fotografia corporativa

Quanto custa uma sessão de fotografia corporativa?

fotografia corporativa

O custo médio para um fotógrafo corporativo é de 250€. É provável que gaste entre 100€ e 400€ no total. O preço exacto pode variar dependendo da sua área e detalhes do projecto.

Factores de preço de uma sessão de fotografia corporativa

A fotografia corporativa é usada para fins de vendas, branding e marketing. Os fotógrafos trabalham fora dos próprios estúdios, nos locais de negócio dos seus clientes, ao ar livre ou em outros locais. As empresas usam a fotografia para fins editoriais, propaganda de impressão ou catálogo, publicidade online, sites, grandes displays (para feiras comerciais) e usos comerciais internos.

Estes profissionais especializam-se em fotografar moda, jóias, alimentos, produtos, obras de arte, imóveis, arquitectura e muito mais. Os formatos de entrega de fotos incluem DVD/CD, galeria online, flash drive, álbum ou impressões físicas e provas. Os clientes podem solicitar qualquer quantidade de fotos finalizadas e editadas. Vários factores afectam o custo da fotografia comercial.

Reputação e experiência

Fotógrafos comerciais com clientes de alto perfil ou uma carreira de longa data, bem como aqueles que fotografaram campanhas publicitárias bem conhecidas, podem cobrar taxas mais altas que os fotógrafos sem a mesma reputação.

Equipamentos e despesas gerais

O custo de compra e manutenção de equipamentos fotográficos profissionais afecta as taxas de um fotógrafo comercial. Bem como o custo das deslocações (pois, na maior parte das vezes, o fotógrafo tem de ir até à empresa do cliente para realizar o serviço).

Produtos

A fotografia directa do produto (sem conjuntos complexos ou modelos) é tipicamente o tipo de fotografia comercial menos dispendioso. As sessões de fotografia geralmente são realizadas no estúdio do fotógrafo ou na localização do cliente. As taxas variam amplamente, dependendo da reputação e sobrecarga do fotógrafo.

Preço por projecto

Algumas fotografias comerciais exigem modelos ao vivo ou outros elementos que normalmente custam mais do que a fotografia de produtos básicos. O número de fotos finais solicitadas, os modelos utilizados, as despesas de viagem, as taxas de retoque e as especificações podem aumentar os preços.

Taxas de dia

Alguns fotógrafos comerciais cobram taxas de meio ou dia inteiro por seus serviços. Este tipo de estrutura de preços funciona bem para a fotografia de eventos, bem como para fotografia de produtos.