mudar de casa com crianças

Mudar de casa com crianças: 10 conselhos essenciais

Há muitas coisas em que pensar quando se vai mudar de casa. Onde viver? Será que haverá tempo para arrumar tudo? Que empresa de mudanças contratar? Mas talvez o mais importante, como irão as crianças lidar com a mudança? Mudar de casa já é suficientemente difícil, mas com crianças à mistura tudo se torna mais complexo. 

  1. Comunicar e planear 

Se decidiu mudar a sua família, a melhor coisa que pode fazer é comunicá-lo imediatamente no início do processo de tomada de decisão. Quanto mais tempo as crianças tiverem para se preparar mentalmente para uma mudança, melhor. Se já souberem o que irá acontecer, a mudança não será tão custosa. No entanto, informações desnecessárias ou stressantes não precisam de ser comunicadas – as crianças não precisam de se preocupar com essas questões!

  1. Envolver as crianças antes de mudar de casa

Envolva as crianças e responda abertamente a quaisquer perguntas que possam ter sobre a mudança, discutindo ideias em conjunto como família. Ao perceberem que a sua opinião é valorizada, sentir-se-ão mais envolvidas no processo e menos sobrecarregadas com a ideia de mudança. Se os seus filhos tiverem idade suficiente, peça-lhes a sua opinião sobre as casas que está a considerar ou sobre as opções de tinta que está a escolher para as paredes. Pode até pedir-lhes ajuda na organização para venderem numa feira da bagageira, por exemplo, para se livrarem de coisas velhas de que já não precisam ou perguntar-lhes como gostariam de decorar o seu novo quarto.

  1. Entusiasmo em conjunto

As crianças são intuitivas e captam os sentimentos dos outros sobre a mudança de casa. Por isso, fale sobre a casa nova com entusiasmo e tente não deixar transparecer preocupações ou stress. Diga como a casa é gira, fale do novo bairro e sobre como será maravilhosa a sua nova escola. Mencione os novos lugares que irão frequentar, tais como os parques infantis ou o jardim do bairro, por exemplo. 

mudar de casa com crianças

  1. Visitar o bairro 

Para ajudar os seus filhos a adaptarem-se à mudança, é uma boa ideia visitar previamente o novo bairro. Claro que nem todos são capazes de o fazer (especialmente se estiver a mudar de região ou para o estrangeiro!). Mas se for possível, tente visitar parques, restaurantes ou teatros no seu novo bairro para criar experiências positivas e ajudar as crianças a adaptarem-se. 

  1. Dar o que já não se quer

Mudar de casa é uma boa oportunidade para destralhar. Antes de iniciar o processo de empacotar as coisas dos seus filhos, decidam em conjunto com que coisas querem ficar e quais querem dar. Dar a lojas de caridade é um excelente exercício para ensinar as crianças sobre a importância da reutilização e da doação aos outros. 

  1. Fazer uma festa de despedida antes de mudar de casa

Este conselho é particularmente importante para crianças mais velhas e adolescentes que têm dificuldade em despedir-se dos seus amigos na escola. Organizar uma festa de despedida para se despedirem devidamente de todos pode ser uma óptima forma de encerrar esse capítulo e de se prepararem para o próximo. Se estiver a mudar para uma casa nova na mesma cidade, até poderá ser engraçado fazer uma festa na casa nova! Esta é uma excelente forma de se instalar e celebrar com amigos e familiares. 

  1. Manter a rotina habitual

Apesar do que os seus filhos lhe possam dizer, as crianças prosperam numa boa rotina. A mudança vem com muitas coisas novas, mas manter-se fiel a uma rotina pode ajudar a resolver a ansiedade que a mudança suscita e ajudá-las a instalarem-se na sua nova casa. Desempacotar objetos familiares na sua nova casa também pode ajudar as crianças a sentirem-se familiarizadas com o seu ambiente e mais à vontade na sua nova casa. 

  1. As amizades são fundamentais 

Uma forte rede social é fundamental tanto para adultos como para crianças. Muitas vezes, as crianças (e especialmente os adolescentes) estão mais preocupados em ter de deixar os seus amigos para trás e fazer novos amigos. Criar novos amigos e entrar em grupos sociais não é tarefa fácil. Manter o contacto com os amigos através das redes sociais ou videochamadas pode ajudar a aliviar a pressão. Talvez seja uma boa ideia ajudar os seus filhos a fazer novos amigos, inscrevendo-os em atividades extracurriculares ou em desportos de que gostem.

  1. Fazer uma mala especial para o(s) dia(s) da mudança

Durante os dias ou semanas que passam até estar mesmo a viver na casa nova, as crianças podem sentir-se perdidas, tendo as suas coisas em caixas e fora de alcance. Para tornar as coisas um pouco mais fáceis, experimentem fazer uma mala especial que tenha todas as suas coisas favoritas. Sabem aquele peluche com que dormem todas as noites ou aquela luz noturna sem a qual não conseguem dormir? Ponham-nos na mala! Também poderá ser boa ideia trazer algo especial como um livro de colorir novo que mantenha as crianças ocupadas durante a mudança. 

  1. Contratar uma babysitter para que mudar de casa com crianças seja mais fácil

O dia da mudança já é suficientemente stressante sem ter de ficar de olho nas crianças o dia todo. Uma babysitter pode ajudar a manter as crianças ocupadas enquanto empacota e desempacota a pilha aparentemente interminável de caixas. Se partilhar com antecedência com a babysitter que lanches e atividades podem fazer, será menos uma coisa com que se preocupar no dia da mudança! A Babysits é uma plataforma transparente e fácil de usar que estabelece o contacto entre as babysitters e as famílias. Comece já a procurar uma babysitter para o dia da mudança.

Se precisar de empresas de mudanças apra transportar o seu mobiliário e pertences, pode recorrer à Zaask e receber até 5 orçamentos de profissionais disponíveis! 

 

mudar de casa com crianças