criar jardins verticais

Como criar Jardins Verticais em casa

criar jardins verticaisJá pensou a diferença que poderia fazer se desse vida a uma parede despida ou a um muro velho que tem em sua casa? Criar jardins verticais são uma solução para quem tenha pouco espaço ou viva em zonas urbanas. Diminuem os efeitos da emissão de carbono e a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar mas também dão uma nova vida e beleza à sua casa. No interior ou exterior, aproveite uma parede vazia, por exemplo, na sala, junto à cozinha ou na varanda, terraço ou quintal, para criar jardins verticais.

A Zaask partilha hoje consigo alguns dos passos essenciais para se iniciar no desafio de criar jardins verticais por conta própria:

1º – Terá de escolher o espaço

Há diversas estratégias para criar o seu jardim consoante a dimensão, objetivos e investimento que pretenda fazer. Pode optar por adquirir um bloco, já com vasos e sistema de irrigação integrado, ou montar a sua própria estrutura de madeira ou plástico, em filas ou uma espécie de grelha. Também pode, simplesmente, pregar vários vasos de diversos tamanhos à parede ou cortá-los ao meio e colá-los a tábuas de madeira. Tenha em atenção que apesar de os jardins verticais serem uma excelente opção para áreas pequenas as suas plantas também vão ocupar espaço, pelo que não escolha uma zona estreita. Se pensar em construir uma estrutura de metal tenha em atenção o seu peso. Coloque ainda um painel de plástico entre a estrutura e a parede para evitar o aparecimento de humidade.

criar jardins verticais2º – Materiais

Além dos vasos e estrutura, irá precisar de sacos de pano, tesoura, buchas, parafusos, régua, solo universal, sementes e algo para furar, de modo a assegurar a drenagem da água. Se não quiser, aliás, que o chão se molhe após a rega use, por exemplo, a última linha de vasos para essa função de recolha ou coloque um canteiro de flores por baixo do seu jardim vertical. E se o espaço que escolheu for muito solarengo ao meio-dia, deve pensar em escolher plantas que criem uma linha de sombra.

3º Escolha das plantas

A escolha das plantas deve depender da parede que escolheu, da exposição desse espaço à luz solar e o clima onde vive, se é muito ventoso ou frio. As plantas nativas são sempre uma boa hipótese mas as soluções são inúmeras entre plantas aromáticas, flores, comestíveis ou perenes. As mais indicadas para jardins verticais são as epífitas, filodendro, peperômia-zebra, hera roxa, cacto de primavera, planta alumínio e azulzinha.

Se o seu objetivo for criar um quadro vivo deve dar preferência a flores como orquídeas, pingo de ouro, bromélias, avencas, begónias, dinheiro em penca ou chifre-de-veado. No entanto, se o volume for o seu sonho terá de dar espaço aos espargos pendentes e às ripsális, que quase não precisam de terra. Para efectuar esta escolha, dirija-se a um centro de jardinagem ou procure um jardineiro para se aconselhar nesta tarefa crucial de escolha das espécies, pois há muitos fatores que deve ter em conta para assegurar a manutenção e harmonia do seu projeto.

Pode criar uma espécie de quadro com uma só espécie ou fazer diferentes combinações mas, neste caso, tenha em atenção plantas que tenham sensivelmente a mesma necessidade de volume de água para que quando as regar umas não fiquem molhadas e outras secas. Pode escolher painéis de grama com sementes embutidos que crescerão para cima ou construir uma grelha de madeira ou ferro forjado onde fará jardinagem em potes ao longo da parede.

Se desejar sombra, deve optar por plantas que cresçam dois, três pés para fora da parede e plante-as no topo mas, nesse caso, terá de ter em conta que as que plantar nas linhas de baixo terão se ser tolerantes à sombra. Uma planta que cresça oito pés faz um bonito efeito de cascata mas pode sufocar as que estão por baixo.

4º Manutenção

Para manter o seu jardim vertical, terá de criar um sistema de irrigação. Pode comprar uma válvula de irrigação e um temporizador, que pode ser programado para alguns segundos de rega em vez de minutos. Também terá de fertilizar o seu jardim. Pode comprar um injector com uma válvula simples que envie fertilizante líquido para o sistema de irrigação. Em vez de um sistema de rega automático, pode optar por um tradicional usando um comum regador ou mangueira mas vai precisar sempre de um filtro para a água.

Ao criar jardins verticais está, não só a ajudar o ambiente, como a sua casa terá um outro look e tornar-se-á muito mais acolhedora. Crie o seu pequeno canto de descontracção perto do jardim com uma decoração apropriada e melhore a sua qualidade de vida; peça ajuda a um jardineiro da Zaask para lhe explicar a melhor forma de optimizar este seu novo espaço.