evento de formação

Como organizar um evento de formação

Um dos requisitos para o sucesso empresarial é a aposta na melhoria das qualificações profissionais dos funcionários de uma determinada organização. Enquanto empresário, já pensou em investir em um evento de formação destinado aos recursos humanos da sua empresa?

A verdade é que a pressão e a exigência de qualidade sobre as empresas tem aumentado face à concorrência, à evolução do mercado e à rápida difusão das Tecnologias de Informação. Por isso, a formação profissional e tem vindo a ganhar uma crescente importância nesta realidade actual, que exige investimento na melhoria das competências dos recursos humanos através de cursos de formação que os preparam para todos os desafios que possam surgir no contexto da sua actividade profissional.

Assim, com o recurso a um evento de formação profissional eficaz no seio da sua empresa, qualquer empresário irá alcançar melhores resultados.

Se está convencido mas não sabe por onde começar a organizar um evento de formação, a Zaask dá-lhe algumas dicas importantes e princípios básicos para poder colocar em prática este tipo de acção.

evento de formação
Foto Pinterest

 

  • Identificação das necessidades e orientação. O primeiro passo na organização de um evento de formação é definir claramente quais os objectivos que se pretendem atingir. Entre os objectivos mais comuns de uma política de formação contam-se os seguintes: Melhoria do desempenho de departamentos | Melhoria de desempenhos individuais | Acompanhamento de investimentos em novos equipamentos, softwares etc.| Mudanças na organização hierárquica | Evolução da carreira |Evolução das qualificações.
  • Caracterização dos participantes. É importante conhecer o perfil dos eventuais formandos para poder delinear um programa que seja adequado ao evento de formação em causa e permitir os melhores desempenhos e aproveitamento.
  • Definição dos temas. Tendo em conta as necessidades de formação a satisfazer, os objectivos, o número previsto de formandos bem como a duração do evento de formação, é necessário definir os respectivos temas da acção de formação.
  • Definação do tipo de evento. De seguida, deve definir detalhadamente o tipo de evento de formação que pretende realizar, nomeadamente se pretende que seja leccionado em sala de aula, em conferência, e-learning, etc. Se não tem condições na sua empresa para este tipo de acção, pode alugar um espaço adequado para o efeito. Através da Zaask encontra salas de formação onde poderá levar a cabo o seu evento de formação.

  • Definição da duração do evento de formação. É importante fazer uma previsão da extensão do tempo de formação, planeando todas as alternativas possíveis. Tenha em conta que, muito frequentemente, aulas mais curtas poderão ser mais vantajosas e menos penalizantes para o normal funcionamento das empresas e até para os próprios profissionais. Neste caso, haverá necessidade que o evento de formação decorra por um período maior de tempo.
  • Definição da data do evento de formação. Quando a formação ocorre no âmbito da actividade de uma empresa, é importante marcar uma data que não coincida com outros eventos, reuniões, congressos ou seminários cuja presença seja obrigatória. Não se esqueça também de definir um prazo relativo à inscrição dos interessados.
  • Divulgação do evento de formação. Estabeleça um canal de divulgação tendo em conta o conteúdo do seu evento de formação, bem como o objectivo final. É importante que todos os possíveis participantes estejam devidamente informados sobre qual o programa da acção, o modo de participação e ainda o calendário previsto para poderem integrar o evento de formação.
  • Definição da estratégia de comunicação no decorrer do evento de formação. Não se esqueça que é importante incentivar a troca de ideias e experiências, bem como a participação e o debate dos formandos. Tal irá contribuir para uma melhor aprendizagem e permitirá novas valências.
  • Definição dos métodos de avaliação. Antes de dar início a um evento de formação tem de ter muito bem definido que métodos de avaliação irá aplicar. Procure ir avaliando os formandos em cada fase da acção, para poder perceber qual o seu grau de conhecimento e poder ir corrigindo ou implementando novos métodos de ensino para alcançar os seus objectivos.
  • Feedback dos formandos. Geralmente em acções de formação é importante perceber o grau de satisfação dos formandos. Dê-lhes a oportunidade de fazerem a avaliação da qualidade do evento de formação e dos formadores.