como evitar comer doces

Como evitar comer doces (como evitar o açúcar)

O açúcar é um dos maiores inimigos da manutenção de um estilo de via saudável, assim como de quem pretende levar a cabo uma dieta de perda de peso. Mas quem resiste a um bom doce e quem não tem vontade de quebrar a dieta tantas vezes por uma boa sobremesa? Neste artigo mostramos-lhe algumas dicas de como evitar o açúcar (como evitar comer doces).

Abaixo listamos 3 categorias de sugestões para reduzir o consumo de açúcar e saber como evitar comer doces: sugestões para quem quer eliminar sem mais demoras o desejo pelo açúcar, sugestões para quem quer manter um estilo de vida saudável evitando os doces de forma equilibrada e algumas sugestões mais drásticas para os “dependentes” de açúcar.

1. Soluções rápidas para quer quer agir já:
Se não tem muita paciência para planeamento e organização, então vamos atalhar para o que interessa – aqui ficam 3 dicas directas para contornar o consumo de açúcar e saber como evitar comer doces:

* Cheirar mentol ou lavar os dentes: A menta tem o potencial de reduzir o apetite e também o desejo por doces. Cheirar mentol (actua mais eficazmente 10-15 minutos antes das refeições) ou mesmo lavar os dentes com pasta dentífrica mentolada quando surge o desejo por doces, são duas dicas úteis para manter o açúcar bem longe;

* Mastigar pastilha elástica: Mastigar pastilha elástica (sem açúcar) traz não só o tão desejado sabor doce como ajuda a reduzir o apetite de uma forma geral ao estimular os nervos do maxilar que estão ligados à região cerebral responsável pela sensação de saciedade (atenção que o seu consumo deve ser moderado, sobretudo em virtude dos adoçantes sintéticos usados);

* Usar canela como açúcar: Adicione canela a uma maçã fatiada e terá um sabor aproximado ao da tarte de maçã. Caso prefira, adicione canela ao leite magro quente e terá um efeito doce e saciante que pode lembrar o arroz doce.

2. Soluções equilibradas para quem quer um estilo de vida saudável:

Se adopta um estilo de vida equilibrado e quer cortar o consumo do açúcar atacando a raiz do problema ponderadamente, então as dicas seguintes são para si:

* Cumprir a refeição mais importante do dia: O pequeno almoço é a refeição mais importante de todas pois ocorre após um longo período sem comer depois do sono. Não a cumprir faz baixar os níveis de açúcar o que leva a um decréscimo de energia e a um consequente desejo por doces que não conseguirá controlar. Não salte esta refeição e reduzirá a vontade de comer doces;

* Comer mais vezes por dia: Como já explicámos aqui no blog no artigo como fazer dieta, a digestão por si só queima calorias, logo comer mais vezes ao dia (a cada 2/3horas) ajuda a queimar mais calorias (logo a emagrecer). O que faz também é ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue já que ficar muito tempo sem comer leva o organismo a procurar uma fonte rápida de energia, direccionado o seu desejo para os açúcares e hidratos de carbono;

* Evitar contextos stressantes: Nesse artigo explicámos também como o stress faz com que coma mais doces. Como referimos, o stress e a ansiedade aumentam o consumo de produtos com açúcar pela necessidade de produção de serotonina, de forma a equilibrar o nosso bem-estar emocional. Tentar evitar contextos stressantes / que o deixem ansioso, ou optar por realizar desportos (ex.: yoga ou corrida) são estratégias às quais pode recorrer para evitar que a ansiedade o leve a consumir mais açúcar.

* Optar pela dieta certa: Diga sim aos alimentos certos. As fibras e as proteínas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a vontade de comer doces. Logo, introduza alimentos ricos em fibras (como os cereais integrais, legumes e fibras) e em proteínas (como a soja, iogurte e queijos magros) para reduzir a vontade de comer doces. Opostamente, diga não aos alimentos errados. Hidratos de carbono (como pães e massas) e alimentos com elevado índice glicérico em geral provocam a libertação de insulina no sangue, activando a sensação de fome e aumentando o apetite. Evite este tipo de alimentos para reduzir a vontade de comer doces;

* Fazer exercício: Quando fazemos exercícios algumas substância químicas libertadas assemelham-se às produzidas quando ingerimos doces. Fazer exercício pode contribuir para ter menos vontade de comer doces como resultado deste processo químico, mas também pode ter um impacto psicológico se contar o número de calorias que acabou de queimar fazendo exercício (tenderá a evitar comer doces para não deitar por terra o que acabou de queimar no ginásio).

3. Soluções drásticas para quem não resiste aos doces:
Se apesar de todas as sugestões acima não consegue resistir a comer doces, aqui ficam algumas dicas para reduzir o impacto do consumo dos mesmos e saber como evitar comer doces:

* Manter longe da vista (e longe do estômago): Não tenha doces em casa pois quando a vontade aparecer não estarão à mão e pensará bem se quererá sair para comprá-los;

* Optar por adoçantes naturais mais baixos em calorias: Stévia, nectar de ágave e frutose são alguns exemplos de adoçantes naturais menos calóricos do que o açúcar refinado que pode introduzir na confecção de sobremesas para reduzir o valor calórico do consumo de doces.

* Escolher a hora e a sobremesa certa: A hora ideal para comer doces é mesmo à sobremesa, uma vez que as fibras que consumiu na refeição ajudam na absorção do açúcar. Escolha as que têm exclusivamente fruta na sua composição (ex.: salada de frutas) ou a possuem em grande quantidade (ex.: semifrios à base de de frutos e iogurte).

Não só possuem menor valor calórico do que as sobremesas ricas em gordura e hidratos de carbono, como são ricas em fibras aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a velocidade de absorção do açúcar. Se quiser comer doces fora de horas, coma até uma hora antes de fazer desporto pois as calorias serão queimadas no exercício.

Opte por doces com sabores fortes (chocolate amargo, doces com limão) pois esse sabor faz com que fique saciado mais rapidamente, comendo menos, assim como por sobremesas à base de gelatina em virtude do baixo valor calórico e grande quantidade de água.

* Dividir, oferecer e congelar: Não consegue resistir a uma sobremesa fora das que indicámos acima? Ok, uma vez por semana pode cometer um deslize, mas um deslize controlado ao: dividir a sobremesa com alguém caso a coma fora de casa (assim diminuirá a quantidade que comer ao mesmo tempo que acalma o desejo de açúcar), ao optar por oferecer o excedente da sobremesa aos amigos que convidou para jantar caso seja um jantar de amigos caseiro (evitará a tentação de comer mais e fará um óptimo papel como anfitrião) ou mesmo por congelá-lo para que só cometa novo deslize na semana seguinte.

* Focar nos objectivos de controle de açúcar: Pensar no que o motiva a não comer açúcar (ex.: obesidade ou diabetes) e ter bem presente os malefícios do açúcar é uma forma de saber como evitar comer doces. Materialize uma imagem ideal de como seria a sua vida ao manter o açúcar sob controlo (ex.: ter um corpo ideal, ter menos preocupações de saúde com mais disposição para aproveitar a vida, etc.) e active-a sempre que pensar comer um doce. Pode não funcionar todas as vezes, mas certamente em muitas delas evitará comer o doce em questão, reduzindo o consumo de açúcar.

Procura um plano dietético personalizado e saber como evitar comer doces? Encontre nutricionistas na Zaask. Precisa de ajuda com exercício físico, escolha o seu personal trainer na Zaask.
Findeen.com