Como Fotografar Objectos em Movimento

Como Fotografar Objectos em Movimento

Quando o objectivo é fotografar objectos em movimento, é fundamental dominar correctamente a técnica, de forma a dar o efeito pretendido à nossa imagem, caso contrário, o resultado serão sempre imagens arrastadas ou tremidas de forma um pouco aleatória.

Para perceber como deve fotografar objectos em movimento de forma correcta, primeiro devemos decidir que tipo de imagem pretendemos e como pretendemos que esse objecto fique representado na imagem estática, aplicando depois a técnica correcta para fotografar objectos em movimento. Para isso, veremos de que opções dispomos quando pretendemos fotografar objectos em movimento:

Efeito de imagem arrastada

Como Fotografar Objectos em Movimento

Criar o efeito de arrastamento na imagem (não confundir com fotos tremidas) ao fotografar objectos em movimento, prende-se essencialmente com a velocidade do obturador, ou seja, quanto mais lenta for a velocidade do obturador relativamente à velocidade do objecto fotografado, maior será o efeito de “arrastamento” presente na imagem. Este rasto criado na imagem, nem sempre fácil de controlar em termos estéticos, poderá ser ideal em certos tipos de fotografia, como por exemplo, quando fotografamos dança, de forma a dar maior ênfase à plasticidade do movimento.

Efeito de imagem congelada

Como Fotografar Objectos em Movimento

Em oposição à imagem arrastada, o efeito de congelamento da imagem é predominantemente mais objectivo e menos plástico, já que mostra, de forma mais perfeita e formal, os detalhes do objecto representado, sendo, por isso, bastante usado no fotojornalismo. De forma a conseguirmos fotografar objectos em movimento desta forma, deveremos seguir o processo inverso ao do arrastamento no uso do obturador, ou seja, quando usamos uma velocidade do obturador suficientemente alta, congelamos a imagem por completo.

Efeito de panning

Como Fotografar Objectos em Movimento

Em alternativa aos dois processos para fotografar objectos em movimento já demonstrados, temos um terceiro menos usado mas que proporciona um resultado alternativo: o chamado efeito “panning”. Esta técnica consiste em usar uma velocidade de obturador relativamente baixa, fotografando o objecto e acompanhando-o com a câmara no seu movimento. O resultado será que o objecto ficará congelado e nítido, destacando-se do fundo que ficará a arrastado. O efeito panning, por ser uma combinação dos dois anteriores, transmite a sensação de movimento à imagem, mantendo a informação visual presente no objecto intacta.

Já tem as dicas básicas para se aventurar a fotografar objectos em movimento. Agora, só tem de começar. Se precisar de um profissional para o seu projecto, encontra os fotógrafos mais indicados para si através da Zaask.