Como aproveitar alimentos – 6 dicas

Uma forma de contribuir para a sua poupança doméstica é utilizar o máximo possível dos alimentos que consome (evitando desperdícios) ou reutilizando ingredientes que usou para uma refeição (quando tal seja possível). Neste artigo “como aproveitar alimentos” mostramos algumas dicas de como usar os seus ingredientes em pleno, contribuindo para a redução não só de resíduos como também da sua despesa mensal.

O uso do que habitualmente consideramos excedentes dos alimentos (como as cascas) na gastronomia, é uma prática cada vez mais popular, não só por uma questão nutricional (visto que muitas das vezes uma grande componente nutricional dos alimentos se encontra nesta parte dos frutos e vegetais) como também de poupança.

Existem online várias receitas online que recorrem a esta estratégia de aproveitamento e uma breve pesquisa na web indicar-lhe-á uma diversidade de formas de aproveitar o que considerou até agora como excedentes dos seus alimentos, transformando-os em ingredientes chave da composição de iguarias inovadoras na sua dieta e da sua família.
Ainda que seja desconhecido da maioria das pessoas, se estiverem dentro do prazo de validade e não visivelmente deteriorados, alguns alimentos podem ser ainda “reciclados”, como acontece com o caso do pão do dia anterior (cuja dica descrevemos abaixo). Importa que tente usar estas fracções dos alimentos no máximo 24 após a sua conservação no frigorífico ou 30 dias após conservação no congelador.

Conheça então 6 dicas para tirar o maior partido dos seus alimentos.

1. Aproveitar fibras de talos de vegetais:

• Os talos de legumes como couve, brócolos, aipo ou salsa são detentores de importantes quantidades de fibras que não devem ser desprezadas. Para garantir a assimilação das mesmas, pique os talos em porções muito pequenas e poderá usá-los em refogados, sopas, feijão, recheio de empadas, crepes, como base de patés e molhos. Nalguns casos os talos precisarão de ser refogados antes de serem incluídos na base da confecção, para que amoleçam.

2. Reter as vitaminas que se perdem na água de cozedura dos vegetais:

• Uma dica mais popular, a reutilização da água do cozimento de vegetais deve ser uma prática comum, visto que muitas das vitaminas dos vegetais ficam na água de cozedura que é desprezada. Uma forma de assegurar que as consome é reutilizar água que usou para cozer vegetais (ex.: bróculos) em momentos posteriores como na confecção de sopas, cozimento de massa ou arroz ou elaboração de outros pratos que incluam uma porção da água na sua confecção.

3. Reaproveitar pão do dia anterior:

• Fatiar ao meio, borrifar abundantemente com água e levar ao forno por 5-10 minutos faz com que o pão duro de ontem se transforme num novo pão de hoje acabado de sair do forno.
• Utilizar o pão como base de novas receitas como açorda, rabanadas, pudins ou mesmo pão ralado é outra forma de utilizar pão que não consumiu no dia anterior.

4. Aproveitar vitaminas de cascas de frutos e vegetais:

• Usar cascas (não espinhosas ou rugosas, obviamente) de vegetais em sopas, e cascas de frutas em batidos de frutos é uma boa forma de garantir que ingere todas as vitaminas que estes alimentos possuem.
• Outra forma de as aproveitar é incluir as cascas de frutos (novamente, não espinhosos ou rugosos, obviamente) em saladas, como acontece com a casca do melão ou melancia que, depois de ralada e cozida, se torna macia e com sabor leve, boa acompanhante de outros sabores dominantes como o do frango, nomeadamente se envolvida num molho cremoso.

5. Aproveitar cascas de citrinos (habitualmente amargas demais para as incluir em sumos):

• Algumas cascas são demasiado amargas para as incluirmos num harmonioso jogo de sabores. É o caso dos citrinos, que pode aproveitar na confecção doces e compotas, assim como para aromatização de sumos e sangrias e nas mais populares infusões de citrinos (que também assegura a assimilação das suas vitaminas).

6. Aproveitar as sementes:

• Algumas sementes são passíveis de ser consumidas como snacks depois de assadas e temperadas com sal. É o caso das sementes de abóbora (frequentemente conhecidas como pevides) que pode aproveitar aquando do uso de abóbora para sopas ou salteados de vegetais.

Se precisar de um cozinheiro profissional ou de empresas de catering para uma ocasião especial, encontra tudo na Zaask.