Produção de conteúdos

Produção de conteúdos vs gestão de redes sociais: descubra as diferenças

Não é fácil manter uma boa ligação com os consumidores ou consumidoras do nosso produto. Hoje em dia é cada vez mais fácil abrir uma empresa. Como tal, a concorrência é também cada vez maior e mais heterogénea e têm que se arranjar boas técnicas para que o negócio prospere e tenha sucesso.

O marketing, especialmente o digital, é um dos meios mais económicos e eficientes de chamar à atenção do público, de converter esse público em clientes e de fidelizar. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através da produção de conteúdos de qualidade e de uma gestão eficiente das redes sociais da marca.

Produção de conteúdos: o que é?

Quantas vezes não fomos procurar por mais informações antes de adquirir um novo produto ou um serviço? Imagine que é a sua empresa a dar essa informação necessária ao cliente, que ajuda e informa antes do momento de compra. Ao oferecer produção de conteúdos que sejam relevantes, atractivos e inéditos, o público-alvo passa a conhecer mais sobre a empresa em si e sobre os produtos/serviços que ela oferece. O resultado? Uma taxa de conversão mais alta.

Produção de conteúdos

Este é o trabalho de um produtor ou de uma produtora de conteúdo. Escrever textos para uma marca, um website ou um blog que sejam inéditos, que se adequem à marca em questão,  que cativem a atenção de potenciais clientes e, é claro, que tenha em consideração como se deve redigir um texto para web.

Um dos exemplos de uma marca que singrou em termos de produção de conteúdos de qualidade e interessantes foi a Michelin, fabricante de pneus. A empresa lançou um guia de  gastronomia e turismo o famoso “Guia Michelin”. Este guia foi criado para que a pessoas quisessem ter um carro e viajar — e, portanto, comprar pneus. Se formos a pensar, foi uma estratégia bem mais eficaz do que publicar um catálogo de pneus.

Gestão de redes sociais: o que é?

Não adianta fazer produção de conteúdos de qualidade se não chegar aos consumidores. Tal como foi dito anteriormente, o marketing digital e as estratégias de SEO têm um papel fundamental. No entanto, há outro canal de comunicação que as empresas não podem esquecer: as redes sociais.

As redes sociais pretendem manter as pessoas em contacto. Como tal, estas são, hoje em dia, um ponto de encontro fundamental entre consumidores e marcas- nas redes sociais a comunicação é bilateral e o público está ao mesmo nível da marca. Falam de igual para igual.

Um serviço de gestão de redes sociais é também responsável por monitorizar, moderar, publicar e responder à audiência de uma empresa ou marca nos canais de comunicação. Um gestor ou uma gestora de redes sociais deve selecionar e publicar vídeos, textos e imagens que sejam de interesse do público-alvo da empresa, assim como gerir parcerias com outras empresas associadas nas redes sociais, planificar estrategicamente o calendário de publicações ou adaptar os conteúdos a cada um dos canais.

Produção de conteúdos

A experiência de utilizador do Facebook, do Instagram ou do Youtube são completamente diferentes uma das outras. Se o Youtube funciona, principalmente, com vídeos, o Instagram dá muito valor à imagem. O Facebook, por exemplo é a rede social mais utilizada pela população portuguesa (cerca de 95,5% dos portugueses e das portuguesas que utilizam redes sociais têm uma conta de Facebook, de acordo com um estudo da Marktest Consulting).

Ainda de acordo com este estudo, o Instagram, por sua vez, é muito utilizado em Portugal pela faixa etária entre os 15 e os 24 anos – cerca de 80,4% dos utilizadores e utilizadoras de redes sociais desta idade têm conta nesta plataforma, enquanto que média geral está nos 50,3%.

Faz parte das funções de gestores ou gestoras de redes sociais planear a melhor estratégia para cada canal de comunicação da marca. Outra parte muito importante passa por medir e analisar resultados, percebendo o que funciona melhor.

Isto é: um serviço de gestão de redes sociais, normalmente, não implica a produção de conteúdo para os canais de comunicação da empresa. Este serviço é muito mais um serviço de análise, monitorização, coordenação, planeamento e de interação.

A produção de conteúdo e a gestão de redes sociais são, assim, serviços que se complementam e que, trabalhados em conjunto, potenciam a visibilidade de um negócio no mundo digital.