escolher um flash

Como escolher um Flash

O uso de um Flash Externo ao da própria câmara representa um enorme passo técnico e a possibilidade de obter resultados substancialmente melhores em termos de luz artificial. No entanto, é normal que tenha dúvidas na altura de escolher um Flash, pois há vários factores a ter em conta, nomeadamente qual o tipo mais adequado às suas necessidades.

Para que possa tomar a opção mais acertada, a Zaask deixa-lhe aqui as principais características do Flash Portátil e do Flash de Estúdio, bem como as suas vantagens e desvantagens.

Se precisa de fotógrafos profissionais para qualquer situação, encontre a pessoa ou equipa certa através da Zaask, onde encontra profissionais de confiança e avaliados por trabalhos realizados anteriormente.

Escolher um Flash Portátil

escolher um flash
Foto freepik de Morgan Sessions

 

Tal como o nome indica, escolher um Flash Portátil – também chamado Flash Cobra ou Speedlight – tem como principal vantagem a sua portabilidade, sendo ideal para situações de reportagem ou para qualquer outra situação em que a versatilidade seja fundamental.

Prós em escolher um Flash Portátil:

  • Portabilidade. Esta característica é uma das grandes vantagens em escolher um flash deste tipo, sobretudo na fotografia de reportagem.
  • Menor consumo energético. Funciona com pilhas ou baterias recarregáveis.
  • Reduzido tamanho e ausência de cabos. Mesmo em fotografia de estúdio e em esquemas de iluminação mais complexos, escolher um Flash Portátil pode ser uma mais-valia, sendo possível utilizá-lo escondido no set ou mesmo em posições em que não seria possível utilizar um Flash de Estúdio.
  • Pode substituir um Flash de Estúdio, apesar de ter limitações.

Contras em escolher um Flash Portátil:

  • Pouco consistente. O uso de pilhas e baterias recarregáveis tornam este flash menos estável em trabalhos de longa duração, já que é necessário ter vários packs de baterias, recarregá-los e mudá-los constantemente.
  • Mais limitativo. Apesar de existirem cada vez mais acessórios adaptados aos Flashes Portáteis, o seu reduzido tamanho e limitações físicas condiciona a utilização de acessórios para a modelagem da luz.

Escolher um Flash de Estúdio

escolher um flash
Foto freepik

 

Ao contrário do portátil, um Flash de Estúdio tem como desvantagem o seu volume e peso e como principal vantagem a sua robustez para utilização em ambiente de estúdio. É também geralmente mais potente e permite trabalhar a luz de forma mais estável.

Prós em escolher um Flash de Estúdio:

  • Utilização mais consistente. Sendo alimentado pela corrente elétrica não tem de se preocupar com o nível das baterias/pilhas.
  • Maior potência. Existe em versões bastante mais potentes do que um Flash Portátil.
  • Tempos de reciclagem mais curtos nos modelos de maior qualidade.
  • Geralmente possuem uma luz moderadora auxiliar, que permite ao fotógrafo visualizar onde caem as sombras antes de fotografar.
  • Elevada robustez e qualidade de construção, o que permite usar uma enorme quantidade de acessórios modeladores de luz, dos mais diversos tamanhos e formas.

Contras em escolher um Flash de Estúdio:

  • Mais dispendioso. Para além de ser mais caro, consome mais energia e tem custos extra associados às lâmpadas do flash e de modelação.
  • É pesado e volumoso e a sua utilização e transporte é pouco conveniente fora do estúdio.

Importa agora atentar às duas principais características técnicas que deve ter em conta quando escolher um Flash: o número guia e o tempo de reciclagem.

O Número Guia

escolher um flash
Foto freepik de Joshua Sortino

 

É o valor de referência que permite aferir a intensidade luminosa de um Flash, resultado da multiplicação da distância entre o Flash e o objecto fotografado pelo valor da abertura do diafragma usado.

Por exemplo: imagine que fotografa um objecto a 3 metros de distância, usando uma abertura de diafragma de 5.6 (f/5.6). Neste caso, o valor do número guia necessário para ter a imagem correctamente exposta será de 16,8 (3×5,6), sendo que este valor de referência pressupõe a utilização de um ISO 100.

Importa lembrar que, apesar de importante para escolher um Flash, este valor é meramente teórico e indicativo, pois o valor da intensidade luminosa varia consoante outros factores, nomeadamente a luz ambiente ou os acessórios para a difusão e modelagem da luz.

No entanto, é muito útil para que o fotógrafo possa fazer um cálculo geral da potência que precisa, adequando a escolha de um Flash às necessidades concretas para cada trabalho específico.

O Tempo de Reciclagem

escolher um flash
Foto Core77 de Mike Leeds

 

Outro factor a ter em conta para escolher um Flash é o tempo de reciclagem do mesmo, isto é, o tempo que demora a estar preparado entre um disparo e o disparo seguinte.

Este tempo é crucial, sobretudo quando usa o disparo contínuo, pois se o Flash não recupera suficientemente rápido e não acompanhe a velocidade da câmara, acabará por ficar com fotos escuras no meio dos vários disparos.

Note que o tempo de reciclagem varia com a qualidade do Flash mas também de acordo com a intensidade luminosa definida para o mesmo.