Como escolher os painéis fotovoltaicos mais eficientes

O desenvolvimento da tecnologia de aproveitamento da energia solar aliado a uma consciência cada vez maior das pessoas para com os problemas ambientais e a necessidade de contribuir para um futuro mais sustentável, têm levado a uma maior utilização da energia solar térmica e fotovoltaica por todo o mundo. Se não sabe se se é um bom investimento, antes de saber todas as dicas e conselhos, leia o artigo “Energia Solar para um Auto-Consumo será um bom investimento?

 

Qual o painel fotovoltaico correto que devemos escolher?

A opção deve sempre centrar-se na relação entre eficiência e preço. Existem dezenas de modelos de painéis fotovoltaicos no mercado e distintas soluções que deve adequar às suas necessidades.

 

Modelos no Mercado Industrial

Existem vários modelos no mercado, com diferentes tipos de eficiência energética. A marca líder mundial do sector é a Soitec & Fraunhofer, com níveis de eficiência de 46%. No entanto, estas células solares não são usadas no mercado residencial porque são extremamente dispendiosas. São antes a solução usada pela NASA. Antes desta, era a Sharp a líder do mercado, com um nível de 44,4% de eficiência nas suas células. Por sua vez, os mesmos painéis mas sem concentrador, ou seja, sem nenhum sistema de concentração da luz solar absorvida, cifram-se nos 37,9% de eficiência. Obviamente que este modelo é bem mais económico do que o modelo com 44,4% de eficiência.

Soitec & Fraunhofer e a Sharp são dois modelos de células solares, cujo desenvolvimento técnico tem sido muito maior que os restantes fabricantes de painéis solares. Isso deve-se ao facto da célula solar ser o núcleo central de todo o processo de aproveitamento da luz solar. Ou seja, é muito importante que se desenvolvam as células de forma a aumentar a capacidade de geração de energia por metro quadrado. Assim, o módulo de painéis solares mais eficiente do mercado é também o Soitec & Fraunhofer, com um nível de eficiência de 36,7%, se bem que, mais uma vez, estes módulos não são utilizados no mercado residencial apesar do preço mais baixo devido à menor eficiência.

 

Quais são os melhores e disponíveis no mercado residencial?

Assim, o recorde comercial dos painéis solares no mercado residencial é o da Sun Power, com cerca de 21,5% de eficiência. Por sua vez, a Q-Cell lidera na categoria dos módulos de película fina, que são o modelo mais usado no mercado residencial. Estes painéis apresentam resultados de 17,4% de eficiência energética.

Assim, tendo em conta esta informação, a sua escolha pelos painéis ou células fotovoltaicas a instalar na sua habitação deve obedecer a um determinado número de variáveis, não se focando apenas num. O melhor é pedir ajuda especializada, de preferência a uma empresa instaladora da sua zona, que o ajude a calcular a melhor métrica para a escolha do módulo solar. Tenha também em conta quais são os modelos mais utilizados e estude as suas características.

 

Instalação

A instalação dos painéis fotovoltaicos é um processo muito específico que deve ser efetuado por técnicos especializados. Caso contrário, corre o risco dos módulos ficarem mal instalados, absorvendo menos energia que as suas potencialidades e levando-o a incorrer em custos desnecessários, diminuindo o seu orçamento pessoal em vez de fazer precisamente o contrário.

No final, faça sobretudo uma escolha sensata e razoável, também de acordo com as suas possibilidades.

Para que possa fazer a instalação deste tipo de painéis em sua casa, saiba que na Zaask encontra os melhores profissionais para lhe tratarem do assunto.