resoluções fotográficas para o Ano Novo

Resoluções Fotográficas para o Ano Novo

O início de um novo ano é sempre uma boa altura para começar ou recomeçar alguns projectos que colocámos de lado indefinidamente, quer por falta de energia e motivação ou apenas por falta de tempo. Sendo a altura ideal para planear novos projectos ou recuperar antigos, hoje deixamos-lhe algumas ideias para o ajudar a conceber as suas resoluções fotográficas para o Ano Novo.

  1. Aprenda uma Técnica Nova

Aprender uma técnica nova é uma das melhores resoluções fotográficas para o Ano Novo e uma forma de crescer fotograficamente, quer seja uma questão técnica simples – como uma longa exposição ou experiências com o balanço de brancos, etc. – quer sejam técnicas mais complexas de iluminação, como fotografar com múltiplas cabeças de flash, por exemplo.

Procure algo que se adeque ao seu nível técnico e cujo resultado final seja apelativo para si e comprometa-se com o processo de aprendizagem e prática do mesmo a longo prazo, aprendendo com os erros cometidos.

Ainda que a experimentação no geral seja fundamental, focar-se numa técnica específica de cada vez é frequentemente mais proveitoso do que apenas divagar por outras tantas.

Se acha que o melhor é mesmo contratar fotógrafos profissionais para aquele evento mais importante, encontre a pessoa ideal na Zaask.

  1. Tire menos fotografias e tire mais fotografias!

Dependendo do tipo de fotografia que faz e da forma como a faz, uma boa ideia para acrescentar às suas resoluções fotográficas para o Ano Novo passa por calibrar a frequência com que fotografa.

Com efeito, começar a andar mais frequentemente com a câmara preparada poderá ser uma óptima decisão, de forma a criar mais situações para fotografar e garantir que está pronto quando o momento certo aparecer.

Por outro lado, outro dos pontos a considerar nas suas resoluções fotográficas para o Ano Novo é disciplinar a moderação na quantidade de disparos quando fotografa. Com efeito, pensar mais no momento em que fotografa em vez de simplesmente disparar várias vezes de todos os ângulos e formas para “ver o que sai”, é uma das principais evoluções que se pode trazer à forma como fotografa. Que o digam os fotógrafos anteriores à era digital ou que, por algum motivo, fotografam em filme nos dias de hoje!

  1. Experimente um novo tipo de equipamento

Por vezes investir num novo tipo de equipamento poderá ser a faísca que precisa para tentar uma nova técnica ou um novo tipo de fotografia. Até pequenos acessórios ou gadgets poderão proporcionar-lhe a utilização de técnicas novas, capazes de elevar imenso as suas potencialidades fotográficas.

Junte às suas resoluções fotográficas para o Ano Novo a aquisição de um set de filtros para fotografia de paisagem, um cabo disparador que lhe permita disparar a câmara à distância ou um tubo extensor para fazer macro fotografia, etc. Todos são bons exemplos de pequenos equipamentos que lhe abrirão enormes e novas possibilidades.

  1. Mostre o seu trabalho

Aproveitar o Ano Novo para reunir e mostrar um novo projecto ou corpo de trabalho é também uma excelente opção e mais uma das resoluções fotográficas para o Ano Novo a considerar.

Em alternativa, poderá também reformular a forma como apresenta o seu trabalho ou parte dele, refazer o seu website, etc.

Outra excelente opção será organizar uma exposição ou propor algum projecto fotográfico ou conjunto de imagens para uma publicação.

  1. Estude os fotógrafos que tem como referência

Um dos exercícios mais importantes que um fotógrafo pode fazer é estudar a fundo o trabalho dos fotógrafos que tem como referência.

Por isso, entre as suas resoluções fotográficas para o Ano Novo escolha 2 ou 3 fotógrafos cujo trabalho admira e aprofunde os seus conhecimentos acerca do trabalho dos mesmos.

Pesquise online, bem como em livros e exposições, procurando aprofundar o seu conhecimento sobre a obra que está a analisar, desconstruindo-a tanto do ponto de vista técnico como do ponto do vista estético.