Técnica de fotografia, exposição

Técnica de Fotografia: Tudo sobre a Exposição.

Técnica de fotografia, exposição

exposição é o conceito central da Técnica de Fotografia, que está, intimamente ligado aos conceitos de abertura, velocidade e ISO. Os três compõem o chamado “triângulo da exposição”.

De forma simplificada, para melhor entender, a exposição é a quantidade de luz que o sensor digital (ou o filme) recebe no momento da captação da fotografia. Esta Técnica de Fotografia, que assenta na quantidade de luz medida geralmente na escala decimal EV, é controlada pelo fotógrafo usando os ajustes de abertura, velocidade e ISO. Este terá, então, controlo sobre a porção de luz adequada para a cena fotografada, de forma a que a mesma não fique sob-exposta (demasiado escura) ou sobre-exposta (demasiado clara).

Em baixo podemos ver o exemplo de como diferentes valores desta Técnica de Fotografia (exposição) afectam uma imagem:

Tècnica de fotografia, exposição

Da esquerda para a direita temos a imagem: sob-exposta com -2 EV; sob-exposta com -1EV; correctamente exposta; sobre-exposta com +1 EV; sobre-exposta com + 2 EV.

Os valores de abertura, velocidade e ISO não influenciam apenas esta Técnica de Fotografia – exposição (quantidade de luz que o sensor capta) – mas tem, na prática, um série de consequências técnicas e estéticas na fotografia captada. Vejamos agora de forma resumida as mais importantes:

Abertura

O valor da abertura do diafragma faz sobretudo variar a profundidade de campo. Assim, quanto maior a abertura do diafragma (menor valor f/x) menor será a profundidade de campo, criando um desfoque maior em fundo. Ao mesmo tempo, quanto maior for a abertura, maior será, também, a quantidade de luz captada pelo sensor da câmara.

Velocidade

O controlo da velocidade do obturador tem influência sobretudo no efeito de “congelamento” ou “arrastamento” do objectivo fotografado (quando em movimento). Assim, quanto maior for a velocidade do obturador, maior a probabilidade do assunto fotografado ficar “congelado”, sendo que, à medida que a velocidade é ajustada para valores mais lentos, a probabilidade de criar um efeito de “arrastamento” é maior. Quanto à quantidade de luz captada pelo sensor, quanto mais lenta for a velocidade do obturador, maior será o tempo de exposição e, consequentemente, teremos uma maior quantidade de luz a ser captada.

ISO

A variação do ISO é bastante mais linear, quanto maior for o ISO maior será a quantidade de luz captada pelo sensor. A consequência de usar valores ISO altos será um decréscimo da qualidade da imagem de forma geral, como resultado do aumento do chamado “ruído digital”. Veja o nosso post mais detalhado sobre o ISO aqui.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o ajudar a melhorar a sua Técnica de Fotografia e que consiga usar a exposição para transformar as suas fotos em pequenas obras de arte privadas.

Não perca os próximos “Como Fazer”, sobre fotografia, no blog da Zaask, onde aprofundaremos os conceitos de Abertura e Velocidade, que juntamente com ISO, constituem os três conceitos fundamentais no “Triângulo da Exposição” e o farão melhorar, ainda mais a sua Técnica de Fotografia.

Se preferir relaxar e deixar tudo na mão de fotógrafos profissionais, que lhe asseguram uma sessão fotográfica com excelentes resultados, contrate-os na Zaask.