decorar quarto de rapaz

Como decorar um quarto de rapaz (criança)

decorar um quarto de rapazÉ mãe/pai/familiar de um rapaz e quer “dar-lhe um quarto novo”? A Zaask partilha hoje consigo algumas dicas de como decorar um quarto de rapaz. Além das medidas à divisão – em que deve contabilizar o espaço ocupado pela abertura de portas, janelas e armários e o local das tomadas eléctricas, o primeiro passo do projecto de decorar um quarto de rapaz é escolher um tema. De certeza que o seu filho tem uma actividade (desportiva ou artística), um hobbie, um filme, um livro, personagem, brincadeira ou jogo preferido. Aproveite as suas paixões para se inspirar. É também o caminho mais rápido para ele se identificar com a nova decoração.

Peça ajuda à criança em questão para decorar um quarto de rapaz. Por exemplo, diga-lhe para escolher as cores das paredes. A paleta de tons é outro passo determinante da reestruturação. Os rapazes, geralmente, preferem os azuis, laranjas, verdes, amarelos e vermelhos, mas tenha em atenção que cores fortes e escuras podem dar a sensação de encolher um espaço, por isso, se a sua divisão for pequena opte por um tom mais claro.

Consoante a personalidade e gostos da criança pode arriscar a misturar vários tons e padrões de diferentes escalas (por exemplo riscas com pequenas estrelas) que dão vida ao espaço ou, preferir cores neutras e variar nos pormenores como o edredão ou um tapete. Um dos seus principais objetivos, ao decorar um quarto de rapaz, deve ser criar um espaço harmonioso e aconchegante com detalhes que lhe estimulem a criatividade e imaginação. Se dedicar, por exemplo, uma parede a um mural com uma pintura, uma fotografia ou parede de ardósia será uma forma de personalizar a decoração e de lhe inspirar bons sonhos e aventuras!

Aspectos a ter em conta quando decorar um quarto de rapaz:

1 – Arrumação por cores e etiquetas

Os rapazes adoram jogos, legos, super-heróis, bolas… Seja prático. Isso facilitará a arrumação do quarto e ajudará a criança a tornar-se mais autónoma. Separe os brinquedos em caixas ou cestos de diferentes cores ou identificados com etiquetas sobre o seu conteúdo. Assim, ele encontrará o que quer com mais facilidade e também pode arrumar mais depressa! Nas estantes, arrume nas prateleiras debaixo os jogos e brinquedos preferidos, que ele usa quase todos os dias. E nas de cima objetos mais decorativos como livros, rádios, a televisão ou molduras.

2 – Exiba os “tesouros” deles

Os rapazes adoram fazer colecções. Podem ser cadernetas de cromos, medalhas, moedas, porta-chaves, personagens, de tudo um pouco. Devem ser exibidos como troféus. Por isso, atribua um lugar especial a esses “tesouros”. Pode ser a prateleira do topo, a cómoda ou até uma parede mas será uma forma de lhe aumentar a auto-estima e de personalizar o quarto.

3 – Crescer com eles

Todo o projeto de design, do candeeiro aos móveis, pode cingir-se a um tema. Mas se o seu objetivo for que o quarto acompanhe o desenvolvimento da criança, que muda de interesses tão rápido como cresce, aposte nos acessórios para marcar a diferença e prefira um mobiliário simples, de linhas mais modernas ou clássicas, mas que se adapte com facilidade às necessidades de cada idade e mudanças de gostos das crianças. Objetos menores e mais baratos como a roupa de cama, almofadas, tapetes, cortinas ou candeeiros são bem mais fáceis de mudar. Também pode ir restaurando alguns móveis, dê-lhes nova vida com outras cores e padrões.

4 – Um espaço multifuncional

Não esqueça que as crianças brincam, estudam, dormem, têm de se vestir e até receber amigos no mesmo quarto. Por isso, deve delimitar claramente os locais para todas essas funções. Pode encostar a cama a uma parede, por exemplo, para libertar espaço para a brincadeira ou receber “hóspedes” à noite. As estantes ou tapetes são objetos que podem ajudar nessa divisão entre trabalho e lazer.

5 – Personalize: ele é o seu rei ou o seu herói!

O quarto deve reflectir a personalidade única do seu rapaz. Celebre a individualidade de cada criança. Quando decorar o quarto de rapaz, exiba as suas paixões como o futebol, o karaté, a música, um filme ou um super-herói como se de uma exposição se tratasse. Faça-o sentir-se especial usando o seu nome na decoração, pintado numa parede ou na porta, grandes letras numa prateleira ou usando as suas iniciais num cobertor, almofada, pufe ou na cadeira onde estuda. Outra forma fácil de personalizar o quarto é usando diversas fotografias dele e da família em atividades que fazem juntos, por exemplo. Também pode colocar um gráfico de crescimento.

6 – Quando há irmãos

Se a criança tiver de partilhar o quarto com um irmão, escolha um tema que ambos gostem, mas dedique sempre uma parte da divisão a cada um, ainda que só a cama. Escolha cores neutras e móveis simples de modo a que sejam os pormenores como as colchas, almofadas, candeeiros ou até as secretárias a marcarem a diferença. Deixe-os participar na escolha desses elementos. Tente dividir o espaço equitativamente entre eles, das prateleiras às gavetas da cómoda. Separe entre zonas comuns e pessoais.

Estas são apenas algumas coisas que pode fazer para decorar um quarto de rapaz, enquanto criança, mas existem muito mais ideias que pode tentar aplicar, consoante o seu gosto. Se tem a visão mas não tem muito jeito para decoração, pode contar com a Zaask, onde encontrará os melhores decoradores aos melhores preços.

Na Zaask estamos aqui para si!