Decoração de Natal: 10 ideias criativas

O Natal está aí à porta e, com ele, chega também toda a azáfama dos seus preparativos. É nesta altura que começamos a pensar nos presentes que queremos oferecer, nas iguarias que vamos confeccionar para a consoada, e, não menos importante, na decoração de Natal que gostaríamos de ver nas nossas casas.

Mas a verdade é que se, para uns, a decoração natalícia é uma tarefa muito divertida, pois combina o desafio à criatividade, para outros, menos imaginativos, pode mesmo tornar-se numa autêntico bicho-de-sete-cabeças. Se acredita que pertence a este segundo grupo, saiba que, este ano, terá a sua vida bem mais facilitada. De forma a poder desfrutar de uma decoração de Natal cheia de cor, luz e brilho, vamos aqui indicar-lhe 10 ideias muito criativas e, acima de tudo, muito simples, que pode aplicar no seu cantinho:

 

Dê mais vida à sua Árvore de Natal

Se considera que a sua Árvore de Natal podia ser mais original, e não o típico pinheiro, decorado com as típicas bolas e luzes, então chegou o momento de inovar. Opte por outro tipo de materiais, como a madeira (pode até colá-la/prendê-la à parede), o tecido, o papel/cartão, a lã (novelos), entre outros. O importante aqui é perceber que neste tipo de decoração, não é só o tradicional que tem valor.

 

Crie as suas próprias bolinhas natalícias

Decoração de Natal

Pinte as suas bolinhas de Natal com os padrões que mais gostar, recorrendo a sprays, a tintas acrílicas e a tintas de esmalte. Se não tiver muito jeito, cole-lhes brilhantes ou, se forem transparentes, encha-as apenas com folhas, sal/esferovite (para imitar a neve), ramos, pinhas, confettis, etc.

  

Espalhe pinhas, azevinhos e esferovite pelas suas divisões

As pinhas, os azevinhos e o esferovite fazem parte de qualquer decoração de Natal, portanto, não tenha receio em espalhá-los pela casa, colocando-os em frascos de vidro, em taças, em cestas e na própria mesa da consoada. Outra opção fantástica é prender as pinhas a várias fitas e pendurá-las nas janelas, nas cadeiras e no corrimão da escada (que pode já estar decorado com ramos de azevinho). Não tenha receio de usar e abusar destes três elementos natalícios, porque esta época chama por eles.

 

Construa uma bela coroa natalícia

As coroas são perfeitas para adornar qualquer porta. Por isso, neste Natal, não deixe de lado este elemento decorativo e invista em coroas alternativas, feitas com qualquer material já mencionado em cima ou com outro que considere interessante. Tal como a Árvore de Natal, as coroas podem ser mais originais, tanto nos elementos que escolher, como no feitio e no tamanho que lhes quiser conferir.

  

Enfeite as suas velas

Decoração de Natal

 As velas também têm presença quase que obrigatória numa decoração natalícia, porque, para além de adornarem um espaço, tornam-no ainda mais íntimo e acolhedor. Por isso, personalizá-las será sempre uma hipótese bastante agradável. Quer sejam ornamentadas com pequenas fitas, com paus de canela ou com folhas, de certeza que todas as suas velas ficarão ainda mais bonitas na sua casa!

 

Personalize os seus presentes

E que tal personalizar os seus próprios presentes na decoração de Natal e torná-los ainda mais especiais? Aqui tem muito por onde escolher: pode colocar-lhes laços coloridos (de papel, fita ou seda), enrolá-los com fitas natalícias ou colar ao papel de embrulho figuras de natal (bonecos e flocos de neve, por exemplo). Além disso, pode prender nos próprios laços vários tipos de adereços alusivos à quadra – sendo que os mais usados são, como imagina, os azevinhos.

 

Aposte num centro de mesa simples, mas imponente

Elabore um centro de mesa que se destaque e mantenha-o, sempre que possível, na mesa onde vai servir as principais refeições. Para tal, não precisa de grandes enfeites, pois, aqui, o menos é mais. A título de exemplo, pode apenas colocar pinhas ou bolas de Natal numa grande taça ou assentar uma ou várias velas num prato de porcelana, com vários elementos natalícios ao seu redor. Já sabe, não é preciso grandes exageros, visto que o simples é igualmente bonito.

 

Na sua decoração de Natal, inclua bonecos de neve 

Parecem muito difíceis de criar, mas a realidade é bem diferente. Se não tiver muita aptidão para os trabalhos manuais, consegue criar facilmente pequenos bonecos de neve inserindo bolas de esferovite ou de Natal dentro de meias – ou de outra peça de roupa branca – e colando-lhes botões ou feltros para criar os olhos ou o nariz. Como vê, tudo é possível, desde que seja feito com carinho e dedicação!

 

Encha as suas paredes de luz e cor

Decoração de Natal

Não menospreze as suas paredes. Quadros pintados por si (ou pelos seus filhos), luzes, autocolantes decorativos, desenhos natalícios em ardósias, ou somente algo que as faça ter mais luz, cor e vida é sempre muito bem-vindo nesta época tão especial.

 

Adeqúe os seus acessórios a esta época festiva

Não precisa de comprar muitos acessórios novos, muito menos tê-los personalizados, se não gostar disso. A ideia é adaptar as cores e os padrões das suas almofadas, das suas mantas e das suas toalhas aos tons natalícios, ou seja, ao vermelho, ao verde, ao amarelo e ao xadrez. Assim, toda a sua casa fica em plena harmonia!

 Estas são apenas algumas das inúmeras hipóteses que pode escolher para aprimorar a sua decoração de Natal. Porém, se realmente precisa de uma ajuda extra para esta tarefa, conte com os decoradores da Zaask, que tratam de tudo por si, com todo o rigor e profissionalismo.