Como usar a regra dos terços

A composição fotográfica é um dos pilares básicos da fotografia, geralmente é definida como a seleção, organização e enquadramento dos elementos dentro da área fotografada.

Hoje, inaugurando uma série de artigos dedicados à melhoria da composição, falamos da famosa Regra dos Terços, muito usada pelos fotógrafos de forma a acrescentar mais dinamismo às imagens.

A regra dos terços consiste na divisão mental da imagem em três partes, horizontal e verticalmente, formando quatro pontos de intercessão no cruzamento entre as linhas.

Na imagem seguinte pode ver os pontos de intercessão (ou pontos de maior dinamismo) aos quais nos referimos. É nestes pontos que deverão ser colocados os elementos principais e em maior destaque da sua imagem, proporcionando maior dinamismo à mesma.

Regradostercos_normas
Os 4 pontos de intercessão.

No comparativo abaixo podemos observar duas imagem, uma cujo objecto está enquadrado ao centro (fig.1), e outra em que está enquadrado fazendo uso da regra dos terços (fig.2). O maior dinamismo da imagem na figura 2 é claramente visível.

regradostercosnao
fig.1 Sem recurso à regra dos terços

regradostercossim
fig.2 Com recurso à regra dos terços

Por fim, não se esqueça que depois de conhecer e aprender uma regra, esta é apenas indicativa. Se em muitos casos as regras são extremamente úteis e práticas, em muitos outros é bom saber quebrá-las. A prática como fotógrafo aguçará o seu olho crítico, o que lhe permitirá escolher em que situações é mais indicado usar a regra dos terços, ou evitá-la, já que cada imagem pressupõe uma abordagem própria.

Não perca nos próximos posts, mais dicas de composição fotográfica de forma a estimular e aprimorar a sua prática fotográfica.

Se precisar de um profissional não hesite, encontre fotógrafos profissionais na Zaask.