freelance

6 erros financeiros que deve evitar no trabalho em regime freelance

O trabalho em regime freelance permite liberdade e flexibilidade para trabalhar quando quer e onde quer, mas exige rigor e disciplina na mesma medida.

Profissionais neste regime têm associados um conjunto de responsabilidades e deveres a cumprir, nomeadamente deveres fiscais. Seja na organização do trabalho, para que todos os prazos sejam cumpridos, seja no planeamento financeiro, necessário para manter as finanças pessoais equilibradas, é importante definir objetivos e orçamentos.

freelance   

Neste artigo damos a conhecer 6 erros a que deve prestar atenção se é ou pretende trabalhar como freelancer:

1. Não tirar um dia por mês para organizar as contas

Dominar as finanças é fundamental para quem trabalha em regime freelance. É muito fácil perder o controlo entre todos o prazos e obrigações. Assim, aconselhamos a que tire um dia ou um determinado tempo na sua agenda para rever todos os custos e todas as receitas que teve.

Ao ter esta rotina vai, não só, fazer uma gestão mais eficiente do seu dinheiro como vai perceber quais são os orçamentos mais justos para o seu trabalho.  

Existem várias ferramentas de gestão do orçamento no mercado, como o Boonzi, uma óptima ajuda na gestão financeira de freelancers. Trata-se de um software que permite ver todos os movimentos em detalhe, com um “copy/paste” a partir do extracto bancário, como também os categoriza e dá previsão de quanto dinheiro terá no dia x, por exemplo.

Por outro lado, pode contar também com serviços de contabilidade para ajudar a organizar as contas da sua empresa unipessoal ou colectiva.

2. Dar o dinheiro como garantido

Uma regra de ouro que deve ter em conta é que o orçamento não pode ser gerido como o de uma pessoa que recebe um ordenado todos os meses. Existe um equilíbrio entre os meses de maiores e menores rendimentos que deve ser tido em conta. Assim, evite a todo o custo a utilização de cartões de créditos ou créditos pessoais, bem como compras a prestações. Se já possui vários créditos considere juntar todos em apenas um, com uma taxa mais baixa e em apenas uma prestação.

3. Não planear as finanças a, pelo menos, 3 meses

Para além do controlo rigoroso das finanças, é necessário que exista planeamento a médio prazo, também ele rigoroso. Quando não se tem um rendimento regular, a necessidade de ter um orçamento previsto para um prazo maior é ainda mais premente. Assim, garanta que as suas despesas estão cobertas por um prazo mínimo de três meses. Desta forma, não só trabalhará sem o sufoco de saber se terá como pagar as suas despesas no mês seguinte, como terá tempo para encontrar uma alternativa em caso de emergência como, por exemplo, perder um cliente importante.

4. Ignorar custos fixos nos orçamentos freelance

Existem custos escondidos que vão além das horas de trabalho e que devem ser considerados num orçamento. Apesar de poder trabalhar onde quiser e quando quiser, se trabalha em regime freelance não se esqueça que também paga impostos, consome electricidade e que tem custos associados à sua área, nomeadamente a compra de software específico para o desempenho de um determinada tarefa.

Assim, deverá ter a noção que se fizer um orçamento que não considere estes custos estará a perder dinheiro.

freelance

5. Não ter uma poupança

Este é um erro muito comum em toda a população, mas torna-se especialmente grave no caso de quem trabalha em regime freelance devido à natureza instável deste tipo de trabalho. Uma vez que não há um rendimento regular, é necessário garantir que tem um fundo de emergência caso aconteçam imprevistos, como é o caso de uma doença que impeça que o trabalho seja concretizado

Neste caso, pode ser considerada ainda a subscrição de um seguro para trabalhadores independentes, que dependendo da seguradora pode dar proteção no caso de acidentes de trabalho, acidentes pessoais ou proteção jurídica, entre outras coberturas. Este é um custo anual adicional que trará benefícios, pois no caso de um imprevisto poderá mesmo evitar que mexa na sua poupança.

6. Falhar no pagamento dos impostos

Este erro pode parecer muito óbvio, contudo é muito recorrente e é de extrema importância não nos esquecermos dele. Um atraso no pagamento dos impostos pode implicar custos adicionais que vão desequilibrar todo o orçamento. Assim, calendarize as datas dos pagamentos que deve fazer e previna o aparecimento de multas ou juros de mora.

Gerir o orçamento e fazer um correcto planeamento é de extrema importância para quem trabalha em regime freelance. Por isso, não deixe para depois: faça um plano de acção para as suas finanças e viva uma vida mais descansada.