fotógrafo freelancer

Como ser fotógrafo freelancer

Entrar no mundo da fotografia profissional é o sonho de muitos fotógrafos amadores. Contudo, é cada vez mais complicado fazê-lo com sucesso. Umas das portas de entrada mais comum é através duma carreira como fotógrafo freelancer.

Hoje deixamos-lhe algumas dicas e questões a ter em conta quando decidir dar o passo para encetar a sua carreira de fotógrafo freelancer.

  1. Tenha uma base técnica de forma consistente, se possível com uma formação de médio/longo prazo e não apenas online. A aparente acessibilidade técnica da fotografia digital à primeira vista, bem como a enorme quantidade de informação online nos dias de hoje, pode dar a sensação errada ao iniciante de que o domínio técnico consistente da fotografia não é tão importante ou complexo como já foi anteriormente. No entanto, para se dedicar à carreira de fotógrafo freelancer é importante procurar uma formação de base sólida e adquirir conhecimentos técnicos e estéticos sólidos, que serão a base tudo o resto.
  2. Invista no equipamento que necessita de forma consciente e pensada. Não vá a correr gastar todo o seu orçamento numa câmara nova, pois um fotógrafo profissional precisa de muito mais do que apenas uma câmara e uma objectiva. Tenha em conta os custos do equipamento necessário para o tipo de fotografia que pensa fazer enquanto fotógrafo freelancer: tripés, flashs, equipamento de estúdio ou de transporte, bem como software e hardware para edição e arquivamento das imagens. Também será mais sensato investir a maior fatia do seu orçamento em objectivas de qualidade em vez de uma câmara fotográfica mais cara, já que esta tornar-se-á ultrapassada tecnologicamente bastante mais depressa comparativamente com as lentes.
  3. Construa o seu portfólio de forma cuidada. Um portfólio bem feito é fundamental para conseguir trabalhos em fotografia. Seleccione cuidadosamente as imagens de acordo com o tipo de cliente que pretende atingir e não se esqueça de que no que toca ao portfólio “menos é sempre mais”. Por isso, seleccione apenas as suas melhores fotos e as que sejam enquadráveis no âmbito do tipo de trabalho que pretende realizar enquanto fotógrafo freelancer. Veja na Zaask como fazer um portfolio fotográfico.
  4. Tente fazer o máximo de contactos e promoção possível para a sua carreira de fotógrafo freelancer. A eficiente promoção do seu trabalho, bem com um bom website online, poderão fazer muita diferença quando tentar angariar os seus primeiros clientes. Comece por oferecer os seus serviços a familiares e amigos de forma a ganhar experiência, bem como a melhorar o seu portfólio.
  5. Estabeleça os preços de acordo com as suas necessidades e gastos. Investigue os preços da concorrência e não se esqueça que estes variam muito consoante a zona e o tipo de fotografia em que opera. Quando estabelecer o preço que vai cobrar enquanto fotógrafo freelancer, tenha em conta os seus gastos de equipamento, formação, horas extra de pós-produção, deslocações, etc. Caso não tenha em conta todos os gastos ao fazer a sua orçamentação, a longo prazo vai acabar por perder dinheiro em vez de ganhar. Construa a sua carreira de fotógrafo freelancer de forma financeiramente sustentável desde o início.

Se, no entanto, necessitar de um serviço profissional em breve, encontre na Zaask os fotógrafos mais adequados para o realizar.

A entrada no competitivo mercado da fotografia profissional pode ser bastante complicada de início, mas nada é impossível com a abordagem certa e, sobretudo, muito empenho.

Aposte na sua formação e inicie a sua carreira enquanto fotógrafo freelancer com aulas de fotografia. Encontre o que procure através da Zaask.