aspecto pouco agradável às suas fotos. Se necessário, use um difusor ou um pano branco para ajudar a suavizar a luz do sol.

3. Não use o flash da câmara

Evite sempre usar o flash frontal da câmara, este criará, tal como a luz directa do sol, uma luz demasiado dura e desfavorável à transmissão de uma imagem agradável dos seus produtos. Se tiver possibilidades e quiser usar flash, opte por um flash externo com um difusor para que a luz seja mais suave e controlada.

4. Use o tripé

Quando fotografar produtos, o tripé é um acessório indispensável, com ele poderá controlar melhor e ter mais luz, bem como, maior qualidade de imagem evitando as tremuras nas imagens. Note que as tremuras são especialmente prejudiciais na fotografia de produto, já que, muitas vezes falamos de objectos pequenos em que a ampliação na fotografia causará uma ampliação das imperfeições técnicas da fotografia também.

5. Dê atenção ao fundo

O fundo é essencial quando falamos de fotografar produtos. Um fundo neutro e uniforme, de preferência branco, dará destaque especial aos seus produtos. Use um tecido branco ou uma cartolina grande dobrado de forma a criar uma curva no fundo, desta forma, quando correctamente iluminado, o fundo ficará com o horizonte invisível, parecendo um branco infinito.

6. Seja consistente

Um aspecto muitas vezes desconsiderado, ao fotografar produtos, é a consistência geral do conjunto das fotos, procure uniformizar a luz e as condições gerais de captação da imagem, tenha também especial atenção à escala dos objectos. Por exemplo, uma loja online com um conjunto de produtos fotografados de forma uniforme e consistente criará um aspecto muito mais profissional ao potencial cliente.

fotografar produtos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabendo, à partida, que é praticamente impossível igualar os resultados de um fotógrafo profissional, quer em termos de meios e conhecimentos técnicos, quer em termos de experiência, esperamos que as nossas dicas de hoje sobre como fotografar produtos o ajudem a potenciar a imagem da sua loja, e consequentemente, as suas vendas.

Na Zaask temos os melhores fotógrafos para qualquer serviço.