ISO

O que é o ISO?

Para perceber o que é o ISO, é importante que lhe indiquemos que é um dos principais controlos de exposição na fotografia e que, a par da abertura e da velocidade, compõe os 3 parâmetros básicos do controle de exposição. No artigo de hoje, explicamos-lhe de forma mais precisa o que é o ISO.

O ISO em fotografia é a escala que mede a sensibilidade da câmara fotográfica (mais precisamente do sensor digital) à luz, sendo o equivalente à sensibilidade ASA na película de filme.

Quanto menor o ISO, menor será a sensibilidade, sendo por isso necessária muita luz para a fotografia ficar correctamente exposta. Inversamente, uma definição de ISO mais alta permitirá ao fotógrafo expor a imagem correctamente, mesmo quando a luz é manifestamente insuficiente.

O aumento do ISO tem como principal consequência o aparecimento de ruído digital na imagem captada. Este ruído, mais visível geralmente nas zonas escuras, é o principal revés ao uso de valores elevados, pois em casos extremos tem forte impacto na deterioração da qualidade da fotografia obtida.

Deve-se, portanto, restringir ao máximo o aumento deste, sendo um valor próximo ao ISO 100 (tido como o valor base) o ideal para obtenção de uma imagem mais suave, com menos granulado, mais viva e, em teoria, com maior perfeição.

Na seguinte imagem podemos observar a comparação na qualidade de imagem em diferentes valores de ISO:

 o_que_e_o_ISO
Comparação da mesma imagem captada com ISO 100 e ISO 800.

 

Para compreender ainda melhor o que é o ISO, importa salientar que existem algumas situações onde a utilização de valores ISO mais elevados pode ser necessária, nomeadamente:

– Ambientes escuros e com pouca luz, com objectos ou pessoas em movimento: Este tipo de ambientes requererem velocidades de obturação maiores. Uma velocidade mais alta restringe a quantidade de luz recebida pelo sensor da câmara, tendo a mesma que ser compensada por um aumento do ISO;

– Ambientes escuros sem recurso ao tripé: Mesmo com a ausência de movimento do objecto da foto, a não existência do tripé impossibilita a utilização de velocidades de obturação mais lentas. Caso contrário, o resultado será o de imagens arrastadas e/ou borradas;

– O fotógrafo quer intencionalmente (por motivos estéticos ou outros) aumentar o ruído presente na imagem: Até há alguns anos atrás, as câmaras fotográficas digitais só obtinham resultados ditos “aceitáveis” em ISO´s na ordem dos 400 ou 800. Porém, com os avanços tecnológicos e o grande investimento feito pelas principais marcas na melhoria dos sensores digitais, hoje é possível identificar muitas câmaras no mercado capazes de produzir resultados aceitáveis, com valores ISO na ordem dos 3200 ou 6400 (no caso das câmaras full frame), podendo chegar até valores na ordem dos 12800 com resultados muito aceitáveis.

Se ficou interessado nesta explicação de o que é o ISO, e pretende obter trabalhos fotográficos, através da Zaask encontra fotógrafos profissionais de confiança para trabalhar para si, com avaliações realizadas por clientes que os contrataram para outros trabalhos.