Como pintar o tecto da cozinha

Renovar uma cozinha pode sair caro, mas pintar o tecto da cozinha é uma maneira de reinventar o seu espaço sem interferir muito na sua conta bancária.

Pintar o tecto da cozinha é uma forma acessível de renovar a mesma. Ela pode fazer maravilhas, não só nos tectos, como nas suas paredes e armários. De facto, muitos designers de interiores acreditam que os tectos pintados dão às cozinhas um acréscimo de vida e qualidade.

Quando pintar o tecto da cozinha, pode conferir-lhe uma sensação de que ele é mais ou menos alto, conforme assim o preferir. Esta é também uma boa maneira de envolver completamente uma assoalhada pela cor, mais ainda se optar por pintar o tecto e as paredes da mesma cor. Mas escolher a cor certa para pintar o tecto de cozinha pode ser complicado.

Pare e olhe

– Antes de escolher uma cor para pintar o tecto da cozinha, olhe para o seu espaço e encontre um tom que funcione bem com os outros das paredes e móveis. Também é importante pensar na quantidade de luz com que a sua cozinha vai ficar.

– Um tom de azul é uma boa opção de cor para tectos de cozinha. Faz lembrar o céu, leve e arejado.

– Se tem uma cozinha grande e o tecto muito alto, pode escolher um tom mais ousado, como o azul-escuro cinza ou o azul-marinho.

– Para evitar destacar as imperfeições do seu tecto, é preferível usar um acabamento liso, mas existem alguns designers de interiores que gostam de usar um acabamento brilhante para refletir a luz e adicionar alguma dimensão ao espaço.

Prepare o espaço

– Para preparar o ambiente, remova todos os móveis, se possível, antes de começar a pintar o tecto da cozinha.

– Certifique-se que o seu chão está resguardado.

– Use panos e/ou jornais para protegê-lo. Cubra também as bancadas, armários, aparelhos e quaisquer outras superfícies para os proteger de eventuais pingos de tinta.

– Use fita adesiva para cobrir a área onde a parede se encontra com o tecto, a menos que vá usar a mesma cor em ambas as superfícies.

Rolos de pintura

Pintar o tecto da cozinha pode provocar dores no pescoço, mas este é um projeto relativamente fácil para fazer sozinho.

– Antes de começar a pintar o tecto da cozinha, certifique-se que tem um rolo de pintura com um cabo extensivo, de modo a que possa facilmente chegar ao tecto sem a ajuda de uma escada.

– Se o seu tecto tem textura, utilize um rolo com pêlo grosso para garantir a cobertura completa das irregularidades da superfície.

Antes de começar a pintar o tecto da cozinha

Quando estiver pronto para começar a pintura, prepare o tecto. É aconselhável usar uma tinta primária que proteja a pintura da alcalinidade do tecto e que cubra manchas e diferenças de cor.

Comece a pintar o tecto da cozinha

– Comece por pintar uma linha na parte de dentro do tecto. Ou seja, faça uma tira de 2 a 3 polegadas, onde o tecto se encontra com a parede. Comece no canto que tem o comprimento mais curto do tecto.

– Desta vez, para esta parte do trabalho, vai precisar de um pincel e de um escadote. Comece a pintar o tecto da cozinha com o seu rolo, enquanto a linha que pintou com o pincel ainda está molhada, para evitar ter uma linha visível.

– De seguida, faça um ziguezague com seu rolo e passe por cima com traços rectos para uniformizar a pintura.

– Deixe a primeira camada secar e, de seguida, inicie o mesmo processo novamente com uma segunda demão.

Técnica para pintar o tecto da cozinha com um rolo 

  1. Mergulhe o rolo na parte profunda da bandeja de pintura.
  2. Puxe-o para trás, na parte rasa da bandeja, para espremer o excesso de tinta e garantir uma cobertura uniforme sobre o rolo.
  3. Use o rolo de modo a fazer um padrão em ziguezague no tecto.
  4. Pinte ao longo do ziguezague com traços rectos para uniformizar a pintura.
  5. Quando a tinta secar, pode voltar a aplicar uma segunda camada, fazendo tudo da mesma forma.

Ficam aqui as dicas para saber como pintar o tecto da cozinha. Em todo o caso, se precisar da ajuda de um profissional, é através da Zaask que pode encontrar os pintores certos para o seu projecto. Coloque já o seu pedido.