dicas de fotografia

Dicas de fotografia: como nunca perder fotos

De entre as inúmeras dicas de fotografia fundamentais para a boa prática desta arte, há uma certeza de importância inquestionável e que é transversal a todos os fotógrafos, quer amadores e, sobretudo, profissionais: ninguém quer perder nenhuma das suas fotografias. Por isso, a segurança dos ficheiros é um requisito indispensável para qualquer pessoa que se dedique à fotografia.

A Zaask já aqui lhe explicou quais os tipos de suporte que existem para poder fazer os seus backups de segurança.

Hoje deixamos-lhe aqui algumas dicas de fotografia e princípios essenciais para deixar de correr riscos de uma vez por todas e nunca perder as suas imagens:

  1. Nunca deixe para depois. Não caía no erro de adiar a segurança dos seus ficheiros. As falhas nos discos e sistemas acontecem quando menos se espera e é muito comum sermos apanhados desprevenidos, tendo como consequência perdas catastróficas. E tudo porque deixámos de lado uma das dicas de fotografia fundamentais de segurança e adiámos indefinidamente aquele “backup chato”! Antecipe a situação e esteja preparado para quando esta acontecer.
  1. O seu disco vai falhar. Uma máxima simples das dicas de fotografia em relação à segurança dos seus ficheiros é a seguinte: o seu disco rígido mais cedo ou mais tarde vai falhar. É uma questão de tempo. Quando tal acontecer esteja preparado, mantendo os seus ficheiros em, pelo menos, dois suportes diferentes.
  2. Um backup equivale a segurança relativa; dois backups equivalem a muita segurança. Somar mais um backup ao primeiro, na realidade, equivale a multiplicar a segurança dos ficheiros pela redundância que cria. Assim, ter dois backups em vez de apenas um aumenta exponencialmente a sua margem de segurança. Sobretudo se optar por dois suportes complementares, como por exemplo, disco externo + backup online.
  1. Crie uma rotina. A forma mais fácil de não descurar o seu backup é criar uma rotina para o mesmo. Estabeleça uma periodicidade para verificar e fazer o backup dos seus arquivos – semanal ou mensalmente – ou em alternativa, faça um backup cada vez que adiciona um trabalho novo. O critério dependerá da utilização de cada um, mas o estabelecimento duma rotina é uma das dicas de fotografias fundamentais e meio caminho andando para disciplinar-se a manter os seus backups actualizados, evitando as possíveis perdas em caso de falha do sistema.
  1. Pondere o uso dum software de backup automático. Este poderá ser um auxiliar precioso, alertando-o para os backups que precisa fazer e mesmo fazendo-os por si. Um exemplo: o Time Machine da Apple.
  1. Teste o seu sistema. Seja qual for o suporte ou suportes que decida utilizar e a forma como o faz, teste o seu sistema ocasionalmente de forma a detectar erros e garantir que tudo está a funcionar em condições. Uma das dicas de fotografia essenciais para nunca perder as suas fotografias é não esperar por uma falha no seu disco rígido para perceber que os seus ficheiros  – afinal! – não estavam correctamente salvaguardados.

Seguir estas dicas de fotografia e princípios básicos é na realidade muito mais simples e menos trabalhoso do que parece e reduzirá praticamente a zero a hipótese de alguma vez perder as suas fotos e ficheiros.

Se precisa de fotógrafos profissionais para qualquer situação, não esqueça de que através da Zaask encontra equipas de confiança e avaliadas por trabalhos realizados anteriormente, o que tornará a sua escolha mais esclarecida e segura.