manter a casa limpa

Como manter a casa limpa – Todos os passos

A rotina diária casa-trabalho, trabalho-casa, é por si só stressante e cansativa, deixando-nos muitas vezes sem forças para as actividades domésticas. Felizmente, a Zaask está aqui para o/a ajudar com os problemas do dia-a-dia, e com a nossa ajuda saberá como manter a casa limpa e já não terá mais desculpas para não receber aquele velho amigo por ter a casa desarrumada. Só tem de seguir os passos em baixo.

1-      A sujidade é para ficar no lado de fora da porta

Quando chegamos da rua trazemos sempre na sola do calçado algum tipo de sujidade. Colocar em cada porta da casa, um tapete, tanto no lado de fora, como no lado de dentro, evita por si só, que a sujidade que traz consigo, entre totalmente na habitação.

2-      Crie um local apropriado para o calçado

Para manter a casa limpa, sempre que receber familiares e amigos, peça educadamente para tirarem os seus sapatos à entrada. Para o efeito tenha sempre em reserva alguns pares de pantufas.

3-      Tapetes colocados em pontos estratégicos

As chamadas zonas de passagem obrigatória são sempre as que acumulam mais sujidade. É o caso do frigorífico, da banheira, do lavatório e de tantos outros pontos da nossa habitação. Uma óptima solução é colocar nessas zonas tapetes.

Importante: O seu objectivo é manter a casa limpa, mas pondere muito bem antes de passar à acção. Existem pessoas que preferem não colocar tapetes em certos locais, como por exemplo, junto à sanita, com medo de tropeçarem no momento em que transportam líquidos quentes ou outros vindos da cozinha.

4-      Mobília sem muitos ornamentos

Quando precisar de comprar móveis novos, opte pelos mais simples, sem muitos ornamentos, pois, além de acumularem muita sujidade, são mais difíceis de limpar. Pense da mesma forma no momento de remodelar a cozinha e/ou a casa de banho. Opte por peças únicas e deixe lado os azulejos, sobretudo os mais pequenos. Quando escolher o tecido das cortinas, para manter a casa limpa, faça também uma escolha consciente, pois estas podem se tornar ímãs da poeira.

5-      Mantenha as portas fechadas

A sujidade gosta de viajar e esconder-se nos cantos e recantos da casa, onde é mais difícil de limpar. Então, tente apanhar a sujidade nas fronteiras. Como? Para manter a casa limpa, deixe as portas, gavetas, armários e guarda-roupas fechados pois facilita a limpeza na hora de aspirar ou limpar com o pano.

Importante: Se uma divisão da casa estiver a ser alvo de obras, tenha também o cuidado de manter as portas fechadas. Um bom truque é isolar a porta com plástico para conter a poeira. Para saber quais os desafios de uma remodelação, leia um anterior artigo do nosso blogue,

manter a casa limpa

6-      Não leve comida para o quarto

Por mais tentador que seja, evite levar comida para o quarto. Sem se dar conta, poderá estar a acumular migalhas na divisão que vão atrair todo o género de insectos, como formigas e baratas.

7-      Coloque os objectos nos seus devidos lugares

Sempre que retirar um livro, ou um CD da estante, tenha o cuidado de o arrumar onde estava. Se seguir esta regra, vai ver que consegue ter tudo bem mais arrumado e organizado, e mais, evita que depois passe horas e horas a colocar tudo no seu devido lugar.

8-      Lave periodicamente as persianas

Já vimos num ponto anterior que a sujidade é um imã, por isso, para manter a casa limpa, tenha sempre a preocupação de ter as persinas limpas, assim como os outros revestimentos das janelas para que o pó não se acumule e entre pela casa adentro.

9-      Lave a loiça após cada refeição

Deixar a louça acumulada de dia para dia não é uma boa opção. Quanto mais acumula, menor é a vontade de lavar. O mesmo se passa- com o lixo, coloque-o à porta de casa para se lembrar no dia seguinte tem de o levar para o contentor.

10-  Lavandaria em dia

Se tem uma máquina de lavar e secar roupa em casa, não deixe acumular. Vá levando a roupa para a máquina sempre que esteja suja e, quando estiver cheia, ponha-a a trabalhar. Não complique, o mundo não vai acabar se colocar meias e calças juntas a lavar, a menos que seja uma peça que exija cuidados especiais. Quando a roupa estiver pronta, dobre-a bem para poder colocá-la directamente nos armários e gavetas. Assim, evita passar horas e horas a passar a ferro.

11-  Livre-se do que não precisa

Uma vez por mês pegue num saco de plástico e deite fora tudo aquilo que já não precisa e que só está a ocupar espaço e a ganhar pó. Como por exemplo, aquele vestido que só usou uma vez ou os brinquedos que os seus filhos já não ligam. As instituições agradecem, assim como a sua casa. Pense da mesma forma na hora de comprar, quanto menos objectos tiver em casa, melhor, mais fácil é de limpar.                                                                                                                                                        

12-   Cuidados redobrados com os animais de estimação

Quando os animais de estimação vêm da rua, trazem consigo sujidade, tanto no pêlo como nas patas. Mantenha, por isso, um pano limpo perto da porta para poder limpar o seu amigo de quatro patas, antes que deixe a sua casa num caos. Para conseguir manter a casa limpa, escova uma vez por semana os pêlos do seu cão/gato. Assim, evita que caiam tantos tufos de pêlo. Se quiser eliminar os pêlos dos tapetes e das carpetes, o aspirador é a melhor solução.

13-   Música

Se está naqueles dias em que não lhe apetece mesmo nada limpar: Ligue o rádio. Passados uns minutos, já vai estar a cantar e a dançar. O projecto vai-se tornar bem mais divertido. Experimente!

Se ler estas dicas acabou por cansá-lo/a e acha que o melhor é contratar uma empregada doméstica para limpar a sua casa, só tem de efectuar o pedido na Zaask e relaxar no seu sofá.