cuidar da relva

Como se deve cuidar da relva do jardim?

Todos nós adoramos a imagem de um relvado viçoso, denso e verde. Infelizmente, cuidar da relva pode ser bem desafiante, pois são difíceis de se manterem saudáveis. Os cuidados com a relva vão desde os cuidados com o solo até ao corte. Siga as nossas dicas e tenha o seu jardim sempre impecável.

Manutenção do solo

O solo deverá ser preparado para receber o a relva, no futuro, a manutenção do relvado também passará por manter o solo fertilizado e garantir que há permeabilização do solo, ao invés da criação de poças. 

Para manter a permeabilização do solo, é necessário utilizar um escarificador que irá garantir que a água tem forma de entrar na terra, mantendo-a hidratada.

 Os fertilizantes utilizados na Primavera e Verão são diferentes dos de Outono, que irão preparar a relva para o Inverno. No Inverno não se faz a escarificação visto que a relva precisa de estar em crescimento. 

Teste ao solo

Caso o seu relvado não se mantenha saudável poderá ser necessário fazer análises ao solo, pois pode ser mesmo necessário fazer algum tratamento mais complexo ao nível do solo. 

Cuidar da relva passa pelo corte

Os relvados precisam de ser cortados para não crescerem descontroladamente. Durante o Inverno, o crescimento é mais lento e poderá cortar a relva uma vez por mês. Contudo, no Verão a relva cresce com bastante rapidez e poderá ter de ser cortada todas as semanas ou de 15 em 15 dias. No verão tenha cuidado para não deixar a relva demasiado curta (abaixo dos 3 cms).

cuidar da relva

Controlo de pragas e fungos é imprescíndivel para cuidar da relva

Infelizmente, os relvados não estão a salvo de pragas e fungos, apesar de em relação às pragas o controlo a fazer ser principalmente à posteriori. Em relação aos fungos é maioritariamente de prevenção. Uma das formas dos relvados ficarem susceptíveis a fungos é por exemplo serem cortados com lâminas pouco afiadas.

Sistema de rega

Um bom relvado irá necessitar de rega com frequência e a solução mais prática é fazer uma instalação de um sistema de rega que cubra toda a área. Nos meses de Verão, o mais provável é ter de regar a relva todas as noites enquanto que no Inverno só irá ligar o sistema de rega caso não chova. 

sistema de rega

Limpeza e substituição do relvado

De tempos a tempos, mesmo com todos os cuidados poderá ser necessário semear mais relva ou ir comprar um tapete novo para substituir locais onde a relva secou completamente. Nesse caso é também importante fazer um diagnóstico e compreender o que causou a situação.

Como vimos, cuidar da relva de forma completa é um trabalho complexo e que necessita de alguma experiência e conhecimento. Se tem um relvado que necessita de manutenção peça pondere contratar um serviço de jardinagem através da Zaask. Assim não só poderá receber diferentes orçamentos como terá acesso ao historial da empresa ou do profissional e à satisfação dos clientes, pelos comentários deixados.