Como criar um Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae (CV) é uma ferramenta crucial que, quando construída de forma correcta – nem toda a gente sabe como criar um Curriculum Vitae – pode ajudá-lo a destacar-se, face ao conjunto de candidatos, a uma vaga de emprego.

Um Curriculum Vitae deve, acima de tudo, valorizar e enaltecer as suas capacidades pessoais e profissionais face à posição a que se candidata, de forma a que, quem o analise, não tenha dúvidas de que você é o candidato ideal para a função em aberto.

Por todos estes motivos, é imperativo que o seu Curriculum Vitae seja elaborado de uma forma cuidada e com o máximo rigor.

Aqui explicamos como criar um Curriculum Vitae:

Passo 1. Clarifique a apresentação da sua identificação e contactos

A apresentação dos seus contactos pessoais é fundamental para que possam entrar em contacto consigo facilmente. Esta dica pode parecer elementar, mas se o recrutador possuir um modo de contacto preferencial para o qual você não facultou dados (ex.: telemóvel), pode implicar a sua exclusão do processo de recrutamento (por não ser acessível e rápido contactá-lo). Apresentar o seu número de telemóvel, telefone fixo e contacto de e-mail é, assim, essencial. Esta informação deve aparecer no topo do seu CV, ao lado do seu nome, estado civil e morada. Colocá-la no topo torna a sua informação imediatamente acessível ao recrutador que, depois de ter analisado uma série de candidaturas, revê toda a pilha de currículos num ápice.

Passo 2. Seja sucinto

Outro passo importante no processo de como criar um Curriculum Vitae: cada recrutador analisa dezenas ou, frequentemente, centenas de currículos diariamente, o que significa que tem, por vezes, menos de um minuto para analisar o seu CV numa primeira triagem. Assim, é muito importante que toda a informação presente seja criteriosamente seleccionada. Os factos superficiais devem ser deixados de lado para dar lugar a informação essencial sobre a sua vida académica e profissional, assim como características que o diferenciem dos outros candidatos, alinhando-o com o perfil procurado. Se o seu percurso profissional é vasto e você pretende candidatar-se a um posto bastante específico, é importante focar apenas as atividades profissionais relevantes para o lugar ao qual se candidata, eliminando as outras. Não se esqueça que, por norma, um CV deve ter no máximo três páginas.

Passo 3. Escreva para ser contratado

Idealmente, o seu CV deve ser reescrito para cada posição a que se candidata, com pequenas nuances que salientem as suas mais valias face ao perfil identificado pelo anunciante. Uma boa dica é, se estiver a concorrer a muitas vagas de duas áreas diferentes, deverá ter dois CV’s distintos que salientem as disciplinas da sua formação mais relevantes para um caso e outro, assim como experiência profissional mais relevante para um e para outro. Outra boa dica é analisar detalhadamente o perfil que é descrito na função em questão e adequar ao máximo a descrição das suas competências técnicas e comportamentais no seu CV.

Passo 4. Cuidado com a linguagem utilizada

Ser claro na descrição do perfil e não ser demasiado informal é outra dica importante no método de como criar um Curriculum Vitae. Até conhecer o seu recrutador e perceber a cultura da empresa, encare a entidade na terceira pessoa e escreva com distanciamento. É muito importante ter atenção aos erros de português, os quais são proibidos num Curriculum Vitae. E se tiver dúvidas numa palavra, procure sinónimos ou confirme significados. É preferível causar boa impressão com uma expressão simples, do que má impressão, aplicando erradamente uma linguagem que não domina. Evite as abreviaturas e, se possível, peça a outra pessoa que reveja o que escreveu para ter uma outra perspectiva sobre o conteúdo.

Passo 5. Releia, releia, RELEIA!

Por mais que leia à medida que escreve, está sobretudo focado na sua descrição e não na revisão de conteúdo, por isso, é natural que possam existir pequenos lapsos ao longo do texto. Estes detalhes podem ser cruciais, desde um erro ortográfico (que erradamente indicie lacunas na sua competência verbal), a um número de contacto mal digitado (que impossibilite o contacto). Qualquer um destes aspectos pode enviar o seu CV para a pilha dos candidatos rejeitados/incontactáveis.

Se achou este processo de como criar um Curriculum Vitae muito difícil ou confuso, através da Zaask encontra os profissionais de confiança a quem pode solicitar este trabalho, contratando-os de acordo com a sua apreciação das avaliações efectuadas por outros clientes.