3 funções da sua câmara reflex / DSLR que você provavelmente desconhecia

As modernas reflex digital possuem uma panóplia de recursos e funções bastante variada. O número de opções e configurações é de tal forma elevado que muitas vezes recursos úteis acabam perdidos no meio dos menus da própria câmara sem darmos sequer por eles. Hoje mostramos-lhe três funções da sua reflex que provavelmente desconhecia.

 

1. Bracketing

O bracketing é uma função disponível em quase todas as DSLR que permite tirar 3 a 5 fotos em sucessão, com diferentes valores de exposição.
Este recurso é habitualmente usado pelos fotógrafos nas situações em que as condições de luz sejam difíceis de medir e a resposta tenha que ser imediata. Ficando com 3 a 5 fotos com variações na exposição, o fotografo poderá então selecionar posteriormente a que mais lhe agradar e garantir a exposição perfeita.
Outra situação em que o uso do bracketing se revela útil são as ocasiões em que são necessárias várias imagens com exposições múltiplas, como por exemplo, para posterior edição numa imagem em HDR.


2. Picture Styles / Picture Control

A função Picture Style (canon) ou Picture Control (nikon) permite-lhe definir parâmetros e ajustes vários (p.ex: contraste, saturação, brilho, nitidez, etc) que serão aplicados no ficheiro JPEG da imagem final. Tem também um conjunto de pré-definições para diversas situações (ex: maior vividez, monocrómatico, neutro, etc).
Note que os parâmetros definidos pelo Picture Style / Picture Control não se aplicam ao ficheiro RAW da imagem, apenas ao JPEG.

Se tem duvidas sobre as diferenças entre ficheiros RAW e Jpeg veja o nosso artigo sobre o assunto aqui.

3. Dupla / Múltipla exposição

A função de dupla / múltipla exposição permite-lhe captar duas imagens sobrepostas numa mesma fotografia. A câmara compensará a exposição das várias imagens e fará a consequente sobreposição das mesmas. Esta técnica, quando bem executada, permite resultados realmente surpreendentes e criativos. Originalmente, no filme, esta técnica conseguia-se expondo duas vezes o filme fotográfo sem o normal avanço do mesmo. Posteriormente, tornou-se possível simular essa sobreposição em programas de edição, como por exemplo, o Photoshop.

Estes três simples recursos, comuns em quase todas as DSRL mas muitas vezes desconhecidos ou relegados para segundo plano, poderão contribuir bastante para a sua destreza enquanto fotógrafo.

Precisa de um profissional para um evento especial? Na Zaask encontra fotógrafos profissionais para si.