como escolher a data do casamento

Como escolher a data do casamento

Depois do pedido de casamento e do tão ansiado “Sim, aceito”, os recém noivos deparam-se com a primeira grande decisão no percurso que terão de fazer na organização do grande dia: como escolher a data do casamento?

Pode parecer uma decisão fácil, mas nem sempre é assim tão óbvia. A melhor solução é contar com a ajuda de um(a) wedding planner que, conforme os vossos sonhos e aspirações, poderá encontrar a melhor solução de como escolher a data do casamento, para além de tratar de tudo o resto que implica a organização de um casamento, deixando-vos espaço para viverem com calma e emoção esta nova etapa da vossa vida. Se a ideia vos agrada, podem contar com a ajuda da Zaask para encontrar profissionais de confiança, avaliados por noivos que os contrataram para os seus casamentos.

Entretanto, a Zaask pode também ir ajudando nesta tarefa de como escolher a data do casamento, enumerando algumas perguntas que deverão colocar a vocês próprios, a fim de poderem considerar diferentes variáveis.

1. Fazem questão que o casamento seja a um Sábado?

Este dia de semana é o mais requisitado, pois os convidados estão mais disponíveis e têm o dia seguinte para descansar. Mas a sexta-feira e o Domingo podem ter uma grande vantagem económica, pois, sendo menos procurados, acabam por permitir que variadíssimos fornecedores ofereçam preços mais simpáticos. Já para não falar de qualquer outro dia da semana…

2. Fazem questão que seja uma data especial?

como escolher a data do casamento
Foto Style Me Pretty de Tamiz Photography

Algumas pessoas acham romântico casar no dia em que comemoram o namoro, o primeiro beijo ou o momento em que se conheceram. Outros gostariam de casar no seu aniversário, ou no da mãe ou no do pai, ou ainda no de um parente muito especial que já tenha falecido. Acham que esta poderá ser uma forma de vos ajudar na tarefa de como escolher a data do casamento?

3. Acreditam em astrologia, numerologia, datas cabalísticas ou similares?

Podem sempre recorrer a estas crenças para decidir como escolher a data do casamento.

Por exemplo, podem basear-se na determinação do número da sorte de um de vocês, somando todos os números da data de nascimento.

Assim, imagine que nasceu a 8 de Setembro de 1982. A conta vai ser a seguinte: 8+9+1+9+8+2= 37| 3 + 7= 10. Neste caso, o número que rege a vida de quem nasceu a esta data é o 10.

Agora imaginem que a um dos dois calhava o número 5: que data mais perfeita seria do que casar a 5/5/15?

E o que dizer a datas raras? Por exemplo, há quem tenha casado a  11/11/11 ou a 12/12/12!

4. Já sabem onde querem ir de lua-de-mel?

como escolher a data do casamento
Fotos CasarCasar

A altura ou a estação do ano em que querem casar pode ser determinante na vossa decisão. Imaginem que querem ir de lua-de-mel para uma estância de neve? Então, a melhor altura para casar será no Inverno. No entanto, se preferem o calor e destinos tropicais, deverão escolher o Verão e épocas fora das chuvas tropicais ou mesmo do calor excessivo.

5. Gostariam de casar ao ar livre ou num local fechado?

Esta questão também pode ser decisiva para a tarefa de como escolher a data do casamento. A ideia é eliminar os meses que não agradam e analisar o clima mais adequado para o grande dia. Veja na Zaask qual o melhor mês para casar.

6. Já pensaram em questões práticas?

como escolher a data do casamento
Foto Pinterest

Para além de todas estas variáveis que interferem na decisão de como escolher a data do casamento, há que pensar também em questões práticas.

Por exemplo, se quiserem garantir a presença de todos os vossos convidados, tenham em atenção os feriados e, consequentemente, os fins-de-semana prolongados, pois são sempre alturas em que as pessoas gostam de tirar uns dias para viajar.

Por seu turno, é preciso ter também em atenção aos grandes eventos que podem tentar os vossos convidados a não comparecer ou que possam distraí-los durante a vossa festa, como um Mundial de Futebol, por exemplo.

Ainda no âmbito das questões práticas, se vão casar pela Igreja, por vezes é difícil conseguir “aquela” data específica, por isso, informem-se desde logo sobre a disponibilidade da Igreja onde pretendem que a cerimónia seja realizada.