Dicas para organizar a cerimónia de baptismo

De uma forma simplificada, a cerimónia de baptismo tem por finalidade a entrada de um bebé ou criança na Igreja Cristã. Por isso, o baptismo é, antes de mais, um sacramento e uma celebração eclesial.

Hoje deixamos-lhe aqui algumas dicas para ajudar a preparar e a organizar a cerimónia do baptismo.

Veja também como organizar um baptizado.

Por onde começar a organizar a cerimónia de baptismo

  1. Para preparar a cerimónia de baptismo comece por dirigir-se ao cartório da Igreja para tratar das questões burocráticas e marcar a data da celebração. Faça-o com um mínimo de três meses de antecedência, para se providenciar a preparação dos pais e padrinhos e marcar na Igreja tudo o que diz respeito à celebração.
  2. Depois, é necessário marcar um encontro dos pais com um casal de acolhimento da paróquia, que os informará detalhadamente de todas as questões e que estará ao dispor para quaisquer dúvidas.
  3. Desse encontro será necessário marcar uma reunião dos pais e padrinhos, que normalmente se realiza com outros casais, com o objectivo de os preparar para a celebração da cerimónia de baptismo.

O que é necessário para baptizar o seu filho?

cerimónia de baptismo
Fotos Pinterest
  1. Certidão de nascimento da criança ou da pessoa que será baptizada
  2. Os padrinhos devem pedir na paróquia (onde foram baptizados) um documento que ateste o seu baptismo e crisma e, se forem casados, que prove que receberam o sacramento do matrimónio.
  3. Se quiser fazer o baptizado noutra paróquia que não a sua, deverá levar o documento de transferência do baptismo, que é emitido pelos serviços do Patriarcado.
  4. Caso opte por convidar um padre seu conhecido e amigo da família para celebrar a missa e o baptizado, deverá também ir à sua paróquia e indicar a sua escolha, bem como a forma que vai realizar a cerimónia, para que fique registado no processo.

Como decorre a cerimónia de baptismo?

cerimónia de baptismo
Foto Julia Jane

Dependendo da Igreja onde é celebrada, a extensão ou ordem da cerimónia de baptismo pode variar um pouco, embora geralmente decorra durante uma hora:

  1. Acolhimento. O celebrante dá as boas-vindas aos pais e padrinhos do bebé, através de um diálogo com eles sobre o nome escolhido para a criança e sobre a vontade de o baptizar. Os pais devem admitir que desejam baptizar o(a) seu/sua filho(a) e garantir que o educarão de acordo com a fé. Os padrinhos devem confirmar que irão ajudar os pais nessa tarefa.
  2. Liturgia da Palavra. Proclama-se a Palavra de Deus para avivar a fé nos pais, padrinhos e familiares. Após a homilia do celebrante, que explica o sentido e a importância do baptismo, reza-se pela criança que vai ser baptizada e pela humanidade.
  3. Celebração do Sacramento do Baptismo. Começa pelas Ladainha e depois chega-se ao momento central: o celebrante abençoa a água e derrama-a na cabeça da criança (ou mergulha-a na piscina baptismal), significando, assim, o seu nascimento para a nova vida, a vida de Cristo ressuscitado. A seguir, unge a criança com o santo crisma, o azeite perfumado e consagrado pelo Bispo. A criança é revestida com uma veste branca e os seus pais e padrinhos acendem uma vela no círio pascal (que representa a luz de Cristo ressuscitado).
  4. Finalização da cerimónia do baptismo. Todos rezam o Pai Nosso e o sacerdote abençoa a mãe, que leva o(a) seu/sua filho(a) ao colo.

Dicas preciosas para que tudo corra bem

cerimónia de baptismo
Fotos Pinterest
  1. Quando marcar a hora da cerimónia de baptismo, tenha em conta os horários do bebé, para não coincidir com horários da sesta, comida ou banho, etc.
  2. Prepare a roupa do baptizado com tempo. Ainda que o ideal seja o branco, caso não opte por esta cor, deve ter sempre uma manta baptismal branca para envolver o bebé no momento do baptismo, já que o branco simboliza a dignidade cristã e vida nova recebida através dos sinais da água e do óleo. Através da Zaask poderá encontrar roupa de cerimónia.
  3. Não se esqueça da vela de baptismo, um dos elementos mais importantes da cerimónia que irá posteriormente acompanhar a vida cristã. Por exemplo, para o crisma irá ser precisa esta mesma vela.
  4. Para derramar a água sobre a cabeça, pode optar por levar uma concha baptismal que ficará também como recordação.
  5. Contrate um fotógrafo profissional para que registe este dia para a posteridade. Através da Zaask irá encontrar fotógrafos profissionais de confiança e avaliados por trabalhos realizados anteriormente.