O que é o Autocad e para que serve

Lançado em 1982 pela Autodesk, Inc., o AutoCad é um programa de software de Desenho Assistido por Computador (DAC) ou CAD (do inglês: computer aided design) em 2D e 3D (3 dimensões), utilizado para a criação de projectos para edifícios, pontes e outros projectos de engenharia.

Nos anos 80, o AutoCad funcionava principalmente utilizando polígonos, círculos, linhas, arcos e texto para criar objectos personalizados.

Já a partir dos anos 90, este software passou a utilizar recursos mais aprofundados para personalizar esses objectos, construídos com uma interface avançada de programação usando C ++.

A partir de 2007, o programa passou a ter ferramentas 3D muito mais avançadas, que permitem uma maior flexibilidade e exploração, com alta qualidade e com maior rapidez.

O AutoCad é utilizado principalmente por desenhadores, embora os engenheiros, topógrafos, designers de interiores e arquitectos também usem este software.

O que fazem os profissionais através do AutoCad:

  • Os engenheiros mecânicos preparam projectos de máquinas e dispositivos mecânicos.
  • Os arquitectos elaboram projectos para edifícios residenciais e comerciais.
  • Os engenheiros civis elaboram projectos de construção de estradas, pontes, sistemas de esgotos, entre outros.
  • Os engenheiros elétricos trabalham com electricistas e preparam diagramas de instalações eléctricas.
  • Os engenheiros electrónicos também preparam esquemas eléctricos para uso no fabrico, montagem e reparação de aparelhos electrónicos.
  • Os engenheiros aeronáuticos criam modelos utilizados no fabrico de aeronaves e outros aparelhos afins.

Depois, um dos recursos bastante utilizados no AutoCad é o efeito de ver os objectos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade). É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir as portas, ver o motor e obter uma riqueza de detalhes numa questão de segundos.

As impressoras 3D são um complemento utilizado para criar modelos ou produtos directamente dos projectos feitos no AutoCad.

O que mais pode fazer com o AutoCad:

  • Limpeza de bitmap, edição e manipulação, conversão de vectores e processamento de imagem.
  • Produzir animações cinematográficas de qualidade nos modelos criados enquanto modifica as configurações visuais e de iluminação em tempo real.
  • Aproveitar os seus desenhos à mão e usá-los para criar esboços de projeto em AutoCad.
  • Coordenar os seus arquivos, guardando-os numa nuvem/base de armazenamento do Autodesk 360. Assim, pode manter os seus arquivos sincronizados e as definições personalizadas directamente no AutoCad.

Colaboração em tempo real:

  • O AutoCad permite converter modelos em interpretações 3D, que podem ser compartilhadas e publicadas na web ou em dispositivos móveis.
  • A partilha de arquivos e a possibilidade de trabalhar nos desenhos, em conjunto com outras pessoas fisicamente distantes, mas em tempo real, é um dos recursos poderosos do AutoCad WS. Para partilhar um desenho basta utilizar o botão “share”.
  • Alguns dos dados são protegidos, e, em muitos casos, é possível partilhar um desenho sem o risco de ser modificado.

Notas finais:

  • Muitas das formas de interagir com o AutoCad foram, com o tempo, actualizadas e o programa ficou mais intuitivo.
  • Por ser uma aplicação gráfica e bastante completa, quanto melhor forem os recursos do computador (placa de vídeo, cpu, monitor, memória RAM), melhor será a performance do AutoCad.

Como vê, o AutoCad dá-lhe o poder de criar projectos em quase todas as formas que possa imaginar. É onde pode moldar objectos extremamente complexos e modificar superfícies. Há uma infinidade de utilidades no AutoCad. Portanto, se pretende utilizar este software, pense na área em que pretende trabalhar e, sobretudo, se possui conhecimentos técnicos acerca dela.

O Autocad é um software verdadeiramente complexo e que só deve ser utilizado por profissionais, por isso, caso tenha um projecto que requeira a utilização do mesmo envie-nos um pedido. Na Zaask encontrará o profissional certo para o seu projecto.