Como escolher o nome para uma empresa

A designação da sua marca é um pilar crucial da identidade da mesma, será o cartão de visita verbal da sua empresa e a base das primeiras impressões que serão formadas por parte dos seus clientes. Uma má escolha de nome pode deitar por terra um óptimo projeto (imagine uma marca alimentar cujo nome lembre uma marca de gasolina já existente, pouco apelativo certo?), por isso neste artigo explicamos-lhe, passo a passo, como escolher o nome para uma empresa.

1. Reflita sobre o que pretende para sua marca
Defina a estratégia para a sua marca começando por responder a algumas questões a si mesmo:

• O que pretende designar : uma empresa nova ou uma integrante de um grupo? Precisa de uma ligação verbal a esse grupo ou terá de ser independente?
• O que quer que o seu produto/serviço comunique? O traço principal da sua marca (ex: agilidade, rapidez, eficiência) pode ser uma boa base para a definição do seu nome;
• O que o diferencia dos restantes? Identificar os seus pontos chave é meio caminho andado para direcionar a nomeação da sua marca para uma designação distintiva.

2. Analise o seu mercado
Pesquise sobre contexto do mercado, competidores e consumidores. Conhecer o mercado, suas lacunas e oportunidades ajuda-lo-á a identificar um nome mais intuitivo e eficaz. Da mesma forma, conhecer os seus competidores facilitar-lhe-á a identificação de designações saturadas no mercado, das quais deverá fugir. Segmentar o seu público-alvo, conhecer a faixa etária, tipo de comportamentos de consumo etc., ajuda-lo-á a posicionar-se e identificar um nome que seja apelativo ao mesmo.

3. Reflita sobre a aplicação da marca
Onde será o nome usado: websites, brochuras, encomendas telefónicas? Imaginar as condicionantes de cada uma destas situações pode limitar o tipo de nome que procura (ex.: website por constrangimento de domínio, encomendas telefónicas pela dificuldade de pronunciação). Uma importante questão a ter em conta é a implementação internacional da sua marca, pretende expandi-la agora ou no futuro? Preocupe-se com significados que a sua marca possa ter noutras línguas, para num outro país não comunicar algo totalmente oposto ao que deseja. Se não tem orçamento para contratar uma análise linguistica gobal, tente fazer você a pesquisa.

4. Saiba identificar categorias de nomes
Antes de começar a gerar nomes o primeiro passo é conhecer as tipologias de nomes existentes, para enquadrar a sua estratégia de criação de nomes no âmbito da categoria que melhor se enquadre:

a) Acrónimos: abreviaturas criadas com as primeiras letras de nomes ou frases (ex.:TMN = Telecomunicações Móveis Nacionais);
b) Amálgamas: junção de partes de palavras numa nova (ex.: Proalimentar);
c) Aliterações e Rimas: designações com sonoridades interessantes que contribuem para uma maior memorização (ex.: petitpatapom);
d) Apropriações: aplicação de uma ideia de outro conceito à marca: (ex. Marca de vestuário Caterpillar = robustez de construção);
e) Descritivos: menção claramente referencial ao produto/serviço facultado: (ex.: Companhia das Sandes);
f) Fraseologias: usam uma frase para compor a identidade (Ex.: Restaurante Great American Disaster);
g) Evocações: Remetem para uma imagem clara do beneficio da marca, (Ex.: marca de de guardanapos renova);
h) Designações de fundadores: recorrem ao nome do fundador da empresa ou da sua família (ex.: “Grupo Jerónimo Martins”);
i) Geográficas: remetem para a localização geográfica da origem da marca (ex.: Pêra Rocha do Oeste);
j) Humorísticas: recorrem ao humor para a sua composição: (ex.: Marca de bebidas B!)
k) Ingredientes: usa os ingredientes do produto como base da sua criação, muito usada quer na industria farmcêutica e no grande consumo (ex.: Dourovo)
l) Fusões: habitualmente decorrentes de fusões corporativas (ex.: nokiasiemens networks)
m) Alcunhas: recorrem a alcunhas do fundador (Ex.:Adidas = Adolf (Adi) Dassler)
n) Neologismos: compostas por novas palavras (Ex.: Kodak)
o) Números: recorrem a numerous na designação (Ex.: Chip7)
p) Onomatopeias: recorrem a um som associado à função do produto ou serviço (Ex.: Twitter , Twit = barulho feito por um pardal)
q) Personificações: Criação de um personagem ou recurso a um já existente: (Ex.: bebida energética Monster)
r) Sugestivos: como os descritivos, os sugestivos remetem caracteristicas e beneficios dos bens e serviços fornecidos (ex. SuperCola3)
s) Jogo de palavras: combinação de 2 ou mais palavras ou morfemas numa nova palavra (Ex.: Pinterest = Pin + Interest/Interesse).

5. Gere ideias livremente para a sua marca
Junte algumas pessoas para gerar nomes consigo, de forma livre e sem restrições, e escreva os nomes num quadro visualmente acessível a todos. O objectivo é ter uma lista abrangente para posteriormente selecionar os nomes mais promissores.

6. Crie seleções e obtenha o nome final
Selecione um conjunto de 10-20 melhores nomes com base no seu apelo, durabilidade face a alterações de mercado, expansão geográfica ou extensões da marca (se aplicável). De seguida avalie-os, usando uma escala de avaliação de 1 (fraco) a 5 (forte), de acordo com as características abaixo:

• Distintividade
• Mensagem
• Construção (se está de acordo com as convenções de nomes da indústria)
• Sonoridade
• Pronúncia
• Tom
• Aparência
• Comprimento (nomes com 5-6 caracteres são mais fáceis de recordar, o que pode ser importante em determinados mercados)
• Disponibilidade de domínio online
• Ausência de conflitos ao nível do registo da marca

Com base nesta avaliação obtenha os 5 nomes mais eficazes e, destes 5, escolha o nome mais relevante com base na sua capacidade de:

• Envolver os seus clientes emocionalmente
• Ser fácil de reter em memória
• Identificar que tipo de produto ou serviço faculta
• Diferenciá-lo dos seus competidores
• Posicioná-lo como a solução que o seu cliente necessita ou deseja
• Cativar a curiosidade e interesse da sua marca
• Ajudar os seus clientes a recordar a sua marca

7. Crie e teste maquetes da identidade corporativa
Teste a viabilidade da marca criando um logótipo, folheto, cartão de visita e embalagens (se aplicável). Se estiver indeciso entre duas opções e possuir orçamento para tal, peça a criação de materiais para as duas marcas diferentes e decida com base na aplicação final.

Agora só falta chegar ao nome ideal da sua empresa e começar o seu próprio projeto!

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