Como acabar com as fotos tremidas – 4 dicas essenciais

Algumas das falhas técnicas mais comuns aos iniciados no mundo da fotografia são, sem duvida, as fotos tremidas. Hoje trazemos-lhe quatro dicas essenciais para acabar definitivamente com as tremuras nas suas imagens.

fotos_tremidas_1

1. Use um tripé, com temporizador ou disparador remoto

Usar um tripé ou um monopé é a forma mais fácil de estabilizar a sua câmara e eliminar as tremuras. Tenha atenção que, regra geral, quanto mais pesado é um tripé mais estável será e melhor cumprirá a sua função, mas também mais incomodo será de transportar (sobretudo por longas distâncias).
Quando escolher o seu tripé, verifique as características do mesmo no site do fabricante, tenha atenção à altura que pretende e ao peso que o mesmo terá de suportar (camera+lente). Os tripés em carbono aliam menor peso a maior estabilidade mas são bastante mais dispendiosos.

Se puder, use o temporizador ou um disparador remoto (por cabo ou infravermelhos) em conjunto com o tripe pois desta forma poderá eliminar algum tipo de movimento que ainda possa existir devido ao premir do botão aquando do click. Algumas câmaras DSLR possuem ainda a chamada função de mirror lock-up, de forma a minimizar o movimento causado pelo bater do espelho aquando do disparo.

2. Use o estabilizador de imagem

Active o sistema de estabilização de imagem. A maioria das câmaras digitais actuais possui estabilização de imagem, seja no corpo, seja nas objectivas (VR da Nikon, IS da Canon). O uso destes sistemas poderá compensar ligeiras tremuras no momento do disparo, sobretudo em distâncias focais mais longas.

4. Segure correctamente a câmara

Segure a câmara correctamente, de forma firme e apoiada. Procure que uma das mãos sirva de apoio base para a objectiva e para o corpo da câmara enquanto a outra fica nos controles da mesma. Apoie e aproxime o mais possível os cotovelos contra o corpo e mantenha as pernas afastadas ligeiramente uma da outra criando uma posição corporal estável e firme. Aquando do disparo, procure suster a respiração por segundos de forma a minimizar todas as tremuras das mãos.
Uma correcta postura ao segurar a câmara permite não só mais estabilidade como também maior rapidez e eficiência na sua utilização.

3. Aumente a velocidade

Aumentar a velocidade de obturação quando possível garante, geralmente, a eliminação total das tremuras. Se não tem luz suficiente para aumentar a velocidade, tente compensar com o aumento do ISO ou com uma maior abertura do diafragma.

Velocidades acima dos 1/125 seg. geralmente permitem anular as tremuras na câmara. Tenha em atenção que a velocidade mínima para garantir a ausência de tremuras será tanto maior quanto a distancia focal a que está a fotografar. Ou seja, no caso das teleobjetivas longas, geralmente são necessárias velocidades de obturação maiores.

Se não sabe o que é a distancia focal, não deixe de consultar o nosso artigo explicativo aqui.

fotos_tremidas_2

Depois destas dicas acabaram-se as desculpas para as fotos tremidas! Não perca os próximos artigos sobre fotografia no blog da zaask para aprimorar ao máximo a sua técnica fotográfica.

Procura fotógrafos profissionais? Encontre-os na Zaask.