criar um blog

Como Criar um Blog – Passos Essenciais!

criar um blogNos dias de hoje, os blogs representam parte fundamental da web, assumindo várias formas e tipos de conteúdo, sendo pessoais, organizacionais ou sobre alguma temática específica, constituem-se como ferramenta essencial de divulgação e partilha de conhecimentos. É portanto, também essencial, actualmente, que saibamos como criar um blog, para qualquer um dos efeitos mencionados.

Como tal, neste artigo veremos o básico no processo de criar um blog para que possa iniciar-se no mundo da blogosfera, quer seja como instrumento de divulgação comercial ou organizacional, quer seja como instrumento de expressão pessoal. Se quiser ver um projecto já implementado só tem de visitar o blog da Zaask e ler alguns dos muitos artigos que já publicámos.

1. Defina o tema do seu blog

O primeiro passo para se criar um blog é definir sobre que assunto irá escrever. Seja específico e procure temas que realmente sejam apelativos para si. Escrever sobre temáticas que o apaixonam é fundamental, não só porque será geralmente sobre estas que terá mais para dizer, mas também, para que não perca a vontade de escrever regularmente, factor essencial no sucesso de um blog. Procure ser consistente e objectivo, mantenha-se fiel ao propósito que definiu para o seu blog.

2. Escolha entre um serviço gratuito ou um alojamento e domínio próprios

Depois de ter uma ideia sobre o tipo de conteúdos que pretende publicar ao criar um blog, o passo seguinte será optar pelo tipo de serviço e plataforma a utilizar, nomeadamente, se vai usar um serviço de alojamento gratuito ao criar um blog ou se vai antes alojá-lo você mesmo.

Serviço Gratuito – A opção pelo serviço gratuito de alojamento é substancialmente mais fácil mas também muito mais limitativa. Basta fazer um simples registo online num dos muitos serviços de blogging gratuitos existentes para que possa começar a postar imediatamente.

Entre os muitos serviços gratuitos para criar um blog, destacamos os seguintes pela sua notoriedade:

Tenha em especial atenção que quando cria um blog num alojamento gratuito, o site propriamente dito não lhe pertence efectivamente, esta limitação poderá tornar-se especialmente relevante quando quiser rentabilizar o seu blog com publicidade ou migrar para outro tipo de plataforma. Existem também visíveis limitações quanto à configuração e personalização do aspecto do seu blog quando opta por um destes práticos serviços. O domínio do seu blog terá sempre também uma extensão associada ao serviço que está a usar.criar um blog

Alojamento e Domínio Próprios – Optar por um alojamento e domínio próprios, além dos custos envolvidos, tem também a desvantagem de requerer alguns conhecimentos por parte do utilizador na configuração dos mesmos. Se pretende criar um blog “profissional” esta é claramente a opção indicada, poderá configurar de forma mais profunda o blog, tendo mais opções de personalização, escolhendo entre uma variedade imensa de temas gratuitos ou pagos, usando plug-ins com funções específicas, etc.

Tem também a vantagem de passar a ser efectivamente o seu site, com o seu domínio, podendo assim tentar rentabilizá-lo com publicidade associada.

3. Promoção e Redes Sociais

Quando tiver o seu blog configurado e estiver a escrever activa e regularmente no mesmo, é altura de promovê-lo nas redes sociais. Estas possuem, nos dias de hoje, um papel determinante no sucesso da maioria dos blogs, pois criar uma “extensão” do mesmo nas redes sociais é um aspecto fundamental na captação de novos leitores. Não deixe de promover o seu blog activamente e interaja com os seus seguidores o mais possível.

Agora pegue nestas instruções e dicas e inicie-se na arte de criar um blog. Escreva sobre o que lhe dá prazer, crie conteúdos interessantes e relevantes e entre com o pé direito na blogosfera. Se precisar de ajuda com o design do seu projecto, fale com a Zaask, onde encontrará os melhores profissionais de web design.