aprender fotografia

Aprender Fotografia – Composição – O Espaço Activo.

aprender fotografiaHoje, no seguimento da série de posts que temos vindo a desenvolver sobre composição, que o ajudarão a aprender fotografia, trazemos-lhe mais uma dica essencial, o chamado Espaço Activo.

aprender fotografia

O uso correcto do espaço activo criará uma imagem mais dinâmica e sobretudo mais consistente.

Muitas vezes complemento da regra dos terços na composição fotográfica, o espaço activo consiste em deixar um espaço relevante dentro do enquadramento, na direção para a qual o objecto fotografado se está a voltar. Esta técnica de composição trará grande impacto visual e “respiração” às suas imagens, já que, o observador poderá visualizar, por exemplo, para onde o objecto fotografado se está a mover ou, para onde uma pessoa ou animal está a olhar, etc. Sem o espaço activo correctamente posicionado dentro do enquadramento da imagem, a fotografia poderá tornar-se demasiado estática, sendo que, no caso de objectos em movimento, a sensação de movimento será manifestamente menor, assim como todo o dinamismo da imagem.

Uma utilização eficaz desta técnica de composição, guiará o olhar do espectador de forma equilibrada e coerente dentro da imagem captada, tornando-a ao mesmo tempo mais dinâmica, compensada e consistente.

Se tem dúvidas sobre a regra dos terços, não perca o nosso artigo sobre a mesma aqui.

Para aprender fotografia, não deixe de acompanhar o blog da Zaask. Nos próximos artigos partilharemos mais técnicas de composição fotográfica!

Procura fotógrafos profissionais? Encontre-os na Zaask!