As tendências mais actuais em design e cores de unhas

As mãos, para além de serem uma das extremidades que mais utilizamos no dia a dia, acabam por ser a nossa principal carta de apresentação e uma das partes do corpo mais expostas durante todo o ano. O cuidado tanto da pele como das unhas é essencial para transmitir cuidado, higiene pessoal e outras mensagens sobre nós mesmos. 

Para além disso, as unhas acabam por ser um termómetro do nosso corpo, já que o seu estado pode revelar-nos deficiências na nossa nutrição e outro tipo de doenças como o hipotiroidismo, que se manifesta através da pele seca, o cabelo quebradiço ou as unhas frágeis, entre outros sintomas. 

As unhas, por dizerem tanto sobre nós, devem ser cuidadas regularmente tanto por motivos estéticos como forma de comunicação e de expressão individual, já que podemos transmitir alguns aspectos da nossa personalidade ou até convertê-las num elemento identificativo. 

Os e as artistas sabem perfeitamente disto, e, como tal, alguns tiram o maior proveito de todo o tipo de ornamentos, desenhos e novas tendências. Um dos casos mais recentes e significativos é da cantora Rosalía, que para além de apostar bastante no visual das suas unhas, gravou até um videoclip em que a manicura é o tema principal da história. 

unhas

Desenhos de unhas na berra

Negative space 

Esta técnica consiste em deixar espaços da unha sem verniz e baseia-se no uso de linhas e desenhos geométricos. Também podem realizar-se linhas rabiscadas ou desenhos mais artísticos, mas o grande truque desta técnica está na combinação de cores. 

Nesse sentido, pode começar a experimentar com cores básicas e evoluir a misturas mais atrevidas, como pastéis e metálicos, toques de brilho ou tons néon. 

unhas

Francesa decorada 

Os clássicos nunca morrem, eles reinventam-se, e este é o caso da manicure francesa. Se gosta desta técnica, a nova tendência é criar este efeito usando cores diferentes do branco no acabamento da unha ou então aplicando jóias e brilhantes na dita zona. 

Orbit nails

Este tipo de manicure faz referência à decoração da linha exterior da unha, criando a sensação de que existe uma órbita em todo o seu redor. Para conseguir um efeito interessante, aconselha-se a aplicar tons que contrastem bem com a pele, como azuis, negros, vermelhos e tons neon, que dariam um toque atrevido e trendy a qualquer modelo veranil.

Composições

Já há algum tempo se mudou aquela ideia de que todas as unhas têm de ser pintadas de maneira uniforme. A moda é fazer composições e combinar diferentes cores, desenhos e elementos nas unhas, oferecendo um mundo de possibilidades adaptadas a todos os gostos. 

Transparências

Uma das tendências mais atrevidas desta temporada são as unhas postiças transparentes. As bases podem ser brancas ou de cores, podendo adicionar decorações que vão deste as jóias à purpurina. 

Cores de unhas mais actuais

No que se refere às tendências de cores, texturas e acabamentos, este ano há para todos os gostos, desde propostas atrevidas e originais a outras mais clássicas.

Tons claros

O branco e o nude são cores estrela este ano. Os vernizes destes tons, normalmente mais usados por noivas e em ocasiões que requerem um toque elegante passam a ser dos mais populares e, sem dúvida, ajudam a criar um grande contraste na pele mais bronzeada. 

Metálicos e brilhantes

O efeito metalizado veio para ficar, não só com os clássicos prateado e dourado como também em tons de bronze, azul, verde e vermelho. As cores com efeito glitter também estão na berra e se gosta de utilizar roupa neón nesta, fará um óptimo pandam com a manicure!

Tons escuros

Em contraste com a tendência do branco, o preto também ganhou popularidade nas unhas de gel. Ao contrário do que acontecia anteriormente, em que estas unhas tinham uma conotação mais gótica, agora converteu-se numa aposta segura para qualquer ocasião, existindo vernizes com acabamento em brilho, purpurina ou mate, sendo também habitual a sua combinação com tons metalizados ou acinzentados. Se o preto não o convence, também pode experimentar o verde garrafa ou o azul escuro com acabamentos metálicos, ideais para qualquer festa.