reparar um forno eléctrico

Como reparar um forno eléctrico

Tem problemas com o seu forno elétrico e quer aventurar-se a arranjá-lo sozinho para poupar algum dinheiro? Se é esse o seu caso, não se preocupe, vamos ajudá-lo com algumas dicas para conseguir reparar um forno eléctrico.

Antes de mais, saiba que tanto fogões como fornos eléctricos são geralmente fáceis de consertar, porque não há muitas avarias possíveis e, portanto, também não há muito que se possa fazer para arranjar o problema. Efectivamente, verá ao reparar um forno eléctrico que, a maioria das reparações, tratam-se de substituição de algumas peças – ou seja, uma questão de se desligar o que deixou de funcionar e ligar de novo os equipamentos novos. Estatisticamente a principal razão de avaria de fornos eléctricos são falhas no sistema de aquecimento.

O primeiro cuidado a ter antes de reparar um forno eléctrico é, precisamente, desligá-lo ou cortar a energia ao equipamento.

Manutenção de fusíveis

Se o seu forno está a receber energia mas não funciona, o problema pode estar no disjuntor do aparelho. Na maioria dos modelos esses fusíveis encontram-se na parte superior, por isso, para reparar um forno eléctrico com este problema, levante essa parte, remova as bandejas de gotejamento e identifique o conjunto de fusíveis.

Se o seu forno tem elementos como luz, elementos de aquecimento, relógio e sistema de auto-limpeza o problema pode ser em qualquer um deles e, geralmente, esses componentes são individuais. Nestas situações, para reparar um forno eléctrico, bastará substituir o fusível queimado, retirando-o e trocando-o por um novo do mesmo tipo e classificação elétrica.

Falha no aquecimento

Normalmente quando os componentes responsáveis pelo aquecimento do forno falham é fácil substituí-los. Antes de substituir certifique-se que o aparelho não está a receber energia.

Para reparar um forno eléctrico com este problema comece por verificar o cabo de alimentação e a tomada. Depois, comprove se o sistema de fusão está avariado. Na maior parte dos modelos, os elementos do sistema de aquecimento estão ligados a um bloco de terminais. Retire os parafusos da chapa metálica para ter acesso. Faça o teste com um voltímetro. Desligue um dos fios de cada elemento e vá prendendo um a um ao voltímetro: se a leitura for extremamente alta (superior a 125 volts) o elemento está avariado e precisa de ser trocado.

Se todos os elementos passarem no teste mas continuar sem funcionar, então o problema deve estar nos terminais. Nesse caso, certifique-se que os terminais estejam limpos e apertados nas conexões de elementos. Sem o teste do voltímetro é melhor chamar um técnico profissional.

Para completar a missão sozinho terá sempre de remover o elemento danificado ou queimado e para comprar um novo terá de saber a marca e modelo do seu forno para conseguir adquirir as peças novas adequadas. Caso considere que é melhor deixar esse trabalho nas mãos de um profissional pode encontrar os melhores através da Zaask. Caso opte por fazê-lo sozinho, deve colocar o novo elemento na mesma posição que a antiga. Conecte-o exactamente da mesma forma que estava o anterior, usando até os mesmos parafusos para segurar a nova peça no lugar.

Substituir o grill ou a tomada

Se precisar reparar um forno eléctrico em que o grill tenha deixado de aquecer, veja se não será uma falha na conexão do soquete da resistência ou um interruptor defeituoso. Para efectuar a reparação deve começar por substituir a resistência por uma que saiba que funciona. Por vezes, a resistência pode queimar. Verifique o soquete. Também é comum o elemento do grelhador ter um furo ou bolhas na parte de fora. Teste o elemento do grelhador com medidor ohmímetro. Mas, se depois de experimentar uma resistência nova, o seu forno continuar a não aquecer então o problema está na tomada e é essa que deve reparar ou substituir.

Problemas mais raros

Embora não seja tão comum, se o forno não aquece é possível que o aparelho não esteja a receber a tensão de energia adequada. Os fornos elétricos exigem 220 volts de corrente alternada. Se, por algum motivo, o seu forno estiver a receber uma tensão significativamente inferior então o seu forno não vai aquecer. Por isso, também pode começar por verificar a voltagem adequada usando um voltímetro na tomada onde o forno está ligado.

Outra falha rara é o fusível térmico estar queimado. Este elemento serve para proteger o forno, de modo a evitar um incêndio. Se o forno aquecer excessivamente o fusível térmico pode queimar-se e nesse caso, para reparar um forno eléctrico, este terá de ser substituído.

Para reparar um forno eléctrico sem ter grandes chatices pode contratar um profissional de reparação através da Zaask e, assim, saberá que só terá o trabalho de o escolher, o resto é sentar-se e esperar que o trabalho seja terminado.