Dicas para o Halloween: decoração, maquilhagem e receitas saudáveis

Ainda que nos dias de hoje o Halloween é muito influenciado pelos Estados Unidos na América, a sua celebração em Portugal e na Europa é anterior à existência deste país americano, visto que esta  cerimónia pagã tem origem celta. Em Vilar de Perdizes ainda se comemora a “noite dos fachos” em que jovens roubam palha às pessoa e vão para o alto dos montes gritar para espantar os espíritos, bruxas e demónios. Em Bragança mantém-se vivo o costume de acender uma fogueira para celebrar o dia 31 de Outubro. Tem muitos motivos para não subestimar esta celebração! Aproveite-a à sua maneira e veja as nossas dicas para o Halloween.

Dicas para o Halloween: Maquilhagem ou pinturas faciais 

Não interessa a idade. Se vai organizar ou participar numa festa de Halloween o ideal é ir com um disfarce a rigor e assustador. Por vezes perde-se horas à procura do fato ideal mas esquece-se do pormenor mais importante: a maquilhagem. As pinturas faciais de Halloween fazem maravilhas: ajudam tanto a completar um disfarce como podem fazer uma máscara por si só. Pode tentar fazer alguma destas pinturas em casa mas, se quiser obter melhores resultados, este tipo de trabalho requer um ou uma especialista em maquilhagem ou pinturas faciais. Se está a organizar uma festa com crianças, elas irão adorar ter um ou uma profissional de animação infantil a pintar-lhes as caras!

Esqueleto/ caveira: Uma boa pintura facial de caveira vai fazer com que seja apenas necessário esta maquilhagem para ter um disfarce. Depois é só utilizar roupa preta e o fato está completo! Conforto e comodidade a 100%!

dicas para o Halloween

Día de los Muertos: Apesar de ser uma tradição tipicamente mexicana, as máscaras do Día de los Muertos estão cada vez mais em voga para o Halloween (especialmente depois do sucesso do filme de animação Coco). Segundo a tradição indígena, nos dias 1 e 2 de Novembro,  os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Os resultados em termos de pinturas faciais são bem giros:

dicas para o Halloween

Zombie: Adora alguma personagem de alguma série, filme ou banda desenhada? Pode sempre adaptar esta máscara para a alternativa Zombie. Zorros, Pequenas Sereias, Harry Potters tudo pode ser transformado para personagens que vem do mundo dos mortos… Há um mundo de possibilidades!

dicas para o Halloween

Decoração

A Noite das Bruxas merece uma decoração a rigor. Pode adaptar estas ideias para a sua casa mas também para o seu espaço comercial, caso o tenha.  

Abóboras: Se vai fazer uma festa de Halloween não pode faltar a abóbora iluminada. Esta é uma das maiores tradições e é bem simples de se fazer. Pode até ser uma actividade a ser realizada  em família. Basta arranjar uma abóbora redonda, desenhar a cara que se pretende e recortar esta parte com uma faca. Há que ter em atenção que a parte de cortar deve ser sempre feita por um adulto. Depois, corta-se também a parte de cima,  tira-se a polpa da abóbora e deixa-se cerca de 1 cm de casca.

Por fim, coloque uma vela ou uma lanterna dentro da abóbora. O resultado é fantástico e aterrador!

dicas para o Halloween

Teias de aranha: Pode comprar teias de aranha artificiais e pendurar em objetos de decoração ou candeeiros na sua sala de estar ou de jantar. O efeito vai ser fantástico e dará um ambiente completamente diferente à casa.

dicas para o Halloween

Cores: Esta é uma das dicas para o Halloween mais importante. Por vezes as cores são tudo! Se vai organizar um jantar em sua casa, arranje alguns objectos decorativos que sejam de cor preta ou cor-de-laranja. Até podem ser guardanapos de pano, jarros para bebidas ou outros objectos que pode aproveitar pós Noite das Bruxas. São pequenos pormenores que fazem a diferença!

dicas para o Halloween

Caso esteja a organizar uma festa ou se tem um espaço comercial que queira decorar a rigor, nada melhor do que contratar profissionais especialistas em decoração para lhe darem as melhores dicas para o Halloween. Festas temáticas requerem muito rigor, originalidade e bom gosto no que toca a decoração. Imagine todas as fotografias maravilhosas que poderão sair daí. Um espaço comercial também pode ser decorado especificamente para esta data. Vai ver que chamará à atenção de potenciais clientes curiosos com a sua decoração!

Receitas saudáveis e divertidas para miúdos e graúdos

Quando se fala em comida para festas ou ocasiões normalmente associamos automaticamente a doces e bolos. Claro que um doce não “mata” nos dias festivos mas é importante ter alternativas saudáveis, tanto para os mais novos como para adultos. Receitas e dicas para o Halloween bem giras, fáceis e saborosas que se podem fazer, tanto para um jantar temático de família como para uma festa!

Ovos de Aranha: Este pode ser uma entrada ou um lanchinho irresistível, especialmente para os mais novos. E o melhor de tudo é que é ultra fácil de se fazer! Só precisa de ovos cozidos, azeitonas (sem caroço) e um bocadinho de maionese.

dicas para o Halloween
Fonte: foodlets.com

Sopa de abóbora: Nestes tipos de dias é importante combater o desperdício e ter soluções sustentáveis. Se fez a decoração com a abóbora, é importante aproveitar o recheio. Nada mais delicioso que uma sopa de abóbora! Se quiser torná-la mais ”Halloweenesca” basta utilizar um bocadinho de natas para fazer um efeito de teia de areia no prato de sopa. Dê asas à imaginação.

dicas para o Halloween
Fonte: simplygluten-free.com

Abóboras tangerinas e bananas fantasma: Mais simples e saudável é impossível! Só precisa de tangerinas e cales de aipo para as “abóboras”. Para os fantasmas, apenas precisa de bananas e pepitas de chocolate. As crianças vão adorar e pode ser um snack bem original para comer em casa ou mesmo levar para a escola. Nunca comer fruta foi tão divertido!

dicas para o Halloween
Fonte: weelicious.com

Estas são algumas ideias bem fáceis que pode fazer em casa. Se, no entanto, prefere surpreender os convidados e fazer uma ementa completamente dedicada à Noite das Bruxas, nada melhor do que falar com especialistas em catering que podem ajudar!