As vantagens de criar um blogue

Saiba aqui as vantagens de criar um blogue

É uma ferramenta popular, uma forma de comunicar e de se dar a conhecer ao mundo, virtual ou real! Criar um blogue é fácil. Não importa a plataforma, pois a forma como o usa e actualiza constantemente é que é importante e requer persistência, disciplina e até estratégia. Afinal, com uma boa estratégia de marketing, é possível fazer negócio, ganhar dinheiro ou conseguir emprego através de um blogue.

Os benefícios podem ser incalculáveis, mas a Zaask explica algumas das vantagens de criar um blogue.

Identidade online

Cada vez mais personalidades de diferentes áreas sociais – académicos, políticos, economistas, artistas – têm um blogue para divulgar as suas opiniões. Há quem tenha publicado livros a partir do seu blogue ou blogues que inspiraram filmes. Efectivamente, uma das grandes vantagens de criar um blogue é que estes são opinativos, por isso, permitem-lhe que construa uma identidade online, ou seja, vai ter de pensar em si como uma marca. Uma personagem.

Revelar-se ao mundo

Se o seu blogue tem um conteúdo útil, rapidamente se tornará conhecido pelas pessoas do mesmo ramo que pesquisam determinados interesses ou serviços no Google. Desse modo, a divulgação pode ser quase imediata. O blogue pode abrir portas e janelas de oportunidades. Irá conhecer pessoas novas, especialistas na mesma área e isso permitir-lhe-á criar uma nova e estratégica rede de contactos. Conheça a sua concorrência. Faça novos amigos. Um conselho: deixe comentários pertinentes em blogues que discutem o mesmo tema que o seu. E conquiste-lhes a confiança.

Currículo mais completo

Outra das grandes vantagens de criar um blogue é poder ter um currículo muito mais completo. Não se resume a poucas páginas, não tem de ser sintético, logo, é muito mais do que uma simples descrição das suas competências. Se procura emprego, se quer mudar de vida ou simplesmente experimentar novos caminhos, o blogue também pode ajudá-lo.

Bastará uma rápida pesquisa no Google para a sua existência online ser encontrada. Portanto, ao construir e gerir o seu blogue, pense que se está a apresentar e a divulgar ao mundo. Aposte na criatividade, como em qualquer negócio. Seja único e diferente, pois só lhe dará vantagens.

Vantagens de criar um blogue: Marketing

Deve gerir o seu blogue pensando sempre no marketing. Seja estratégico na construção da sua imagem/personagem. E, em primeiro lugar, preocupe-se com a sua credibilidade. Deve pensar no blogue como uma ferramenta. Pode ser o meio de divulgação da sua opinião ou do seu negócio, por isso, deve geri-lo de forma subtil: não se tente promover/vender de forma impositiva e persistente. Aja com naturalidade.

Outra das grandes vantagens de criar um blogue é que este deve e pode apresentar-se como uma fonte de resolução de problemas: facilitador e solidário. Se a sua intenção é criar ou divulgar um negócio, saiba que o blogue não deve resumir-se a esse objectivo. Procure sempre criar um conteúdo de qualidade, criativo e cativante, para despertar o interesse dos leitores. Se conquistar seguidores, ganhar dinheiro pode deixar de ser um sonho para passar a ser realidade.

Criatividade e sabedoria

Para manter um blogue é necessário ter ideias. É essencial ser criativo. Vai ter de actualizar a sua obra com bastante regularidade se quer manter a atenção dos seus seguidores e conquistar mais ainda. Esta necessidade de se inspirar constantemente vai exigir-lhe empenho. Vai obrigá-lo a ler e a escrever mais. No fundo, vai forçá-lo a estudar. Por isso, outra das vantagens de criar um blogue pessoal ou profissional é que vai ganhar criatividade e sabedoria com a sua manutenção.

Dicas para um blogue de sucesso

Quando o mundo é a concorrência, a sua criatividade terá de ser feroz para se conseguir destacar dos outros blogues. Deve escrever sobre o que sabe e sobre o mais gosta. Aliás, deve escrever com paixão para ser seguido. Não receie emitir as suas posições. Os blogues são, naturalmente, opinativos. Use as redes sociais para promover os seus posts. E interaja com os seus leitores, pedindo-lhes sugestões.

Agora que já sabe as vantagens de criar um blogue, está à espera de quê para concretizar este objectivo que anda eternamente a adiar? Se precisar de ajuda, conte com o profissionalismo dos nossos profissionais da Zaask.