luz em fotografia

Tipos de Medição de Luz em Fotografia

O modo como o fotômetro da sua câmara interpreta a quantidade de luz em fotografia necessária para uma determinada cena é essencial para uma correcta exposição da imagem.

Possuir o domínio técnico dos vários modos de medição permitirá que saiba qual usar em cada ocasião diferente ou consoante o estilo de abordagem que tem da fotografia.

Por isso, hoje explicamos-lhe como funcionam cada um dos tipos de medição de luz em fotografia.

Medição pontual (spot) de luz em fotografia

luz em fotografia

Com este tipo de leitura seleccionado, o fotômetro da sua câmara fotográfica irá medir a luz apenas num determinado ponto da imagem selecionado, geralmente a área central.

Medindo a luz apenas no ponto pretendido irá assegurar que tem o seu objecto correctamente exposto, independentemente das diferenças de luz que possam haver na restante área da imagem.

Este tipo de medição é especialmente útil quando existem grandes diferenças de luz na imagem e simultaneamente um objecto que pretenda que tenha clara primazia e correcta exposição face ao resto. Assim, usando a medição pontual de luz em fotografia poderá efetuar a medição apenas nesse objecto especificamente.

Medição ponderada ao centro (center wheighted) de luz em fotografia

luz em fotografia

Na medição ponderada ao centro, a câmara mede a luz presente em todo o enquadramento da imagem, embora dê prioridade à zona central. No entanto, à medida que nos aproximamos dos limites do enquadramento, a luz presente será cada vez menos tida em conta na leitura que o fotômetro da câmara fará.

Ainda com alguma utilidade devido à sua especificidade, este tipo de medição de luz em fotografia era mais comum nas DSLR, até aparecer o sistema de medição matricial, sendo cada vez menos usado.

Medição matricial (matrix, evaluative) de luz em fotografia

luz em fotografia

Sendo o mais moderno dos três tipos de medição de luz em fotografia descritos e recomendado para a maior parte das ocasiões, o modo de medição matricial obedece a complexos cálculos por parte da câmara, que tem em conta todo o enquadramento da imagem e define a exposição em função do brilho, cor, distância, tamanho e enquadramento da imagem para obter o resultado melhor possível.

Por isso, o sistema de medição matricial é actualmente o mais usado e mais eficaz para a maioria das situações.

Apesar disso, pode ser “enganado” por situações de luz bastante específicas, altura em que convém ter em linha de conta a medição pontual ou a ponderada.

Não deixe de ter em conta que diferentes marcas têm diferentes sistemas de medição, mas, no essencial, apenas os símbolos e nomes variam. Todas as câmaras têm como base tecnologias e conceitos semelhantes e exactamente os mesmos objectivos.

Se procura fotógrafos para qualquer situação, encontre através da Zaask profissionais de confiança através de um clique, avaliados por quem os contratou anteriormente.