distância focal

Compreender o que é a distância focal

A distância focal é fundamental na composição fotográfica, é ela que vai determinar a aproximação ou afastamento do enquadramento da área a ser fotografada. Neste artigo ajudamo-lo a compreender o que é a distância focal.

Em termos técnicos, a distância focal, medida em milímetros (mm), equivale à distância entre o centro óptico da objectiva e o sensor da câmara fotográfica digital. Em termos práticos, quanto maior a distância focal, mais a lente aproxima o objecto ao mesmo tempo que diminui o ângulo do enquadramento.

As objectivas com uma distância focal mais curta (ex.: 20 mm) são normalmente conhecidas por grande-angulares. Este tipo de distâncias focais permitem um maior ângulo de visão, muitas vezes com distorções. Têm tendência ampliar a distância entre objetos, permitindo uma maior profundidade de campo. São usadas muitas vezes em fotografia de arquitectura, paisagem e fotografia em que a distância de recúo do fotógrafo é especialmente limitada.

Por sua vez, as objectivas com uma distância focal média (ex.: 50 mm), são mais próximas do campo de visão humano, ao passo que as que possuem distâncias focais mais longas (ex.: 200 mm) são normalmente definidas como teleobjetivas. Estas aproximam o objecto, encurtando o angulo de visão e comprimindo as distâncias. São normalmente usadas em fotografia de desporto, de natureza e outros tipos de fotografia em que o fotógrafo não se possa aproximar do objecto mas queira focalizar-se neste.

Nas fotografias em baixo poderemos comparar o enquadramento proporcionado por diferentes distâncias focais duma mesma cena:

18 mm
18 mm

70 mm
70 mm

300mm
300 mm

Esperemos que tenha ficado elucidado acerca das distâncias focais e da forma como estas podem interferir no enquadramento que definimos para a nossa imagem. Não deixe de seguir o blog da zaask para obter continuamente dicas sobre questões técnicas e dicas práticas de fotografia.

Precisa de um serviço profissional para registar um momento especial? Encontre fotógrafos na Zaask.