como ficar bem nas fotos

Como tirar boas fotos de perfil/ Como ficar bem nas fotos

A fotografia tem ganho cada vez mais seguidores, não só em número de fotógrafos, mas exponencialmente mais como sujeitos retratados. Seja para conseguir boas selfies que ajudem a popular a sua página pessoal de Facebook, seja para dar mais credibilidade ao seu perfil profissional de Linkedin, todos nós precisamos de uma boa imagem de perfil. Mas, quantos de nós olhamos para a foto que temos, actualmente, e achamos que podia ser melhor?

Neste artigo, a Zaask explica como tirar boas fotos de perfil para as suas redes sociais, ou, melhor ainda, como ficar bem nas fotos, de uma forma geral.

1. Evite o duplo queixo

  • No momento do clique, encoste a língua contra o céu-da-boca e isso ajudará a dar a ilusão de uma pele mais firme perto do queixo;
  • Outra forma de o conseguir é esticar o rosto face ao pescoço (como um perú, sabemos que soa engraçado mas resulta, acredite! :)) para conseguir um pescoço mais esguio e uma clara definição entre queixo, rosto e pescoço.
  • Teste ambas as opções antes de fotografar e pratique para melhores resultados em frente da câmara.

2. Evite olhos fechados, olhos vermelhos e crie interesse no olhar

  • Feche os olhos antes do clique e abra-os quando o fotógrafo assinalar o disparo e evitará assim fotos com os olhos meio fechados;
  • Para minimizar as hipóteses de olhos vermelhos, olhe para uma fonte de luz antes de ser fotografado pois as suas pupilas dilatarão, reduzindo as hipóteses de apresentar olhos vermelhos;
  • Semicerrar um pouco os olhos e fixar um ponto perto da máquina, imaginando que vislumbra o horizonte conferirá um olhar misterioso e maior interesse nos seus retratos.

3. Consiga um rosto mais esguio

  • Um rosto mais alongado é habitualmente mais fácil de fotografar. Pode conseguir um “falso rosto esguio” nos auto-retratos, colocando a máquina um pouco acima da sua cabeça para conseguir um plano picado que adelgaçará a dimensão do seu rosto.
  • Incline um pouco o rosto e direccione-o ligeiramente para baixo (sem colocar o queixo dramaticamente para baixo) para conseguir uma imagem mais interessante.

4. Use a maquilhagem como sua aliada

  • A maquilhagem salienta os melhores traços de cada um, não tenha pudores em usá-la para uniformizar o tom de pele com recurso a base (tendo a certeza que está bem aplicada e que não usa uma maquilhagem demasiado oleosa);
  • Contorne com um tom mais escuro a zona da face abaixo das maçãs do rosto para conseguir um rosto mais alongado;
  • Rímel aplicado nas pestanas e gloss nos lábios dão mais volume a olhos e lábios, assim como blush ao seu rosto para conferir maior dimensão ao mesmo.

5. Consiga uma figura mais alongada 

  • Para uma silhueta mais adelgaçada numa foto de corpo inteiro, pode adoptar uma de duas poses: 1) coloque ambas as pernas à distância dos ombros e puxe depois um pouco um dos pés atrás, colocando sobre ele a maior parte do peso do seu corpo, e puxe o joelho da outra perna à frente; 2) coloque a mão na anca gire o tronco um pouco para o lado e mantenha o rosto voltado para a câmara;
  • Numa foto de corpo inteiro ou mesmo de meio corpo, puxe os ombros para trás e aparentará muito menos volume, logo uma silhueta mais esguia (em suma: parecerá mais magro/a).

6. Posicione-se no contexto certo

  • Evite luz directa muito intensa para não obter manchas pouco naturais na pele, assim como sombras, para não intensificar rugas ou imperfeições da pele;
  • Procure uma parede branca como fundo, visto que este tom irá enaltecer os seus traços.

7. Conheça os seus ângulos

  • Treine em frente ao espelho antecipadamente para conhecer os seus melhores ângulos;
  • Peça a alguém de confiança que o/a fotografe de corpo inteiro e rosto e analise os seus melhores ângulos. Se não se sentir confortável, tire auto-retratos (Selfies), se necessário, usando o temporizador da sua máquina e analise os resultados. Verá que conhecendo os seus ângulos os resultados serão muito melhores.

Com estas dicas, vai verificar que vai passar a ficar bem nas fotos, independentemente do fotógrafo ou da câmara. Quem sabe se não vem mesmo a descobrir um potencial de modelo fotográfico dentro de si? Se quiser ler mais dicas sobre fotografia, visite o blog da Zaask.

Claro que, para um resultado 100% profissional, como, por exemplo, a criação de um book de moda, a Zaask dispõe de fotógrafos de confiança que traduzem em fotografia todos os seus desejos e sonhos.