As 10 melhores aplicações para 2018

Com mais de 2 milhões de aplicações disponíveis na App Store da Apple e na Google Play do Android, por vezes é difícil encontrar ferramentas verdadeiramente úteis ou jogos divertidos para jogar. E sem grandes aplicações, o iPhone X de 1179€ que acabou de comprar é tão bom quanto um pisa-papéis com desenhos artísticos.

Então, como pode encontrar as melhores aplicações para o smartphone? Durante todo ano a Time procurou e testou novas aplicações. Aqui estão algumas das favoritas, uma combinação das melhores aplicações lançadas em 2017 e aplicações que foram melhoradas (e bem) durante os últimos 12 meses. Saiba também os 10 melhores gadgets para 2018.

10. Focalmark

aplicações

Com a passagem da ordem cronológica do Instagram para um feed baseado em algoritmos, as hashtags das fotos tornaram-se ainda mais importantes para obter exposição e criar uma audiência.

Procure por Focalmark, uma aplicação que lhe permite descrever as suas imagens (viagem, paisagem, vida selvagem, etc.) e obter as hashtags perfeitas para cada post. É uma maneira fácil de fazer com que as suas fotos do Instagram alcancem mais pessoas e, consequentemente, acumulem gostos.

9. Google Maps

aplicações

Qual a razão de colocar o Google Maps numa lista de melhores aplicações em 2017? Como o gigante da pesquisa continua a adicionar novos recursos úteis, como a melhor hora para ir de viagem, informações sobre o estacionamento perto do seu local de destino e a inclinação ou declínio de uma viagem de bicicleta.

Provavelmente já tem o Google Maps no telemóvel, mas vale a pena estar sempre atento às novas actualizações desta aplicação, pois podem ser muito úteis.

8. Airbnb

aplicações

Início de ano é sinónimo de viagens para muita gente e, se ainda não reservou um lugarzinho para se hospedar na sua próxima aventura, a dica é usar o Airbnb e aproveitar para economizar um pouco!

O serviço já se espalhou por várias cidades e países, o que torna a missão de encontrar uma casa partilhada (ou até alugar um espaço sem companhia por alguns dias) ainda mais interessante. Também pode aproveitar para alugar o seu apartamento e ganhar uns trocos como anfitrião!

7. Hidden Folks

aplicações

Os jogos de telemóvel tendem a ser construídos com níveis curtos e rápidos para quem está na fila do supermercado ou em transportes públicos. Não é assim com Hidden Folks, um jogo feito de forma maravilhosa do género Where’s Waldo para a era digital.

O jogo, cujo objectivo é encontrar a personagem escondida, recompensa o jogador com longos períodos de pesquisa em que, provavelmente, o desafio é não distrair-se com a arte maravilhosa ao longo do jogo.

6. FaceApp

aplicações

Se há um género de aplicação que não falta, é o de edição de fotografias, mas o FaceApp entra na nossa lista de aplicações pelo facto de fazer com que os usuários apliquem filtros que alterem a sua idade, género e recursos faciais. O FaceApp tem milhões de filtros para brincar, semelhante aos filtros do Snapchat, e tornou-se popular no início de 2017.

Depois de a empresa ter entrado num conflito devido a um filtro que mudava o tom de pele dos usuários denominado “hot”, o CEO pediu desculpas e disse que resolveria o problema o mais rápido possível.

5. DriveNow

aplicações

Às vezes, mesmo tendo um carro estacionado à porta, gostaríamos de ter um carro disponível só para uma parte do trajecto. A DriveNow opera apenas em Lisboa no que toca a Portugal, oferecendo aluguer de carros por um curto prazo e tendo como base uma ideia de pegar e largar. Encontra um carro estacionado perto de si com a aplicação, desbloqueia-o e desfruta da viagem.

Então, quando tiver terminado, simplesmente estaciona em qualquer lugar da “área de operação” em torno da sua cidade. É perfeito para os urbanos que só precisam de um carro de vez em quando.

4. Adobe Lightroom CC

aplicações

Há uma grande quantidade de aplicações de edição de fotografia móvel como referimos há pouco, mas poucos possuem a experiência que a Adobe nos oferece.

A versão mais recente da aplicação Lightroom da empresa conseguiu disponibilizar quase todos os recursos da versão desktop na aplicação móvel para ajudar a tornar as suas fotos dignas da sua página do Instagram. Para usar determinados recursos precisará de pagar uma assinatura.

3. Super Mario Run

aplicações

O primeiro grande salto de Mario em smartphones foi um sucesso com os fãs, com uma jogabilidade simples mas ainda assim viciante e familiar para muitos jogadores. O run-and-jumper não não foi o grande jogo Mario que alguns esperavam, mas a Nintendo prometeu trazer mais aplicações jogáveis, incluindo o recentemente lançado Animal Crossing: Pocket Camp.

Tendo tudo dito, a decisão da Nintendo de começar a levar o mundo móvel mais a sério é um bom sinal para os jogadores em todos os lugares.

2. Signal

aplicações

Com um novo hack nas notícias quase todas as semanas, vale a pena levar algum tempo para reforçar a sua segurança digital. Uma aplicação de topo para fazer isso é a Signal, uma aplicação de mensagens encriptadas criada tendo em mente a privacidade dos usuários, que ajuda a manter os seus textos protegidos de pessoas curiosas.

Para usar o máximo de benefícios da aplicação terá de fazer com que os seus amigos usem a aplicação também, mas vale a pena colocar um prémio na privacidade.

1. HQ Trivia

aplicações

As aplicações Trivia têm sido um dos principais recursos do mundo dos jogos móveis. Mas HQ Trivia aumentou as expectativas, oferecendo um género de jogos Trivia diferente – Jeopardy! – que em determinados momentos do dia há jogos em tempo real, com milhares de jogadores, que têm como prémio dinheiro real (o aplicativo envia uma notificação antes que seja hora de um novo jogo). Ainda é cedo, mas parece ser um sinal do caminho que os jogos levarão futuramente.

Para terminar, se tem alguma ideia para uma aplicação que acha que poderá estar numa lista deste tipo, como “As 10 melhores aplicações para 2019”, quem sabe, não fique à espera, arrisque!