modo manual

Modo manual e automático em fotografia

Uma das primeiras funcionalidades com a qual se deverá ter deparado ao pegar numa câmara fotográfica pela primeira vez é o conjunto de modos disponíveis para o auxiliar no processo de captação de imagem, entre os quais se encontram o modo manual e automático em fotografia.

Entre estas opções, nas câmaras mais avançadas, encontra-se um conjunto de pré-definições que designamos de modos automáticos, semi-automáticos e modo manual.

A principal diferença entre os modos manuais e os automáticos é que, no modo manual o fotógrafo define os parâmetros com que a fotografia vai ser captada, ao passo que nos automáticos é a câmara que efectua essa decisão através dum conjunto de leituras.

Existem ainda os chamados modos semi-automáticos, geralmente usados em circunstâncias especificas.

Assim temos:

Manual (M)

Neste modo, como o próprio nome indica, o fotografo define de forma totalmente manual a velocidade do obturador juntamente com a abertura do diafragma que pretender, permitindo um controlo absoluto sobre a exposição.

Prioridade à abertura (A, Av)

No modo de prioridade à abertura, o fotógrafo define a abertura do diafragma e o fotómetro da câmara definirá a velocidade adequada às condições de luz da imagem pretendida.
Este modo é indicado para situações em que se queira controlar a profundidade de campo da imagem em questão, utilizando um modo semi-automático.

Prioridade à velocidade (S, Tv)

No modo de prioridade à velocidade, o fotógrafo ajusta a velocidade do obturador que pretende, sendo que o fotómetro da câmara define a velocidade adequada. Este modo é especialmente adequado para situações em que se quer controlar o arrastamento ou congelamento de um assunto em movimento, utilizando um modo semi-automático.

Programa (P)

No modo Programa, a câmara define automaticamente os valores para a velocidade do obturador e a abertura do diafragma (tal como no modo automatic) sendo que o fotografo poderá definir o valor pretendido seja para a velocidade, seja para a abertura, que a câmara automaticamente compensará o valor adequado.

Auto (geralmente a verde)

No modo automático, a câmara define automaticamente e sem controlo do fotógrafo os valores adequados para expôr a cena.

Modos de Cena

Nos vários modos automáticos de cena, a câmara tenta adequar os parâmetros à situação pretendida pelo fotógrafo. Os modos de cena mais comuns são:

Paisagem – onde a câmara tentará usar a abertura do diafragma menor possível de forma a obter a maior profundidade de campo possível.
Retrato – ao contrário do modo de paisagem, no de retrato a câmara terá tendência a definir uma abertura o maior possível de forma a reduzir a profundidade de campo ao máximo, para que o fundo fique desfocado;
Desporto – a câmara usará uma velocidade de obturador mais rápida, usando eventualmente o ISO e a abertura de forma a compensar a perda de luz;
Macro – neste modo a câmara usa abertura alta para desfocar o fundo, eventualmente poderá encurtar a distancia mínima de foco;
Nocturno – a câmara geralmente subirá o ISO, utilizará o flash, e eventualmente definirá uma abertura o maior possível.

Esclarecidas as características de cada um dos modos, está então apto a escolher qual o modo mais indicado a usar na próxima vez que usar a sua máquina fotográfica.

Se precisar de um profissional não hesite, encontre fotógrafos profissionais na Zaask.