Como Escolher uma TV LED

Cada vez mais acessíveis, escolher uma TV LED tornou-se uma das prioridades de consumo da maioria das famílias nos dias de hoje. Saiba aqui quais as características que deve ter em conta na altura de escolher uma TV LED, de acordo com a Zaask:

Tamanho do Ecrã

O primeiro factor a ter em conta quando estiver a escolher uma TV LED é, sem dúvida, o mais óbvio, o tamanho. Na escolha do mesmo, tenha em linha de conta o espaço onde a TV vai ficar, e sobretudo, a que distância será visualizada.

Tenha em atenção que uma televisão sobre-dimensionada trará desconforto para o utilizador, sobretudo devido ao possível efeito de pixelização sendo que poderá também, a longo prazo, trazer indesejáveis problemas de foro oftalmológico.

Regra geral, o tamanho aconselhado da distância de visualização para TV é de 3 vezes o tamanho da diagonal do écrã. Assim, por exemplo, uma TV com 40 polegadas de tamanho, cerca de 101.6 cm, deverá ser visualizada a 3 metros de distância aproximadamente.

Resolução

A resolução do écrã é fundamental, representa o número de pixéis que o écrã tem e influi muito directamente com o detalhe e qualidade de imagem. Quanto maior resolução tiver a sua TV melhor qualidade de imagem. O mais comum actualmente no mercado é o chamado Full-HD que corresponde a 1980×1080, este compreende geralmente a melhor relação qualidade/preço.

Nos dias de hoje, a resolução maior é de 4K, correspondente a 3840×2160, as TV Led com este tipo de resolução, apesar da qualidade de imagem fabulosa que proporcionam, são substancialmente mais caras, além de que, têm também a desvantagem do facto do conteúdo disponível neste tipo de resolução ser ainda escasso.

Contraste e Brilho

Para escolher uma TV LED, o contraste e o brilho são dos aspectos mais importantes, quando comparados com as televisões mais básicas. Quanto maior for a taxa de contraste, melhor será a imagem e a reprodução de cores; modelos com uma proporção de contraste dinâmico acima dos 10.000:1 são geralmente muito aceitáveis. Quanto ao brilho, aplica-se a mesma regra, quando maior a taxa, mais realista e vívida será a imagem. Neste campo, procurar valores acima dos 500 cd/m² é um bom princípio.

Refresh Rate (taxa de renovação)

Esta representa a velocidade de resposta da sua TV, fundamental na fluidez da imagem. Procure modelos com uma frequência acima dos 120 Hz, de preferência 240Hz ou mais. A frequência, medida em Hertz, nada mais é do que o número de imagens que a TV consegue exibir por segundo, portanto, quanto maior a frequência mais fluida será a movimentação da imagem.

3D e Smart TV

Quando escolher uma TV LED terá ou não este tipo de tecnologias dependendo de quanto está disposto a gastar e do uso que lhe pretende dar.

O 3D já foi a principal inovação das TV LED, mas nos últimos tempos tem sido visto apenas como mais um recurso, já que, os conteúdos em 3D não abundam. Já a tecnologia associada às Smart TV parece estar a tornar-se cada vez mais essencial, este tipo de TV permite-lhe usar recursos vários tais como: streaming de séries e filmes pela internet, instalação de aplicações e acesso ao youtube, entre outras características que tornam a TV extremamente versátil.

Conectividade

Tenha em especial atenção, ao escolher uma TV LED, que a que vai adquirir possui o número e o tipo de conexões de que necessita, além das entradas padrão de vídeo e áudio, verifique se a TV tem suficientes conexões HDMI e USB de acordo com as suas necessidades. Tenha em conta que as TVs com conexões sem fios, seja por Wi-fi ou Bluetooth podem tornar a sua experiência da utilização da TV bastante mais agradável, eliminando alguns cabos e permitindo a conexão de um teclado sem fios, por exemplo, no caso das Smart TV.

Após estas indicações, estará certamente apto a escolher a sua próxima TV LED adaptada às suas preferências, no entanto, precisará de ajuda profissional quando a mesma der algum problema e precisar de reparação.