Qual o melhor mês para casar?

Escolher a data do casamento nem sempre é fácil. Cada mês tem as suas idiossincrasias, que devem ser tidas em conta no momento de escolher a data perfeita para o seu casamento.

Na realidade, nem há concretamente nenhum melhor mês para casar, tudo depende do que querem os noivos e de uma série de particularidades.

Meses mais frios: entre Novembro e Fevereiro

melhor mês para casar
Fotos Style Me Pretty de Patrick Moyer

Os meses de Inverno são sempre menos procurados pelos noivos, pois as baixas temperaturas condicionam a cerimónia e festa de casamento.

No entanto, há já quem opte por ser original e considerar “dar o nó” nos meses de Inverno, pois proporcionam casamentos mais íntimos e decorações acolhedoras. Veja na Zaask inspirações para casamentos de Inverno.

Por seu turno, se decidir casar num mês de Inverno poderá poupar algum dinheiro, dado que havendo menos procura, as quintas para casamentos oferecem preços bastante atractivos. Também é mais fácil encontrar locais com datas disponíveis.

Janeiro, em particular, pode ser o melhor mês para casar,  pois trata-se de uma época de saldos e muitas lojas dedicadas a casamentos apresentam artigos mais baratos. Para os convidados, esta é uma grande vantagem, pois permitirá poupar nas prendas de casamento ou escolher algo melhor por um preço mais razoável.

O mês de Fevereiro continua a ser vantajoso em termos económicos e tem duas outras particularidades: o Dia dos Namorados e o Carnaval. Por isso, pode optar por fazer um casamento inspirado no Dia dos Namorados ou sob o tema Carnaval.

Relativamente ao mês de Novembro, é geralmente um mês de transição: as chuvas de Outono tendem a diminuir, mas ainda não está muito frio. De qualquer forma, é desaconselhável a noivos friorentos!

Dezembro pode ser para muitos o melhor mês para casar, pois é uma altura mágica em que ocorre o Natal e a Passagem de Ano. E há quem goste de juntar o casamento a uma data especial! Veja na Zaask ideias para um casamento no Natal e sugestões para casar na Passagem de Ano.

Casamentos na Primavera: Março, Abril e Maio

melhor mês para casar
Fotos Style Me Pretty de Marissa Maharaj

A Primavera tem geralmente bom tempo, o que afecta positivamente o humor das pessoas e permite que o casamento possa ser vivido com mais emoção.

Assim, salvo algumas excepções, no mês em que ela começa – em Março – os dias são solarengos, não há demasiado calor e os dias curtos e frios de Inverno já lá ficaram atrás.

Relativamente a Abril… “Abril águas mil”. Por isso, se quiser ter um casamento sem chuva, talvez não seja o melhor mês para casar. De qualquer forma, as temperaturas estão já mais agradáveis e se o dia calhar chuvoso… “Casamento molhado, casamento abençoado”!

E depois temos Maio: um mês calmo, florido, com preços ainda bastante atractivos e uma temperatura que permite roupas mais leves.

Casamentos no Verão: Junho, Julho e Agosto

melhor mês para casar
Fotos Style Me Pretty de Melina Wallisch Photography

Casar no Verão – sobretudo em Agosto – é sempre mais dispendioso, porque os melhores locais estão quase sempre esgotados e nem sempre os dias demasiado quentes são bons para uma festa inesquecível. É preciso também ter muita atenção com o serviço de catering contratado e com a qualidade da comida, para não se estragar com a temperatura.

Há quem diga que o melhor mês para casar é Junho, já que as chuvas primaveris começam a diminuir e os termómetros sobem mas sem chegar a temperaturas excessivamente altas.

Em Julho o tempo já está mais quente e sem chuva. Os dias são cada vez maiores e com mais luz, o que permite fazer festas até mais tarde.

Agosto é, definitivamente, o mês dos casamentos em Portugal. Sendo geralmente o mês de férias para uma grande parte da população portuguesa, permite maior disponibilidade para os convidados viajarem.

Casamentos no Outono: Setembro e Outubro

melhor mês para casar
Fotos Style Me Pretty de Carmen Santorelli Photography

Os casamentos no Outono podem usufruir de uma decoração que reflicta o clima aconchegante desta estação do ano, marcada pelo romantismo dos cenários em tons dourados, proporcionados pelas folhas secas das árvores que caem no chão

Setembro é cada vez mais o melhor mês para casar para muitos noivos: o tempo ainda está agradável e os preços voltam a baixar.

Em Outubro o calor diminui mas as chuvas começam a ganhar terreno, por vezes com precipitações prolongadas e, em certas ocasiões, intensas.