música do casamento

DJ ou banda ao vivo para a música do casamento?

Um dos aspectos fundamentais na preparação de um casamento é a escolha da música. Afinal, não há festa sem música!

Neste processo, a grande dúvida dos casais pode prender-se na definição do tipo de música do casamento que pretendem, nomeadamente se preferem contratar uma banda ao vivo ou um DJ para a animação.

Há quem opte pelos dois: uma banda durante uma parte da festa, nomeadamente durante a refeição, momento do corte do bolo, etc.; e um DJ para animar a pista de dança pela noite fora.

Se não tem nenhuma referência ou recomendação, através da Zaask irá encontrar os melhores profissionais, quer DJs de confiança e avaliados, como bandas para casamentos de música ao vivo.

Mas nem todos os casais possuem orçamento que permita esta solução para a música do casamento.

Por isso a Zaask gostaria de ajudar na decisão, apresentando algumas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Condicionantes para a escolha da música do casamento

música do casamento
Foto PS Photography

Na escolha entre um DJ e uma banda de música ao vivo para a música do casamento, os noivos terão de ter em consideração alguns aspectos.

  • Orçamento. Um DJ é a melhor opção para quem tem um orçamento mais limitado para a música do casamento, já que geralmente custa menos do que uma banda. Com efeito, embora os preços dos DJs variem de acordo com a altura em que se realiza o casamento, o tempo de actuação, o equipamento necessário e, claro, a sua notoriedade, em geral uma banda custa mais, porque é composta por mais elementos – nunca menos de 4 – necessitando de mais equipamento e respectivo transporte. Para além disso, a banda pode ainda ter bailarinas e dançarinos, o que implica um investimento ainda maior.
  • Facilidade de deslocação. Por seu turno, sendo apenas uma pessoa e o seu equipamento, um DJ também tem mais facilidade em deslocar-se ao local da festa e em colocar-se em qualquer espaço para passar a música do casamento.
  • Dimensão do local. Entretanto, para os locais mais pequenos e com poucos convidados, o ideal é contratar um DJ. Já uma banda ao vivo é indicada para espaços de maior dimensão, pois geralmente têm melhor som. Aliás, muitas bandas não têm controlo de volume, sendo bastante barulhentas e até desadequadas para uma festa mais pequena.
  • Duração da festa. Se a festa for muito longa, o DJ poderá ser a melhor solução, pois mais de 6 horas já será demasiado tempo para uma banda actuar, mesmo se alguns momentos de pausa forem preenchidos com música gravada.

Qual o melhor entertainer?

música do casamento

Um DJ anima uma festa com vários tipos de música, sabe interagir com o público, tocar os temas mais pedidos, etc. No entanto, não é será o mesmo do que ter música do casamento ao vivo, que resulta num espectáculo mais autêntico, com mais entretenimento e energia, o que leva mais facilmente os convidados a dançar.

Por seu turno, contratar um DJ acaba por ser uma escolha mais segura, pois passa os temas originais sem o risco de serem desvirtuados através de adaptações duvidosas da música do casamento.

Também geralmente um DJ oferece uma grande variedade musical e mais altas probabilidades de incluir todas as músicas que os noivos desejem. Para além disso, se algum convidado pedir algum tema que não esteja na playlist, facilmente o problema fica resolvido, pois a tecnologia actualmente assim o permite: basta ligar o equipamento de som a um iPod ou um smarthphone.

Já relativamente às bandas de música, há sempre o risco de não saberem tocar uma música mais especial e terem maior limitação em termos de variedade musical.

De qualquer forma, hoje em dia muitas bandas que se dedicam a tocar em casamentos já oferecem um repertório bastante alargado e acabam por cantar variados tipos de música, se os noivos o pedirem com a devida antecedência.

Atenção também ao DJ, que pode ser monótono ou limitar-se a passar uma selecção pré-determinada de músicas que não se ajusta ao público presente, procurando compensar com comentários despropositados entre as mesmas.

Entretanto, ainda considerando os prós e os contras de cada uma das opções, falta referir que uma banda ao vivo faz intervalos, o que pode ser uma vantagem – pois dá tempo aos convidados para descansar – ou desvantagem, pois pode diminuir a energia do momento. Já com um DJ isto não acontece, pois não há pausas.

Não se esqueçam de uma coisa: independente da escolha para a música do casamento, o importante é ter uma festa animada, já que o casamento é um momento único na vida de qualquer casal!