kit fotográfico

6 Acessórios Low-Cost para um kit fotográfico

Apesar do equipamento fotográfico ser habitualmente bastante dispendioso, existe um conjunto de acessórios absolutamente essenciais para um kit fotográfico, que trarão elevada utilidade a um custo muito baixo.

A Zaask deixa-lhe aqui uma lista de acessórios indispensáveis, que devem marcar presença em qualquer mala de um fotógrafo prevenido.

Disparador Remoto / Cabo Disparador

kit fotográfico

Um tradicional cabo disparador ou um comando disparador sem fios são uma indiscutível mais-valia no seu kit fotográfico, sendo relativamente acessíveis nas versões oficiais das marcas e ainda mais acessíveis se optar por equipamento de marca branca.

Estes acessórios podem ser úteis em variadíssimas situações: quando quer fazer exposições longas, quando quer evitar as vibrações do premir do botão disparador da câmara, quando pretende fazer auto-retratos ou em qualquer outra situação em que é essencial disparar o obturador sem tocar na câmara.

Parasol

kit fotográfico

A utilização de um parasol poderá fazer a diferença entre uma foto conseguida ou uma foto perdida, pelo que se torna também um acessório indispensável para o seu kit fotográfico.

O seu objectivo passa por eliminar fragmentos de luz indesejados, evitando assim reflexos internos na objectiva.

Importa lembrar que apesar do nome poder induzir em erro, o uso do parasol é benéfico tanto em interiores como em exteriores, já que não é apenas do sol que poderão vir os fragmentos de luz indesejados.

Além da utilidade da sua função concreta, o parasol também poderá constituir uma protecção física extra para a óptica da sua objectiva.

Apesar de muitas objectivas já incluírem o respectivo parasol, nem sempre tal se verifica. Se esse for o caso, quando adquirir o seu parasol verifique se é adequado em termos de encaixe, bem como para a distância focal da sua objectiva, pois um parasol inadequado para a distância focal em que fotografa poderá causar problemas de vinhetagem na imagem.

Filtro Polarizador

Ao contrário de outros filtros totalmente dispensáveis nos dias de hoje – como os filtros coloridos, cujos tons são facilmente replicáveis em pós-produção – o filtro polarizador continua a ser de enorme utilidade em situações pontuais, sobretudo em fotografia de paisagem, onde acentua claramente o contraste do céu, criando um efeito bastante impactante sem influenciar a exposição da restante imagem.

À parte da fotografia de paisagem, um filtro polarizador será também essencial para um kit fotográfico, pois poderá ser útil em qualquer situação que precise de eliminar reflexos, tal como em superfícies como vidro ou água.

Em fotografia digital, é aconselhável usar um polarizador circular em detrimento de um polarizador linear, já que o primeiro não interfere tanto com a medição de luz nem com auto-foco da sua câmara.

Bateria Extra

kit fotográfico

Este é um acessório absolutamente indispensável para o seu kit fotográfico. Basta dizer que, caso fique sem bateria, qualquer um dos outros acessórios e equipamentos serão inúteis!

Esteja sempre prevenido e tenha sempre consigo uma bateria extra, pois desta forma poderá revezar as duas recarregando-as apenas quando estiverem sem carga, aumentando assim (em teoria) a vida útil das mesmas.

Cartões de Memória Extra

Tal como a bateria extra, num kit fotográfico é indispensável ter sempre memória extra, pois nada é pior do que ficar sem espaço nos cartões, tendo que estar a selecionar e eliminar imagens no LCD da câmara para conseguir espaço enquanto está a fotografar. Tal será meio caminho andado para perder imagens importantes!

Tenha sempre memória extra de acordo com o tempo e o assunto que vai fotografar. Ao preço a que estão os cartões de memória e com capacidades cada vez maiores, não deverão constituir um impedimento à sua fotografia em circunstância nenhuma.

Acessórios de Limpeza de Lentes

kit fotográfico

Por fim, qualquer acessório de limpeza das objectivas e restante equipamento é essencial para o seu kit fotográfico.

Neste âmbito, as escolhas são várias: desde os chamados blower – ideais para soprar as poeiras indesejadas das lentes e restante equipamento – passando pelas chamadas lens pen – que são muito eficazes a remover sujidades e dedadas nas lentes das objectivas com total segurança – até aos comuns panos micro-fibras, que servem também para a limpeza das lentes e restante equipamento.

Seja qual for a sua escolha neste campo, certifique-se que os tem sempre à mão e que os mantêm limpos e prontos a usar a qualquer momento.

Se precisar de fotógrafos para qualquer evento ou qualquer outra situação, não hesite em consultar a Zaask, através da qual encontra profissionais de confiança, avaliados por trabalhos realizados anteriormente.