construir uma casa na árvore

Como construir uma casa na árvore

Construir uma casa na árvore faz parte do imaginário da maioria das pessoas. Contudo, poucas são as pessoas que se aventuram a construir uma casa na árvore, pois é um projecto que requer sempre alguns cuidados, tanto no planeamento, como na construção.

Se esse é o seu sonho, não se deixe intimidar, o trabalho pode ser duro, mas no final quando vir o resultado, nem se vai lembrar mais do esforço que fez. Para o ajudar a tornar o seu sonho uma realidade, explicamos-lhe o que tem de fazer para construir uma casa na árvore, passo a passo.

Antes de começar

1. Proceda à escolha da árvore onde vai construir a casa. A saúde da árvore que seleccionar é crucial. Precisa de ter consciência que uma árvore demasiado velha, ou jovem, não lhe dará a segurança necessária para aguentar o peso da construção. Não se coloque a si e aos seus familiares e amigos em perigo. Faça uma escolha consciente. A árvore que escolher deve ser resistente, saudável e forte, com galhos grossos e raízes profundas e bem estabelecidas. Verifique também se não há indícios de doenças, ou parasitas, para evitar futuros problemas. As melhores árvores são as macieiras e os carvalhos.

2. Comunique o seu projecto à autarquia local, poderá ser necessário requerer uma autorização para construir uma casa na árvore. Tire, também, algum do seu tempo para consultar regulamentos, ou decretos que possam ser relevantes, para o caso de haver restrições de altura, por exemplo. Informe-se muito bem sobre todas as questões legais, antes de avançar.

3. No que toca a este tipo de projectos, é sempre bom conversar com os vizinhos sobre os nossos planos, para que não haja surpresas desnecessárias no futuro. Não se pode dizer que é uma obra discreta. Os vizinhos até o podem ajudar e assim evita possíveis reclamações, ou até mesmo acções judiciais.

4. Por último, entre em contacto com o seu agente de seguros, para se certificar de que a casa será coberta por um seguro.

Idealizar o plano de construir uma casa na árvore

1. Antes de começar a martelar, é importante que tenha o projecto bem definido. Consulte sites da especialidade para tirar algumas ideias ou escolha entre os arquitectos que temos na Zaask para o/a ajudar com o plano. Tire as medições necessárias, de modo a que a casa se adapte na perfeição à árvore que escolheu (Tenha em atenção o crescimento da árvore, deixe algum espaço em redor do tronco da árvore para que ela possa crescer à vontade).

2. Decidido o plano da casa, o passo seguinte é escolher o método de apoio. As opções são muitas, mas independentemente do método que escolher é importante lembrar que as árvores se movem com o vento, portanto opte por suportes fixos, de modo que a sua construção não se danifique com o tempo.

3. É momento de escolher a escada, que lhe vai permitir aceder à casa. Independentemente, do género de escada que escolher é importante que opte por uma que lhe ofereça segurança e resistência. O método tradicional consiste em pregar tábuas ao tronco da árvore.

Pode optar pela Escada padrão, em que compra ou constrói uma escada comum para subir para a casa, pela Escada de corda, feita de corda e curtas placas é pendurada a partir da plataforma da casa na árvore ou pela Escadaria (o método mais seguro).

4. Certamente que a árvore que escolheu tem ramos, certo? O que vai fazer com eles? Eliminá-los simplesmente, ou vai incorporá-los ao projecto? É importante que tenha isso vem definido antes de começar a construir uma casa na árvore.construir uma casa na árvore

Construir em segurança

1. Segurança sempre em primeiro lugar. Cair é um dos riscos que corre. Porém, se tomar certas precauções é possível evitar determinadas situações de perigo:

– Não construa a casa no alto da árvore, sobretudo se vai ser utilizada por crianças;

– Construa uma grade de segurança em redor da casa;

– De modo a amortecer uma possível queda, cubra a área por baixo da casa com material macio, por exemplo palha, ou semeia relva.

2. Procure na árvore um entroncamento de galhos fortes em forma de “V”. Será a partir deles que vai iniciar a sua construção, o formato em “V” vai proporcionar uma força e um suporte extra, funcionando como âncora para toda a estrutura.

3. Perfure a árvore em quatro locais diferentes, em cada lado do “V”. Cada furo terá que ter três oitavos de polegada. Certifique-se de que os furos estão todos ao mesmo nível, caso contrário a estrutura poderá ficar torta, ficando o seu apoio comprometido.

4. Pegue nas duas tábuas que vai usar. Centralize cada tábua entre os furos. Faça a marcação devida nas tábuas, de modo que o trabalho fique bem feito (escolha uma madeira forte e grossa, para ter um suporte seguro).

5. Crie duas ranhuras em ambas as pontas de cada tábua (2×10 centímetros), isto vai permitir que no futuro quando a árvore balançar com o vento, esta se mova sem danificar a estrutura da casa.

6. Monte as tábuas. Certifique-se de que as duas tábuas ficam devidamente fixas e à mesma altura. O indicado é fazer os furos nas tábuas previamente e, se quiser lixar as tábuas, faça-o só quando estiverem colocadas.

7. Agora, coloque quatro tábuas sobre as duas já existentes, na perpendicular, fixe-as com parafusos de três polegadas. Tenha atenção para que as tábuas fiquem centralizadas e igualmente distribuídas.

8. Depois nas extremidades, fixe as restantes tábuas. A sua plataforma deve ser, neste momento, um quadrado ligado aos quatro principais suportes. De modo a reforçar a fixação, coloque juntas de aço em cada encontro de tábuas.

9. Se a plataforma ainda balança, para que fique mais resistente, reforce-a com duas, ou quatro escoras. Assegure-se de que ambas as extremidades das escoras ficam bem fixas, tanto na árvore, como na plataforma.

A casa ganha forma

1. Analise quais as partes da árvore que terá que cortar para poder fixar à vontade o deck (solo) da casa. Só depois é que deve iniciar a colocação do chão.

2. Colocado o chão, fixe em cada canto os postes para a grade, devem ter pelo menos quatro metros de altura.

3. Seguidamente, anexe o corrimão aos pilares. Determine o local da entrada da casa.

4. Preencha com tapume (existem várias opções), ou com pranchas de madeira, como preferir. Lembre-se, a segurança é a sua prioridade.

Finalizando

1. Coloque a escada, há uma série de maneiras com que pode fazer isso (reveja o ponto – Idealizar o plano de construção).

2. Adicione o telhado. Não precisa de ser muito elaborado, pode ser feito de lona, ou de madeira. Fica ao seu critério.

3. De modo a ficar com melhor aparência, pinte ou envernize a madeira a sua casa. Ao envernizar a madeira terá a vantagem de esta não apodrecer com a água da chuva.

4. A sua casa na árvore deve ser o mais leve possível, pois quanto mais pesada for, mais danos causará nos seus alicerces. Se colocar móveis, opte pelos mais leves.

Esperamos que com estas dicas consiga construir uma casa na árvore, da forma que sempre quis. Mas, como imagina, é um projecto bastante elaborado, portanto, possivelmente, precisará de alguma ajuda ou simplesmente, prefere que seja um empreiteiro para tratar do assunto. Na Zaask encontra tudo o que precisa para concretizar os seus desejos.

Na Zaask, estamos aqui para si.