sistemas de backup

Sistemas de Backup: conheça os vários tipos

Assegurar que não perde as suas imagens é um requisito indispensável para qualquer fotógrafo amador, ainda mais no caso dos fotógrafos profissionais. No entanto, adoptar sistemas de backup com actualização regular dos ficheiros torna-se muitas vezes um processo chato, pelo que muitos só acordam depois de sofrerem perdas significativas.

Importa lembrar que nenhum dos sistemas de backup é 100% seguro, mas é certo que seguindo alguns princípios básicos se pode estar muito perto disso.

Para manter os seus ficheiros seguros a palavra certa é “redundância”, ou seja, procurar salvaguardá-los em vários suportes diferentes, de preferência em espaços físicos diferentes.

A Zaask explica-lhe que diferentes tipos de suportes existem para fazer o backup das suas fotos e documentos.

Discos Externos

Com a melhor relação capacidade/preço, os HD externos continuam a ser a melhor opção no que diz respeito a sistemas de backup para comportar grandes quantidades de ficheiros.

Porém, é preciso ter em conta que os HD são das peças de hardware que mais facilmente e rapidamente falham, dando problemas graves. Para além disso, a recuperação da perda de dados é frequentemente difícil e dispendiosa.

Assim, sendo este o melhor suporte para fazer backups actualmente, a solução passa por ter os dados guardados em mais do que um disco externo. Redundância, portanto.

De qualquer forma, caso tenha tido algum problema com o seu disco, encontre através da Zaask profissionais que se dedicam à recuperação de dados.

Sistema RAID 1

Uma forma de contornar as possíveis falhas de um HD único, sem ter o trabalho de estar sempre a copiar os seus dados para dois discos diferentes, será a aquisição de um sistema RAID1.

Estes tipos de sistemas de backup utilizam dois ou mais discos – sempre em número par – permitindo que os dados sejam armazenados num dos HD enquanto é feita automaticamente uma cópia em tempo real para a segunda unidade. Desta forma, quando uma unidade falha pode ser imediatamente substituída, sendo que os dados estão seguros na segunda unidade de forma automática.

Discos Externos CSS

Uma alternativa à baixa resistência/longevidade dos convencionais discos externos ide e sata, são os mais recentes discos SSD (sigla para Solid-State Drive). Estes, por não possuírem partes móveis, são substancialmente mais resistentes do que os sistemas magnéticos, nomeadamente os discos rígidos convencionais e outros.

Estes sistemas de backup são também muito mais rápidos e silenciosos, embora tenham ainda a desvantagem de possuírem uma baixa capacidade face aos discos rígidos comuns de grande capacidade, assim como um elevadíssimo preço.

DVD / Blu-Ray

O uso de suportes ópticos como o DVD e o Blu-Ray para sistemas de backup está a cair em desuso. Tal deve-se, sobretudo, à sua menor conveniência e versatilidade – nomeadamente limitações de re-escrita, adição e remoção de ficheiros – bem como ao crescente desuso e anunciada obsolescência dos suportes ópticos em geral, sendo que são cada vez menos os dispositivos que os usam.

Se mesmo assim optar por usar este tipo de sistemas de backup, certifique-se que usa suportes de elevada qualidade, de preferência a chamada qualidade de arquivo, e que os mantém em condições adequadas, caso contrário degradar-se-ão relativamente rápido.

Online – Nuvem

Uma opção cada vez mais viável e menos dispendiosa passa pelo armazenamento dos seus arquivos online, na chamada nuvem. Existem, inclusivamente, profissionais que o podem ajudar com este tipo de sistemas de backup.

Esta opção de sistemas de backup é especialmente indicada se a tiver em conta como backup extra aos seus discos externos, pois enquanto primeira ou única opção acaba por ser pouco apelativa, tendo em conta as possíveis limitações na velocidade de download ou upload, assim como o facto de ficar dependente de uma conecção online e de um serviço de uma empresa para aceder aos seus ficheiros.

Já quando a consideramos como complemento dos nossos sistemas de backup e tendo em conta que a mesma ficará num local físico diferente do nosso conjunto de discos, a sua mais-valia torna-se especialmente evidente, já que garantirá a segurança das suas imagens em relação a possíveis incidentes, tais como roubos, incêndios ou inundações, etc., que possam acontecer no local onde tem os seus discos ou outros sistemas de armazenamento.

 

Se precisa de fotógrafos profissionais para qualquer situação, encontre a pessoa ou equipa certa através da Zaask, onde encontra profissionais de confiança e avaliados por trabalhos realizados anteriormente.