Como limpar a piscina – Dicas úteis!

Ter uma piscina em casa é bastante agradável quando o calor aperta. É um dos locais onde podemos passar bons momentos com a família ou com os amigos. O que se torna menos aprazível é o facto de termos que limpar a piscina, principalmente depois do Inverno, que é a altura em que dá um pouco mais trabalho fazê-lo. De qualquer forma, este é um serviço que tem de ser feito, caso contrário, podem surgir algumas doenças, indisposições ou distúrbios na saúde, como erupções cutâneas, problemas de estômago ou infecções nos ouvidos.

A Zaask dá-lhe uma ajuda e explica-lhe, de seguida, a melhor forma de limpar a piscina.serviços que precisa

Em primeiro lugar, deve preparar os instrumentos necessários, para que o projecto de limpar a piscina seja bem sucedido. Estes são:

– uma rede de cabo longo ou vara telescópica;

– uma esponja, uma pedra-pomes, uma escova de cerdas ou uma escova limpa-bordas;

– uma escova para as paredes da piscina;

– um aspirador manual ou automático.

Quando tudo estiver pronto, pode começar por limpar o exterior, ou seja, o chão à volta da piscina. Além disso, também não se deve esquecer de limpar as escadas, as pranchas ou os escorregas. Para esta tarefa, utilize as escovas da piscina, que servem perfeitamente para o efeito.

De seguida, está pronto para começar a limpar a piscina.limpar a piscina

Siga agora os sete passos essenciais que lhe damos, para saber a melhor forma para limpar a piscina:

1 – Retire e limpe todos os filtros existentes no recinto.

2 – Esvazie o skimmer. Tenha em atenção que este é um acessório importante para qualquer piscina. Ele elimina a sujidade que se acumula na superfície da água, como folhas ou outros detritos das árvores e arbustos vizinhos, insectos ou resíduos de bronzeadores, cosméticos e secreções. Além disso, outra função do skimmer é controlar o nível da água, para que esta não transborde da piscina.

3 – Apanhe as folhas e outras impurezas ou sujeiras ao cimo da água com a rede de cabo longo, que também vai servir para poder retirar alguns objectos perdidos no fundo da piscina. Esta etapa tem de ser feita, para que depois o aspirador não bloqueie.

4 – Limpe as bordas da piscina com um detergente próprio (limpa-bordas) e uma esponja, uma escova ou uma pedra-pomes. Se escolher esta última, lembre-se que tem que a manter sempre húmida para não riscar as paredes. Se a sua piscina é de vinil, utilize apenas uma esponja.

5 – Escove as paredes e o fundo da piscina para soltar as algas. Não se esqueça de nenhuma parte, para que não fiquem resíduos indesejados.

6 – Agora é altura de aspirar. Se tiver um aspirador automático, sorte a sua. É só colocá-lo no fundo e deixá-lo limpar a piscina. Não se esqueça, no entanto, que podem ficar por limpar algumas partes mais difíceis, como os cantos da piscina, por exemplo. Mas, se fizer a tarefa da escovagem bem feita, não tem com que se preocupar. Caso não tenha uma máquina automática, terá que o fazer manualmente, mas os conselhos são os mesmos – não deixe nada por aspirar.

7 – Corrija os níveis da água da piscina. Em primeiro, a alcalinidade e, depois, o ph. A seguir, deite-lhe um clarificante e, em quarto lugar, adicione o cloro ou um outro agente de limpeza químico para desinfectar a água. Há quem não goste do cheiro intenso do cloro e prefira outro produto. Para além de desinfectante, o cloro é também um agente que controla o aparecimento de algas. No entanto, para este efeito pode optar por um algicida, um produto próprio para acabar com as algas, que depois de aplicado, dura cerca de três meses. Em qualquer caso, leia, respeite e siga as instruções de todos os produtos utilizados.

A partir daqui, é só ir mantendo a higiene da sua piscina. Tire os filtros, limpe-os regularmente e aspire, no mínimo, uma vez por mês, apesar de o ideal ser uma vez por semana. Caso a piscina esteja perto de árvores ou numa zona que deixe muitos detritos na água, deverá aspirar mais vezes. Assim, a pessoa responsável por este serviço tem que perceber se é preciso, por exemplo, aspirar a piscina todos os dias, o que pode acontecer em algumas situações.

Limpar a piscina pode não ser o seu forte, por isso, se precisar de ajuda, a Zaask tem ao seu dispor profissionais especializados nesta área que o/a podem ajudar com este trabalho.