objectivas fotográficas

Os diferentes tipos de objectivas fotográficas

Hoje vamos dizer-lhe quais são os principais tipos de objectivas fotográficas que existem no mercado.

No entanto, antes de começarmos convém fazer primeiro uma distinção entre as objectivas prime e as objectivas zoom, já que muitas vezes as objectivas zoom são confundidas com as objectivas de distâncias focais longas, nomeadamente as tele-objectivas.

Na verdade, tanto existem tele-objectivas zoom como tele-objectivas prime, pelo que o que caracteriza e distingue as objectivas prime é o facto de possuírem uma distância focal fixa, ao passo que nas objectivas zoom a distância focal é variável.

Por seu turno, as objectivas prime são geralmente mais rápidas e possuem melhor qualidade óptica, enquanto as zoom são muito mais versáteis devido à amplitude de distâncias focais que cobrem.

De qualquer forma, os consideráveis avanços técnicos em termos ópticos das principais marcas têm vindo a contribuir para o melhoramento da qualidade óptica das objectivas zoom, permitindo que estejam cada vez mais equiparada às lentes prime.

Objectivas Grandes Angulares

Estas objectivas fotográficas possuem um ângulo de visão geralmente maior que o campo de visão humano, possuindo distorções acentuadas.

São por isso indicadas para fotografar ambientes com espaço de recuo curto, assim como qualquer situação em que se queira captar uma área abrangente ou dar uma maior sensação de espaço.

Consideram-se geralmente grandes angulares as objectivas fotográficas abaixo dos 50mm, como por exemplo as 35mm ou 18mm.

Objectivas Fisheye (olho de peixe)

Designam-se comumente por olho de peixe as objectivas fotográficas grande angulares mais extremas, sendo que algumas chegam a ter distâncias focais na ordem dos 8mm.

Este tipo de objectivas fotográficas são indicadas apenas para situações muito específicas, pois chegam a ter ângulos de captação de 180 graus e possuem distorções muitíssimo acentuadas.

Objectivas fotográficas “Normais”

As objectivas fotográficas ditas “normais” tentam mostrar uma perspectiva idêntica ao campo de visão humano, sendo que geralmente andam nos 50mm e não possuem distorções acentuadas.

As lentes prime de 50mm foram e continuam a ser usadas em larga escala pelos fotógrafos, devido à sua “neutralidade de perspectiva” semelhante à visão humana, bem como devido ao seu preço relativamente baixo e elevada qualidade óptica.

Tele-Objectivas

As tele-objetivas, muito usadas em fotografia de natureza e desporto, aproximam drasticamente os objectos, reduzindo o ângulo do enquadramento e comprimindo distâncias e perspectivas, chegando a atingir distâncias focais de 400mm e até mais.

Já as teleobjectivas com distâncias focais mais curtas, na ordem dos 80 ou 100mm, são muitas vezes usadas em retrato, pois são tidas como as distâncias focais que geralmente mais favorecem o retrato do rosto humano.

Objectivas fotográficas Macro

As objectivas fotográficas macro, também designadas muitas vezes como micro, são especialmente indicadas para ampliar os objectos de pequena dimensão, mostrando-lhes todos os detalhes.

A sua distância mínima de foco é consideravelmente reduzida, sendo que o resultado são imagens altamente ampliadas. Já a sua profundidade de campo é geralmente muitíssimo reduzida.

Objectivas fotográficas Tilt-Shift

De todas as objectivas fotográficas aqui apresentadas, as Tilt-Shift são as que possuem um uso mais específico. São consideravelmente dispendiosas e permitem controlar selectivamente o foco, tornando o seu efeito absolutamente único.

São também geralmente usadas pelos fotógrafos profissionais de arquitectura, pois permitem corrigir as perspectivas opticamente através dos seus ajustes.

Precisa de fotógrafos profissionais? Encontre os melhores através da Zaask.