cartões de memória

Os principais tipos e formatos de cartões de memória

A multiplicidade de formatos de cartão de memória pode causar algumas confusões aos iniciantes na arte de fotografar.

Por isso, deixamos-lhe aqui de forma simples e concisa quais os principiais tipos de cartões actualmente utilizados, para que saiba identificar qual o ideal para o seu dispositivo, assim como que versão do mesmo adquirir.

Cartões de memória SD – Secure Digital

cartões de memória

Aos dias de hoje, o Secure Digital Card ou simplesmente SD é o mais popular formato de cartões de memória. Tal deve-se à adopção em larga escala deste tipo de cartões de memória por parte de inúmeros fabricantes nos mais variados dispositivos, desde câmaras digitais até smartphones e tablets. Por seu turno, apresentam uma enorme versatilidade de consistência.

Sendo o mais comum, este tipo de cartões de memória é também o que possui mais variantes diferentes.

Assim, o SD é bastante leve e fino e está disponível em três tamanhos físicos:

  • SD com 24mm x 32mm
  • miniSD com 21,5mm x 20 mm
  • microSD com 15mm x 11mm

Os formatos mais pequenos são compatíveis com os slots maiores, utilizando um adaptador para o efeito.

Compatibilidade

Existem três tipos de SD que decorrem de evoluções técnicas desenvolvidas ao longo dos anos, fazendo com que os dispositivos mais antigos não sejam compatíveis com os SD mais recentes:

  • SD (Secure Digital) – Originalmente criado em 1999, possui capacidades até 2 GB, sendo compatível com todos os dispositivos que o leiam: SD, SDHC e SDXC.
  • SDHC (Secure Digital High Capacity) – Criados em 2006, os cartões de memória SDHC possuem classes mais rápidas de velocidade e atingem capacidades até 64 GB. Contudo, são apenas compatíveis com dispositivos que leiam SDHC e SDXC, sendo que os dispositivos mais antigos preparados para os SD originais não são compatíveis. Por isso, quando comprar um cartão SDHC verifique a sua compatibilidade no manual do dispositivo onde pretende utilizá-lo.
  • SDXC (Secure Digital eXtended Capacity) – Lançados em 2009, os cartões de memória SDXC atingem velocidades substancialmente maiores e possuem capacidades de armazenamento até 1 TB. Note que os cartões SDXC são apenas compatíveis com dispositivos recentes que adoptem a norma SDXC, não sendo compatíveis com os dispositivos preparados para os anteriores SD e SDHC.

Classes de velocidade dos cartões de memória SD

No que diz respeito à velocidade, os cartões SD diferenciam-se por “classes”, que podem ser facilmente verificadas através do símbolo presente no cartão.

cartões de memória

A importância da velocidade dos cartões de memória que pretende usar pode aumentar de acordo com o tipo de uso que lhe dá. Assim, por exemplo, possuir memória de alta velocidade será essencial se usar o disparo contínuo da câmara ou se quiser gravar vídeo, em HD.

Cartões de Memória CF – CompactFlash

cartões de memória

Mantendo-se ainda hoje o padrão em muitas câmaras fotográficas profissionais, os cartões de memória CF têm vindo a perder protagonismo desde as recentes evoluções do SD, pois o seu tamanho físico implica menos portabilidade, embora mais robustez.

Ao contrário da enorme variedade de tipos de cartões de memória SD´s, os Compact Flash existem apenas em dois tipos:

  • Compact Flash Tipo 1 com 36,4mm x 42,8mm x 3,3mm
  • Compact Flash Tipo 2 com 36,4 x 42,8 x 5,5mm

Algumas câmaras digitais possibilitam a utilização dos dois tipos, outras apenas um. O mais usual é, sem dúvida, o CF tipo 1.

Importa salientar que apesar de apenas existirem dois tipos distintos de CF, existem inúmeras variações em termos de capacidades e velocidades. Estando em constante evolução, hoje é possível encontrar CF´s com capacidades até 512 Mb de armazenamento.

Memory Stick e Outros

cartões de memória

Apesar do mercado ser dominado pelos cartões de memória SD, seguidos pelos cartões CF, a Sony continua a adoptar o seu tipo próprio em quase todos os seus produtos: o Memory Stick.

À semelhança do SD, este formato existe também em 3 tamanhos distintos:

  • Memory Stick com 50mm x 21,5mm x 2,8mm
  • Memory Stick Duo com 31mm x 20 mm x 1,6mm
  • Memory Stick Micro (M2) com 15mm x 12,5mm x 1,2mm

Note que as versões mais pequenas permitem usar adaptadores para que funcionem nos dispositivos compatíveis com as versões maiores.

Quantos às velocidades salientamos a série PRO, que possui cartões de memória mais rápidos e de maior capacidade, atingindo os 32 GB.

Ao longo dos anos ainda existiram outros formatos de cartões de memória, como os SmartMedia, os xD da Olympus, entre outros. No entanto, tornaram-se obsoletos, quer por limitações técnicas, quer por não terem sido adoptados pelos fabricantes.

Precisa de fotógrafos profissionais? Encontre os melhores através da Zaask.